quarta-feira, 31 de março de 2010

MENGO! SÓ DEU FLAMENGO.

Pacotão do Flamengo 2010

Postado por: PUSSI!
 
Do Pinheiros - César Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa, Frederico Veloso Castro
Do Unisanta - Conrado Chede
Do Curitibano - Gustavo Amaral Gradowski Macedo
Do Minas - Ramom Melo, Heitor Rodrigues, Alexandre Graczyk
Do Álvares Cabral - Thiago Sickert
Do MAC Nina - Iran Almeida
Sem clubes - Arthur Finizola da Rocha, Gustavo Chagas.
 

Cielo no Flamengo...fico feliz pelo esporte pois um clube de tradicao volta a investir no esporte (fora futebol) e isso é ótimo.A expectativa é que os clubes invistam muito com a chegada de grandes eventos no Brasil. O Flamengo é um clube de tradicao e fico feliz de ver a Patricia Amorin investindo no esporte do caração dela. Como Pinheirense com certeza fico um pouco triste, gostaria que ele continuasse no clube. mas com certeza uma decisao dificil, muito bem pensada por ele e pela familia.
Ave César!
O Imperador das Piscinas agora na Gávea.


terça-feira, 30 de março de 2010

IAN PONTES "ENTRE OS 8 MELHORES DO BRASIL" ABSOLUTO!

IAN, INICIA TEMPORADA 2010 ENTRE OS MELHORES!

Ranking Brasileiro Swim It Up! On-Line
RANKING 2010 MASCULINO 50 LIVRE, PISCINA DE 50M, TOP 10, NÍVEL BRASILEIRO


NOMEIDADECLUBETEMPODATA
1BRUNO FRATUS1989ECP/SP23.25(F)13/03/2010
2YURI ANDREW COSTA1989ADESEF/BCAMAZ23.77(F)18/03/2010
3RAFAEL LAVARINI LOPES1997MINAS TC/MG24.01(F)12/03/2010
4FERNANDO SOUZA DA SILVA1986CORREIOS ECP/SP24.09(F)13/03/2010
5WALTER PEREIRA LESSA1985UNISANTA/SP24.17(F)20/03/2010
6MARCELO CHIERIGHINI1991ECP/SP24.30(F)13/03/2010
7ALEXANDRE SILVA VIEIRA1987PRAIA CLUBE24.32(F)13/03/2010
8IAN MARCEL PONTES1990FMN AQ.SIQUEIRA/PE24.33(F)18/03/2010
9PAULO HENRIQUE PONTES1988EXERC. BRAS./AQ AQ.SIQUEIRA/PE24.35(F)18/03/2010
10HENRIQUE DA FONTE ARAUJO1991AABB REC/PE24.45(F)18/03/2010

CORRERIA!

Mandou...Chegou!

Postado por: pussi
 
É até amanhã, menos de 24 horas para o fim das transferências sem a autorização do clube de origem. Quem quiser nadar o Troféu Maria Lenk 2010 vai ter de estar com a ficha amanhã as 4 da tarde na CBDA. Dizem que há muita gente correndo nos Correios hoje, principalmente clubes do Rio, mais especificamente o Rubro-Negro.

ARREEEETAAAADOOOO! POLIANA OKIMOTO É DO CORINTHIANS!

Orgulho do Coringão (e do Brasil)

Apresentada antes do clássico no Pacaembu, Poliana Okimoto, a mais nova estrela do Corinthians.É mole ou que mais? Fiquemos em alerta, CIELO também pode ir parar no coringão!

"Padrinho da Natação Brasileira" -> (Armando Nogueira) nos deixou!

Armando Nogueira Imortal 

Postado por: pussi 

“Para entender a alma do brasileiro é preciso surpreendê-lo no instante de um gol”; 

”Pelé é tão perfeito que, se não tivesse nascido gente, teria nascido bola”; 

”Choramos a alegria de uma campanha admirável em que o Brasil fez futebol de fantasia fazendo irmãos em todos os continentes” (sobre a Copa de 70); 

”Deus é esférico” (Sobre a sagrada bola de futebol que arrebata multidões de emoção); 

”A tabela de Pelé e Tostão confirma a existência de Deus” (sobre a troca de passes entre dois gênios); 

”A bola é uma flor que nasce nos pés de Zico, com cheiro de gol” (sobre Zico); 

”Heróis são reféns da glória. Vivem sufocados pela tirania da alta performance” (sobre os ídolos); 

“No esporte, como na vida, não existem vitórias nem derrotas definitivas.” 

“Perder não é nada, duro é não se achar.”;  

"Copiar o bom é melhor que inventar o ruim".  

E o Padrinho nos deixou... 

Armando Nogueira, jornalista dos mais talentosos e importantes da crônica esportiva brasileira nos deixou ontem... Reconhecido como o "Padrinho da Natação Brasileira" desde 1995, Armando cobriu sete Jogos Olímpicos.


domingo, 28 de março de 2010

CINCO COMPONENTES PARA UMA RESPIRAÇÃO EFETIVA/TIPOS DE RESPIRAÇÃO NO NADO CRAWL

CINCO COMPONENTES PARA UMA RESPIRAÇÃO EFETIVA

Ritmo respiratório
Encontrar o ritmo adequado a prova, ao nadador, é fundamental para o sucesso da ação respiratória.
 
Velocidade
Aprender a executar o movimento de forma efetiva e rápida, sem afetar a técnica do nado.
 
Volume
Saber respirar de forma adequada deixando algum volume de ar nos pulmões. Este volume pode variar de acordo com a prova, o ritmo e até mesmo durante a própria prova.
 
Variedade
Durante a prova o atleta passa por diferentes momentos. Saber identificar as necessidades de cada destes momentos é fundamental para adequar a sua estratégia de respiração. Tal estratégia pode e deve ser mudada durante a prova e as provas.
 
Relaxamento
Saber respirar de forma tranqüila e efetiva é um grande passo para o nadador tirar proveito da ação respiratória. 
 
TIPOS DE RESPIRAÇÃO NO NADO CRAWL


BILATERAL
Podendo ser a cada 3, 5, ou qualquer número ímpar de braçadas. Respiração utilizada em grande escala por fundistas que gostam de administrar e visualizar seus adversários durante suas provas. Dara Torres talvez seja a grande exceção por conseguir nadar os 50 livre em nado bilateral a cada três braçadas.
Muitas vezes, o bilateral é utilizado em treinamento sob a ótica de correção de nado, ou seja, de forma a manter um melhor equilíbrio do nadador ao respirar para ambos os lados.
 
UNILATERAL
Nadadores podem respirar para um só lado durante a prova, ou alternar um lado a cada distância. A técnica é bastante utilizada mas muitas vezes podendo gerar alguns erros de “mau hábito” deixando o nado manco ou “pendente” para determinado lado.
 
BILATERAL NO MESMO CICLO
A estratégia foi utilizada na década de 80 por um nadador húngaro, Tamas DArnyi, que chegou a bater o recorde mundial dos 400 medley. Tamas Darny tinha dificuldades para segurar a respiração e segundo seu técnico seria mais eficiente manter uma boa oxigenação do corpo ao final da prova. O estilo só foi utilizado por este nadador e jamais foi repetido por qualquer outro atleta.
 
SEM RESPIRAR
Nada mais fácil e mais simples do que nadar sem respirar. Muita gente pode até tentar, mas poucos, muito poucos conseguem fazer o trabalho com qualidade. Normalmente quem segura muito o ciclo respiratório acaba terminando as provas de forma encurtada e com dificuldades de manter a técnica. Exceções, são poucas mas merecem destaque. No plano internacional, ninguém faz melhor do que o croata Duje Draganja que venceu a medalha de prata nos 50 livre dos Jogos Olímpicos de Atenas sem respirar uma só vez. No Brasil, anos atrás, o recordista brasileiro dos 50 livre era Geraldo Moreira que aplicava tal estratégia após oxigenar os pulmões momentos antes da partida. Ele hiperventilava os pulmões com respirações profundas e nadava a prova com facilidade completando os 50 livre sem qualquer respiração.

sexta-feira, 26 de março de 2010

PORQUÊ NADAR MAL???

PORQUÊ NADAR MAL???
Alex Pussieldi direto de Atlanta

Isto é um atraso do nosso esporte. Nós treinadores, atletas, todo mundo já até se acostumou com a idéia de que fora de época, podemos nadar mal. O termo “pesado” é tão forte, tão pesado, que virou sinônimo de justificativa para qualquer tempo ruim, péssimo ou ridículo. Isto é definitivamente uma situação que está mudando a nível mundial e precisamos nos adaptar. 
 
Precisamos aprender com os esportes coletivos onde existe uma temporada de bons resultados e boas atuações. Não necessariamente um pico de um super resultado. Precisamos seguir o que o triathlon nos ensinou há quase duas décadas de que se pode manter um padrão durante toda uma série de eventos. Até mesmo as águas abertas estão aí para provar que este é o caminho. 
 
Esta história do nadador passar o ano todo competindo mal e chegar no final da temporada esperar que ele nade bem não faz sentido. Seria o mesmo esperar que ele detonasse na competição principal após passar a temporada toda treinando mal. 
 
Foi o treinador americano Jack Nelson que me ensinou há quase dez anos que se “o seu atleta nadou rápido hoje, ele vai nadar melhor amanhã”. Toda competição é uma boa oportunidade de você nadar melhor. 
 
Competição é o momento sublime de nosso esporte. É onde os atletas viram estrelas, onde tudo deve ser dirigido para eles brilharem. Não concordo que existam competições fracas ou competições fortes. Você, atleta, é que faz a competição rápida ou lenta. 
 
Não concordo em poder justificar maus resultados simplesmente por não ser o seu objetivo tal evento. Lembro que foi uma das minhas brigas com o Head Coach do Pine Crest Jay Fitzgerald. Ele me reclamava o motivo de eu mandar os meus atletas colocarem fast skin em todas as competições da temporada. 
 
Na cabeça dele, apenas na competição principal seria mais adeqüado. Na cabeça dele, se o atleta usasse o artifício do fast skin durante o ano, não teria o efeito psicológico do final da temporada.
Para mim isso é bobagem.
 
O traje ideal ajuda a você nadar mais rápido. Se você nada bem durante a temporada, deve nadar melhor no final da temporada. Nadar bem ajuda a sua cabeça, ajuda o seu físico, ajuda o seu técnico a continuar melhorando e ajustando o seu programa de treinamento. 
 
O fato de termos uma regulamentação caduca no Brasil, onde o número de provas é limitadíssimo para cada atleta também atrapalha, e muito. O fato de nossos atletas só poderem nadar uma ou duas provas por dia, limita as possibilidades, limita as opções e principalmente as perspectivas. 
 
Nossos nadadores já são especialistas de determinado estilo na categoria mirim, o que é um verdadeiro absurdo. Nosso programa está longe da realidade mundial onde nos principais centros de natação todo mundo nada tudo até uma certa idade. 
 
Nos Estados Unidos, cada competição,  três dias de disputa, três provas por dia, mais três revezamentos. Nove provas por competição, sendo uma média de duas a cada  mês, são 18 provas por mês.Digamos que se compita dez meses do ano são 180 provas numa temporada. 
 
 Duvido muito que no Brasil muita gente nade mais do que 30 provas por ano. Talvez os números não sejam tão precisos, mas a diferença é monstra. 
 
Já estou acostumado com os nadadores brasileiros que chegam nos Estados Unidos e ao verem a inscrição de sua primeira competição dizem logo: “Eu nunca nadei esta prova”. 
 
Outro detalhe que reforça esta tese é de que se você nada nove provas e sempre variando provas a tendência de melhorar seus tempos é maior. Nadar provas em que você normalmente não nada aumentam as probabilidades de melhorar seus tempos nestas provas. Melhorar o tempo nos Estados Unidos é a vitória do atleta. Nem pódium temos por aqui quando não é campeonato nacional. O “best time” é o que todo mundo busca, seja “pesado” ou não. 
 
Tal artigo tem o objetivo de lançar um desafio aos profissionais brasileiros. Porque não oferecer uma boa condição de disputa para nosso atleta. Porque não utilizar as competições como uma série anaeróbica de qualidade. Porque continuar nadando segundos e mais segundos longe do seu melhor e achar que está tudo certo. Porque continuar mandando atletas para Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo nadar de forma abaixo do esperado e justificar que o “pesado” resolve tudo. 
 
Treinamento mudou no mundo inteiro. As premiações em dinheiro, a multiplicação de competições e oportunidades. Tudo contribuiu para esta nova fase de nosso esporte. Continuar boiando e arranjando desculpas não nos leva a lugar nenhum. 
 
Se o seu atleta nadar bem fora de temporada ele vai nadar melhor no momento certo. Este deve ser o lema, um lema importante, profundo e que só vai trazer nossa natação para um nível ainda melhor.
 

TREINAMENTO DUPLO...DOBRA SIM, DOBRA NÃO.

TREINAMENTO DUPLO

TOP 3 - DOBRA SIM, DOBRA NÃO
Alex Pussieldi
Dificuldades que atrapalham o treinamento duplo:
1)      Distância da residência, piscina e escola.
2)      Dificuldade nos horários.
3)      Clubes que não autorizam o uso da piscina em horários determinados.
Opções que não ajudam:
1)      Nadador treinando sozinho, com treino no quadro, no papel ou via email.
2)      Treinamento em horários que não permitem a recuperação para a próxima sessão de trabalho.
3)      Ausência do treinador principal que manda seu auxiliar para acompanhar o trabalho.
Possíveis soluções para o treinador:
1)      Organizar programa semanal de forma a ajustar as sessões.
2)      Utilizar sábados e/ou domingos para compensar a dificuldade da semana.
3)      Não é quanto mais, e sim quanto melhor pode ser feito.
Possíveis soluções para o atleta:
1)      Procurar um programa que esteja em localidade próxima a escola e residência.
2)      Disciplina.
3)      Compromisso

10 SEGREDOS PARA O SUCESSO

10 SEGREDOS PARA O SUCESSO


Bob Bowman
Bob Bowman
Publicado em 22/06/2009
Fonte:
ASCA Newsletter

10 segredos para o Sucesso
Apresentado na palestra de Bob Bowman na Clínica Mundial dos Treinadores da ASCA em setembro de 2008. A lista foi apresentada pelo “Investor’s Business Daily” que passou anos analisando líderes e pessoas de sucesso em todos os campos de trabalho. A maioria das 10 dicas são interligadas e podem fazer seus sonhos virarem realidade.
1)      Como você pensa é tudo! Seja sempre positivo. Pense sempre em sucesso, nunca em fracasso. Esteja preparado para as situações negativas. 
 
2)      Busque os seus sonhos possíveis e determine objetivos. Escreva suas metas específicas e desenvolva um plano para atingi-las. 
 
3)      Coloque o seu plano em ação. Não se consegue nada sem colocar o plano em ação. Não tenha medo de começar agora, é só ir atrás. 
 
4)      Nunca pare de aprender. Volte a estudar, se prepare e melhore as suas técnicas.
 
5)      Seja persistente e trabalhe duro. Sucesso é uma maratona, não é um sprint. Nunca desista.
 
6)      Aprenda a analisar detalhes. Vá atrás de todas as situações, todas as opções, aprenda com suas falhas.
 
7)      Priorize o seu tempo e seu investimento. Não deixe outras pessoas ou coisas tirarem você de seus objetivos.
 
8)      Não tenha medo de ser inovativo. Seja diferente. Siga seus sonhos e vá atrás do seu caminho esteja longe da mediocridade.
 
9)      Trabalhe com outras pessoas de forma efetiva. Saiba escutar. Ninguém é uma ilha. Aprenda a entender e motivar aos outros.
 
10)   Seja honesto e independente. Tome responsabilidade nos seus atos. Se não for assim, os números de 1 a 9 não contam nada.

NADO MEDLEY...VERDADE OU MITO?

NADO MEDLEY

VERDADE OU MITO???

 
Muitos treinadores gostam de orientar seus nadadores de medley para realizarem seus parciais de borboleta (abrindo) e de crawl (fechando) serem os mesmos ou pelo menos, parecidos. Estratégia de prova varia muito de nadador para nadador, principalmente pois todos os atletas tem características diferentes. Nadadores de medley nem sempre tem os estilos mais fortes identificados de forma semelhante. Alguns tem no borboleta o seu nado mais fraco (Luca Marin), outros o nado costas (Jani Sievinen), ou o peito (Michael Phelps), e até mesmo o crawl (Laszlo Cseh).
A Best Swimming fez uma pesquisa rápida para conferir se a estratégia do parcial borboleta e crawl serem próximos um do outro confere ou não. Encontramos conclusões diferenciadas para as provas de 200 e 400 medley.
 
200 MEDLEY
Analisando os três primeiros colocados do Mundial de 2007 em Melbourne já se pode concluir que a tese não se aplica aos 200 medley.
 
NADADORES
TEMPO
BORBOLETA
CRAWL
Michael Phelps
1:54:98
24:96
27:51
Ryan Lochte
1:56:19
25:28
28:28
Laszlo Cseh
1:56:92
25:24
28:63
 
NADADORAS
TEMPO
BORBOLETA
CRAWL
Katie Hoff
2:10:13
28:35
31:07
Kirsty Coventry
2:10:76
28:73
30:76
Stephanie Rice
2:11:42
28:45
31:03
 
O mesmo também se encontra nos recordes sul-americanos:
 
RECORDISTAS
TEMPO
BORBOLETA
CRAWL
Georgina Bardach
2:15:08
29:84
31:69
Thiago Pereira
1:57:79
24:76
29:42
 
 
400 MEDLEY
Já nos 400 medley o resultado que encontramos foi diferente. Desta vez, analisamos os oito finalistas do último Mundial em Melbourne para mostrar que a relação é bem próxima de vários nadadores de alta performance.
 
NADADORES
TEMPO
BORBOLETA
CRAWL
Michael Phelps
4:06:22
55:05
56:89
Ryan Lochte
4:09:74
55:99
58:20
Luca Marin
4:09:88
59:60
56:92
Oussama Mellouli
4:11:68
56:95
58:88
Laszlo Cseh
4:14:76
56:52
1:00:46
Ioannis Drimonakos
4:15:75
56:54
59:34
Vasileijos Demetis
4:16:83
58:80
58:66
Tamas Kerekjarto
4:17:32
57:41
59:64
 
NADADORAS
TEMPO
BORBOLETA
CRAWL
Katie Hoff
4:32:89
1:03:91
1:03:21
Yana Martynova
4:40:14
1:03:08
1:04:72
Stephanie Rice
4:41:19
1:04:11
1:03:12
Jennifer Reilly
4:41:53
1:05:51
1:05:15
Arianna Kukors
4:41:87
1:03:46
1:03:40
Rui Yu
4:44:49
1:04:86
1:02:42
Georgina Bardach
4:45:61
1:04:48
1:07:24
Julie Hansen
4:46:97
1:04:53
1:07:21
 
Analisando os recordes sul-americanos, encontramos esta tendência no recorde feminino de Georgina Bardach mas uma diferença muito grande no recorde masculino de Thiago Pereira.
 
RECORDISTAS
TEMPO
BORBOLETA
CRAWL
Georgina Bardach
4:37:51
1:03:62
1:03:17
Thiago Pereira
4:11:14
56:29
1:01:79
 
CONCLUSÃO BEST SWIMMING: 
 
A pesquisa serve de amostragem de uma tendência. Mesmo que não sejam completamente iguais os parciais, os melhores nadadores do mundo tem a tendência de terem estas duas marcas aproximadas. Vendo que o nadador Thiago Pereira está bem distante desta tendência, é uma boa dica no sentido de melhorar sua estratégia de prova para os Jogos Olímpicos no próximo ano.

quinta-feira, 25 de março de 2010

POLÍTICA PÕE NATAÇÃO EM LOCAL IMPRÓPRIO

Postado por: pussi
 
POLÍTICA PÕE NATAÇÃO EM LOCAL IMPRÓPRIO

Sede do Maria Lenk, principal evento no Brasil, não tem boa piscina auxiliar
Por um acordo político, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) colocou seu principal campeonato em uma piscina sem as condições técnicas ideais.
O Maria Lenk acontece de 3 a 9 de maio, na Unisanta, em Santos (SP). É a primeira vez desde 2007, quando o Troféu Brasil foi rebatizado em homenagem à primeira sul-americana a disputar uma Olimpíada, que o evento não será no Rio.
A decisão da CBDA, ratificada em assembleia geral na semana passada, vai de encontro às orientações de seu conselho técnico para definir as sedes dos grandes eventos.
Segundo Alberto Silva, técnico da seleção brasileira e do Pinheiros e membro do conselho, a piscina da Unisanta não tem a profundidade ideal (cerca de três metros) e os blocos são pequenos e escorregadios, a piscina auxiliar é inadequada, o espaço para arquibancadas é precário e os vestiários são ruins.
"A Unisanta tem ótimas instalações, mas para competições até [a categoria] juvenil", disse Silva. "Queremos a excelência técnica, usando critérios técnicos para o alto rendimento."
Técnico do Minas e também membro do conselho, Fernando Vanzela afirma que o principal problema é a falta de uma piscina adequada para soltura e aquecimento. "Com isso, vamos ter que intensificar outros métodos de relaxamento, como fisioterapia e massagens."
Clubes mineiros -encabeçados pelo Minas, um dos mais tradicionais da natação brasileira- solicitaram à federação estadual que fizesse um pedido para a mudança do local.
"O Coaracy [Nunes, presidente da CBDA] afirmou que já tinha assumido compromisso com a Unisanta", disse o presidente da Federação
Aquática Mineira, Renato Maia Horta.
"O Minas não considera o local ideal, mas a CBDA argumentou que é uma homenagem à Unisanta pelos serviços prestados à natação brasileira", afirmou o diretor de natação do clube, Carlos Rocha Azevedo.
Alguns atletas também se mostraram descontentes.
"Coloquem seus narizes de palhaço. A temporada do circo da natação brasileira está aberta! O dono do circo (leia-se, o presidente da CBDA) já mandou, e nós, palhaços de circo, apenas obedecemos!", escreveu em seu blog Eduardo Fischer, nadador olímpico em Sydney-2000 e Atenas-2004.
A reportagem tentou ouvir Cesar Cielo, que em 2009 bateu o recorde mundial dos 50 m livre no Pinheiros (também inadequado para grandes eventos, segundo o técnico Alberto Silva), mas não teve resposta da assessoria de imprensa.

OUTRO LADO: ENTIDADE AFIRMA QUE POLÊMICA É "RANÇO DE CLUBE" RIVAL
Coordenadora da Unisanta, Rosa do Carmo José disse que o local foi chancelado pela CBDA. "Esse tipo de polêmica é desnecessário. É ranço de clube [rival]", disse ela, que não tinha em mãos medidas como profundidade da piscina principal e dimensões da auxiliar. "Passamos por averiguações e estamos aptos a realizar torneios nacionais e internacionais." A reportagem ligou duas vezes para o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, que está na Colômbia e pediu para falar depois. O dirigente não atendeu a terceira ligação.

segunda-feira, 22 de março de 2010

AQUÁTICA SUQUEIRA

PARABÉNSSSSS GALERA!!!!

ESTAMOS FELIZES POR PODER CONTAR COM TODOS VOCÊS (PAIS, RESPOSÁVEIS E ATLETAS).

A TEMPORADA ESTÁ SÓ COMEÇANDO, PROVAMOS A TODOS QUE SOMOS UMA FAMILIA, ALÉM DE TERMOS A MELHOR E MAIS ANIMADA TORCIDA.


DEUS NOS ABENÇOE NESSA NOVA E VITÓRIOSA CAMINHADA!

ROLNAN, GUSTAVO, MARKAN E ROBERTO.

Lei de Transferência dos Desportos Aquáticos...Fala Pussi!

Lei de Transferência dos Desportos Aquáticos

Postado por: pussi


Soube que foi tema de discussão na Assembléia da CBDA. Segundo alguns Presidentes de Federação, a Lei não vem sendo cumprida e a CBDA não tem sido atuante neste sentido. O ponto é o fato de que a Lei expressa que atleta menores de 16 anos devem competir por clubes onde residam e estudem.


Primeiro acho a Lei ridícula e caduca. Se Presidentes de Federação e Clubes querem evitar a saída de seus atletas para outros clubes e pólos devem se esforçar e melhorar as condições locais de organização e competições. Acho que cabe até mesmo a consulta de um parecer jurídico neste caso. Será que um Juiz de Menor não aceitaria que um menor possa competir em outro local onde teria melhores condições? E se o nadador morar na fronteira do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, mais precisamente, no lado capixaba, e não há piscina em sua cidade, ele não pode competir pelo clube do outro lado da esquina?


Minha gente, o mais importante é o desenvolvimento da natação, por onde o atleta esteja competindo, ou esta briga tresloucada por pontos e títulos não é o principal. Está na hora de movermos um passo a frente e não ficarmos perdendo tempo com algo deste tipo. Não há abuso, não há exploração ou mesmo exposição da saúde e da família dos menores em eles poderem competir por clubes de outros Estados. 
Isso é casuísmo!

sexta-feira, 19 de março de 2010

GALERA...PEGA ESSA, ÁS SÉRIES MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO!

AS SÉRIES MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO

Steven Munatones
Fonte: 10kswimmer.com

O editor do site www.10kswimmer.com ouviu vários dos melhores nadadores do mundo que estiveram participando da edição deste ano do Tiburon Mile Swim, uma prova famosa das águas abertas nos Estados Unidos e que tem uma premiação milionária. O evento sempre reúne estrelas internacionais, este ano ainda teve a presença de nosso Thiago Pereira.

Confira algumas das séries (malucas) que Munatones conseguiu tirar de alguns nadadores presentes. A perguna era qual teria sido a mais difícil série que você já fez:?


Melissa Gorman, Austrália, nadadora olímpica e campeã mundial 2009 nos 5 quilômetros:
3000 + 2000 + 1000 com média de 1:10 a cada 100

Luane Rowe, americana campeã do Waikiki Roughwater Swim
10 x 800 progressivo a cada 5

Nathan Adrian, americano, campeão do NCAA dos 50 e 100 livre
Uma vez por ano 24.000 jardas de treino numa só sessão de seis a sete horas de duração.

Caroline Burckle, americana, integrante do revezamento 4 x 200 livre ouro em Beijing
20 x 400 um fraco um forte

Brendan Capell, australiano, campeão mundial dos 25 quilômetros
21 x 500 alternando 1 a 6:10, 1 a 6:00 e 1 a 5:50

Vladimir Dyatchin, Rússia, campeão mundial dos 5 e 10 quilômetros
10 x 2.500 com 1:10 de parcial a cada 100

Ekaterina Seliverstova, Rússia, medalha de prata nos 5 e 10 quilômetros no Mundial
6 x 2000 com 1:13 de parcial + 10 x 1000

Eva Fabian, americana, nadadora da equipe que foi ao Mundial de Roma
50 x 100 a cada 1:10 em piscina de 25 jardas + 1 hora para tempo fez 5.700 jardas
Outras séries incluem 2.000 descendo a cada 500 + 3 x 500 + 2 x 100 + 2.000 progressivos a cada 500 + 3 x 500 + 2 x 100 + 2.000 (progressivos a cada 500) + 3 x 500 + 2 x 100.
Bob Placak, americano, medalhista em Jogos Panamericanos
10 x 500 com os últimos 500 para 4:33.

Trent Grimsey, Austrália, 2 vezes campeão do Wakiki Roughwater, medalhista no Mundial
15 x 500 a cada 5:40 progressivos a cada 3, sendo última série 5:12, 5:10 e 5:05.

Oussama Mellouli, Tunísia, campeão olímpico e mundial dos 1500 livre
100 x 100 em intervalos “doidos”

J.K. Koehler, americano, nadador de destaque na Universidade Americana
30 x 1000 a cada 11:30. Série completada em sete horas.

Chloe Sutton, americana, medalhista nos 5 quilômetros no Mundial e olímpica em Beijing
30 x 100 a cada 1:15 média de 1:05 e 1:06

Kane Radford, sul-africano, campeão do Tiburon Mile deste ano
10.000 para tempo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

CURITIBANO DE LUTO!

MARCÃO NOS DEIXOU!
Best Swimming

Alex Pussieldi
Publicado em 15/03/2010

Marcos Chaiben nos deixou para uma melhor. Técnico de destaque no Clube Curitibano, Marcão há dois anos tem sido relacionado como um dos concorrentes ao Troféu de Melhor Treinador Infantil do Brasil. Este ano ele levou. Foi reconhecido pelo excelente trabalho de qualidade que tem revelado novos valores para o Curitibano e base para as Seleções Brasileiras das últimas temporadas.

Foi o técnico que levou Felipe May ao selecionado nacional. Teve sucesso como nunca no exterior. Uma academia de natação em Lima no Perú conseguindo derrubar o poderoso Regatas Lima e conquistar o Campeonato Nacional. Chegou a técnico da seleção do Perú até que decidir voltar para o Brasil e para a sua casa, o Clube Curitibano.

Marcão é o responsável pela geração carinhosamente chamada pela Best Swiming de “Meninas Superpoderosas”. Foi ele que as revelou, foi ele que as trouxe para o cenário nacional e internacional. Esta temporada, Marcão iria subir com elas, passaria a ser o responsável pelo grupo juvenil, após várias temporadas na categoria infantil.

O “Pai” das Meninas Superpoderosas, também era pai de muitos outros. Pai dos garotos que vinham de fora, dos que estavam a subir, dos que precisavam de uma dica, seja na piscina, na sala de musculação, na vida pessoal.

Estive com ele há duas semanas. Foi citado inúmeras vezes pelo colega Wellington Soares na apresentação da palestra que revelava os segredos do sucesso e da evolução do Clube Curitibano nas últimas temporadas. Marcão esteve em vários momentos da palestra de Wellington. Sempre presente e até mesmo foi solicitado que se levantasse e recebesse os aplausos dos companheiros presentes.

Marcão, simples como sempre foi, recusou no início, mas Wellington insistiu e finalmente ganhou o reconhecimento de todos presentes.

Hoje, Marcão nos deixa. Deixa a sua esposa, dona Kátia, os pequenos Bruno, Cassiano e Marquinhos. Deixa também uma geração enorme de atletas, ex-atletas, amigos e admiradores. Em nome da Best Swimming, e de toda a comunidade aquática do país, deixo aqui registrado a homenagem a um profissional de altíssimo quilate, e uma pessoa ainda mais preciosa.

Descanse em paz Marcão...

terça-feira, 16 de março de 2010

CBDA - ASSEMBLÉIA GERAL!

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS Rio de Janeiro, 16 de março de 2010 Assembléia Geral CBDA e federações decidem os rumos dos esportes aquáticos Rio de Janeiro/RJ - A Assembléia Geral Ordinária da CBDA reúne todos os anos presidentes das 27 federações filiadas, a presidência, os diretores e supervisores da Confederação para decidir as mudanças de calendário, regulamentos e legislações que regem os cinco esportes da CBDA. Nesta terça-feira, 16/03, o grupo definiu os rumos da natação, pólo aquático, nado sincronizado, maratonas aquáticas e saltos ornamentais para a próxima temporada e também foi apresentados ao croata Goran Sablic, que será o técnico chefe das seleções brasileiras de pólo aquático masculinas adulta e junior e supervisionará a seleção feminina. O diretor de pólo aquático da CBDA, Jorge Pagura, contou que o nome de Sablic foi sugerido por um dos principais técnicos do mundo, Ratto Rudic, durante o Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma. - Goran veio para o Pinheiros no final de 2009 para ser técnico e para observar por um período de três meses. Agora ele viajará o país inteiro aonde se integrará com os técnicos locais. Nossos atletas vão ser divididos em três níveis. O primeiro para os atletas com vistas a 2016. O nível dois para os que não chegarão a 2016, mas podem ainda ser muito úteis até 2012. E o nível três para os atletas que vem surgindo e podem ser incorporados às equipes nacionais. O técnico Goran, de 39 anos, explicou que foi o treinador de vários países como Kuwait, Irã, Croácia e Arábia Saudita. Antes de vir para o Brasil era o técnico-chefe da seleção japonesa. - Não há dúvida que atletas daqui têm talento, vide o futebol brasileiro. Espero que venha a ter nível no pólo para competir com outras nações fortes. Observo que aqui os jogadores de polo não encaram o esporte como competição e sim como recreação. Na Europa, se dedica cinco a seis horas por dia. Aqui é difícil devido a escola e trabalho. Mas é necessário que os jogadores de nível tenham mais tempo de intenso treinamento – disse goran. O técnico também falou sobre as perspectivas para os Jogos Olímpicos de 2012 e 2016. - Não sou mágico. No esporte não se pode garantir resultados desta maneira. Para 2012 não sabemos, pois o Canadá está com um trabalho muito bom há seis anos e os Estados Unidos tem um time muito bom.Também não sei qual seria a vantagem em simplesmente ir aos Jogos Olímpicos e perder de mais de 15 gols de diferença. Para 2016 sim, aí eu garanto que teremos uma equipe forte e competitiva – afirmou. Competições de categoria de natação terão exame antidoping - O Conselho Técnico Nacional de Natação recebeu total apoio e o voto de confiança de todos os presidentes dos estados brasileiros. A Assembléia aprovou todas as sugestões técnicas sugeridas pelo CTN em sua reunião de janeiro deste ano. Entre elas a realização de exames antidoping nas competições das categorias juvenil e júnior de natação. Também foram aprovadas as semifinais nas duas principais competições nacionais de natação – Troféu Maria Lenk, em maio, e Troféu José Finkel, em setembro. Assim, as competições seguem o modelo das principais competições da Federação Internacional com um programa com eliminatórias, semifinais e finais. Outra decisão da Assembléia que promete movimentar o novo ano dos esportes aquáticos são as transferências temporárias no pólo aquático. Pelo período experimental de três anos, os atletas fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo poderão ser utilizados por clubes destes dois estados nas competições, desde que o clube de origem do atleta não participe. Cada agremiação poderá incorporar até dois jogadores. O contrário também é válido, ou seja, os clubes das demais regiões poderão convidar atletas do Rio e de São Paulo dentro das mesmas regras. A medida promete dinamizar o esporte e dar intercâmbio e oportunidade aos atletas das demais regiões do país. Atenciosamente,

sexta-feira, 12 de março de 2010

PALAVRAS DO "JOÃO"!

HORA DE FAZERMOS A NOSSA FESTA Não deveria mais me assustar com as coisas que acontecem na nossa equipe, sei que somos um "Bando de Loucos", mas sempre me surpreendo com nosso poder de superação, um dia após a notícia da demissão do nosso treinador Rolnan conseguimos reunir por volta de 100 pessoas, lutamos por uma pessoa excelente, honesta e competente, nossos pedidos e perguntas não foram atendidos e respondidas da forma que gostaríamos, mas mesmo assim não nos abatemos. O dia 02 de fevereiro de 2010 era para ser tido como um dos dias mais tristes da Rolnan Natação, porém nele se deu a minha surpresa, todos os atletas inclusive eu, estavam em festa. A princípio fiquei confuso como poderia uma equipe inteira estar "comemorando" a demissão do treinador? Parei para pensar e achei a resposta: Não era pela demissão que eu e todos os outros estávamos felizes era pelo fato de estarmos juntos, unidos e em comum acordo. Fomos para uma piscina menor esperávamos reclamações de todos os atletas por falta de espaço e isso não aconteceu, esperávamos dificuldades impostas por pais e atletas e só foram solucionadas as que já tínhamos, esperávamos falta de tempo para a adaptação aos treinos e todos os atletas estão treinando bem. Quando me perguntavam qual a definição em uma palavra para minha equipe eu diria, FAMILIA, hoje não consigo mais definir em uma palavra porque somos uma FAMILIA DE GUERREIROS! Quantos anos se levam para montar uma equipe? Quanto tempo leva para conseguir uma piscina para treinar 50 ou 60 atletas? Quanto tempo leva para fazê-los campeões? Décadas? Anos? Meses? Na Rolnan Natação levam-se semanas, em semanas tínhamos uma forte equipe para nadar, uma não mais três piscinas para treinar e somos campeões não só nas piscinas mas também fora delas. Já somos campeões por vencer estas batalhas e chegar onde estamos. Agora meus amigos a parte difícil já passou, chegou a parte boa, vamos fazer o que estamos treinando a mais de 3 meses somente neste ano para fazer: COMPETIR! Chegou a hora de fazermos a festa que sempre fizemos! Chegou a hora de mostrarmos a nossa força e porque somos a equipe que mais cresceu nos últimos anos. Já posso comemorar os resultados, pois sei que vão ser bons, depende somente de vocês porque a minha parte será feita! ATLETA "JOÃO VICTOR" (REPRESENTANTE DOS ATLETAS)

domingo, 7 de março de 2010

TOP 10 FEVEREIRO

TOP 10 FEVEREIRO 1= Equipe Rolnan Natação, depois de serem demitidos do Clube Náutico, deram de forma rápida a volta por cima através de uma fortíssima fusão com a aquática Siqueira. 2= Sérgio Tavares, continua treinando forte e concentrado em seu objetivo (medalha em Brasileiro). 3= Velocistas, a galera ta voando baixo, em especial “Ian Pontes, João Victor, Diogo Halla, Erick Santos, Dija Oni e Gabriel Agra”. 4= Domingos Sávio, De uma vez por todas quer, não apenas, ser conhecido em Pernambuco, como também no Norte|Nordeste. Pensando alto...Numa final de Brasileiro. 5= Mateus Rocha, Pedro Tenório e Guilherme Agra, são figuras garantidas no revezamento (4x50 livre), aos poucos estão ganhando espaço na equipe. 6= Mario Duque, depois de uma temporada regular em 2009, voltou a sua melhor forma dando-se o luxo de ser nadador de medley, fundo, costas e até velocista. 7= Jefet Queiros, mesmo treinando longe (Arco verde), vem seguindo corretamente os treinos, recebendo muitos elogios dos treinadores da sua cidade. 8= Arícia Fernandes, 2010 caiu como uma luva, além de estar treinando muito bem, foi aprovada no vestibular. Parabéns Arícia, em nome do Blog Rolnan Natação. 9= Vitória Monteiro, Infantil 1 esse ano, ta treinando muito, vamos ficar de olho em Vitória, ela poderá brigar por medalhas em algumas provas. 10= Millena Teles, sua regularidade nos treinos vem fazendo dessa atleta um dos principais nomes da sua categoria em nossa região. Destaque TOP Blog Rolnan Natação – Tamyres Domingos vem se preparando e treinando muito forte, para as principais provas de Triathlon, Duathlon e Aquathlon, além das provas de Natação que ela mesma diz que não vai se afastar nem tão cedo! O técnico Suamy Neto (Sergipe), depois de um longo inverno, deu a volta por cima, já aparece como um dos principais técnicos de nossa região, ainda bem que o reconhecimento veio a "galope", caso contrário o Grupo Rolnan Natação, já estava de olho para contratá-lo!