domingo, 24 de março de 2013

A ESTRELA DE VOLTA AO TOPO!


A Triatleta Tamyres Domingos, deu um verdadeiro show nesse sábado (23/03), na praia do Jurerê Internacional em Florianópolis/SC no Campeonato Brasileiro de Aquathlon Hammerhead (2,5km Correndo + 1000 natação + 2,5km Correndo), depois de ter sido Mãe (Jenine = 7 meses) e de quase um ano sem participar de competições oficiais, Tamyres venceu a categoria (Junior - 16 a 19 anos). Essa competição valeu de seletiva para "A Grande Final" o Mundial de Triathlon/Aquathlon em Londres (Setembro).

Nossa Rainha, abriu uma diferença de mais de 3'minutos para segunda colocada a Catarinense Laura Perez, (que fez uma excelente prova), e quase 7'minutos para a terceira colocada, outra Catarinense Taynara Bonetti, que mora em Floripa, mas faz parte do Grupo Rolnan Esportes. Taynara sentiu uma lesão que já á perseguia por alguns dias e por orientação do seu treinador fez leve esforço apenas para completar a prova.

Na Categoria (14 e 15 anos), que fez a mesma metragem da elite e dos atletas de alto rendimento, Ramon Costa 14 anos, ficou em 2° lugar, coladinho no primeiro, Ramon é grande favorito no Brasileiro de Triathlon esse ano. Quem também fez bonito foi Ketlen Romana 14 anos, com menos de um ano de treinamento, Ketlen para surpresa de todos, ficou em 2° lugar.

Na mesma categoria, Marcos Brunno também teve uma excelente participação, subindo no pódio em 5° lugar e João Neto ficou em 6° lugar, sentido um pouco o peso da metragem dessa prova.

No festival de Aquathlon Infantil (10 a 13 anos - 1km Correndo + 300 Natação + 1km Correndo), outra vez supremacia Total dos Atletas da Rolnan Esportes, que mostraram mais uma vez que somos a melhor Equipe Infantil e Infanto Juvenil do Brasil. Antônio Lucas 13 anos, mostrou porque é uma das grandes promessas do Triathlon Nacional vencendo a prova de ponta a ponta abrindo larga vantagem do atleta de São Paulo.
Agora Lucas além de ser Campeão Pan Americano de Aquathlon e Campeão Brasileiro de Triathlon, sagrou-se Bi Campeão Brasileiro de Aquathlon.

No Feminino outro fenômeno, Camila Martins 11 anos, que diz ser a substituta de Tamyres, comemorou seu Bi Campeonato Brasileiro de Aquathlon, a Super Garota, também é Campeã Sul Americana, Pan Americana. 
(Aquathlon) e Campeã Brasileira de Triathlon. 

Na mesma categoria Luisa Sial, ficou em 2° lugar, fazendo a dobradinha da Equipe Rolnan Esportes no pódio. Luisa que está se adaptando ao Triathlon é Campeã Norte/Nordeste de natação e melhor do ranking do Brasil em sua categoria. 


Uma prova de amor por sua Equipe e Treinador.

Ketlen protagonizou um dos momentos mais emocionantes da prova, na reta final, abriu um lindo sorriso de muita satisfação e com as mãos, fez o coração em volta da logo marca da Rolnan Esportes, apontando para seu treinador.

Mais uma vez, João Neto mostrou seu espirito de companheirismo, acompanhou e incentivou bastante cada um de seus amigos de Equipe.

A Nossa Federação (FEPETri).

Confesso que não é apenas mais uma “alfinetada”, mas... Se o (ainda) presidente da federação Pernambucana de Triathlon diz que a única escolinha de Triathlon do Estado é dele, Pernambuco estaria (Lascado), pois cadê os representantes dessa escolinha lá em Floripa/SC??
Presidente, levei apenas 3 representantes da melhor Equipe Infantil do Brasil (Rolnan Esportes) -> Lucas (Campeão Geral – masculino 10 a 13 anos), Camila (Campeã – 10 a 11 anos) e Luisa (Vice Campeã 10 a 11 anos). Pronto a festa foi nossa, confesso que senti falta dos seus representantes! 

quarta-feira, 20 de março de 2013

OS REIS EM AÇÃO!


No próximo dia 21/03 Quinta Feira, 8 Triatletas da Equipe Rolnan Esportes/Triathlon, viajarão para Florianópolis/SC, onde vão participar no dia 23/03 (Sábado) do Campeonato Brasileiro de Aquathlon (2,5km Correndo / 1000 Nadando / 2,5km Correndo) na Praia de Jurerê Internacional. O evento servirá para convocação da Seleção Brasileira que irá ao Mundial de Triathlon e Aquathlon em Londres 2013 "A Grande Final".

Nossa Campeã Pan Americana e Medalhista de Bronze no Mundial da China 2011 Tamyres Domingos, já está de malas prontas, essa será a primeira competição Oficial de nossa Triatleta depois de ter sido mamãe ano passado. Tamyres, levará seu principal amuleto de sorte sua filhinha (Jenine Rosas) para o evento. 
- Não estou ainda 100%, ainda estou me desdobrando entre ser mãe e atleta, mais a cada dia estou me adaptando, é sempre bom lembrar que minha filha Jenine esta sempre em primeiro plano, ela é minha principal conquista.

A federação local (SC), abriu no mesmo evento um Festival Nacional para categorias Infantis, a garotada de 10 a 13 anos Corre 1km, nada 300 metros e finaliza com mais 1km de corrida. Já os de 14 e 15 anos farão as mesmas metragens dos atletas de Elite (2,5 correndo / 1000 nadando / 2,5 correndo).

A delegação será coordenada pelo Profs° Rolnan. Alguns dos melhores infantis do Brasil estarão representando Pernambuco em mais um evento Nacional de grande porte. São Eles: Camila Martins 11 anos (Campeã Brasileira de Triathlon e Pan Americana de Aquathlon), Antônio Lucas 13 anos (Campeão Brasileiro de Triathlon, Campeão Brasileiro de Biatlo e Campeão Pan Americano de Aquathlon), Ramon Costa 14 anos (Campeão Pan Americano de Aquathlon), Ketlen Romana 14 anos (Vice campeã Pan Americana de Aquathlon e Vice Campeã Brasileira de Triathlon), Marcos Brunno 14 anos (Campeão Nordeste de Aquathlon) e João Paulo Neto (Campeã PE e Bronze no Nordeste de Aquathlon) e Luisa Sial 10 anos (Bi Campeã Norte/Nordeste de Natação).

terça-feira, 19 de março de 2013

DEZ PERGUNTAS sobre Brasileiro Hammerhead de Aquathlon para Taynara Bonetti
Qual sua expectativa para a prova de domingo? Primeiramente gostaria de dar as boas vindas a todos os atletas que estarão presentes na Ilha da Magia, dizer que é uma honra para nós de Santa Catarina recebe-los! As melhores possíveis. Por mais que eu tenha acabado de sair de uma lesão, vou competir firme e forte!

Qual o seu grau de motivação para este campeonato?Numa escala de 0 a 10, com certeza 10. Seletiva pro Mundial ninguém quer ficar de fora!!! (risos)

Nesta época do ano o que espera das condições do mar em Santa Catarina?O clima aqui em FLORIPA anda meio louco. Tem dias que está muito frio, dias que está muito quente, não se dá pra tirar uma conclusão, segundo a meteorologia à temperatura serão 22 graus; e o mar uma piscina. Mas espero que esteja bem frio! (risos)

Pela lista de inscritos é possível prever favoritismo de alguém em sua categoria?A Rainha Tamyres Domingues, de Pernambuco. É um monstro essa menina!
E minha colega de equipe.
Qual sua programação até o dia da prova?Continuar treinando normalmente, e sem pegar pesado. Essa semana é de leve.

Nesta semana é possível se obter algo mais nos treinos ou tudo já foi feito?O que tinha que fazer eu já fiz. Ou melhor, não fiz; Perdi alguns treinos devido a minha lesão, mas fiz o que pude, treinei o que consegui.

Como se prepara psicologicamente para estes eventos?Penso que tudo vai dar certo e que vou dar meu melhor, porém o nervosismo é inevitável...

Quais são suas prioridades em 2013?Essa seletiva pro Mundial de Aquathlon, Participar da Copa Brasil de Triathlon e encarar a nova categoria Júnior

Você consegue se lembrar de sua primeira prova de aquathlon? Por obséquio nos conte como foi.Foi em 2010 na I Etapa do Catarinense, onde a prova ainda se chamava de Duathlon Aquático. Foi uma experiência ótima, tudo era novidade e também haviam muitas crianças da escolinha de Triathlon participando.

Quais são seus apoiadores e patrocinadores para 2013?Patrocinio: Jasmine Alimentos. Apoio: Hammerhead – Bike Tech Floripa – Empório Fitnes.

domingo, 17 de março de 2013


Polonês sobe 2.754 degraus de bicicleta e bate recorde na China

Krystian Herba quebrou sua própria marca ao percorrer os 474 metros do arranha-céu Shanghai World Financial Center

O polonês Krystian Herba quebrou o recorde de subida de escadas sobre uma bicicleta sem assento. O atleta de 31 anos subiu um arranha-céu na China, o Shanghai World Financial Center, em 81 minutos e 51 segundos.
Ele percorreu 2.754 degraus, totalizando 474 metros até o observatório no topo do prédio. O antigo recorde também era de Herba. Foram 2.040 degraus em janeiro de 2013.
Krystian Herba recorde bicicleta escada China (Foto: EFE)Krystian Herba quebra recorde de subida de escadas sobre bicicleta sem assento .

Ciclista Clemilda Fernandes fratura vértebras e tem perfuração no pulmão

Ressonância magnética detecta problemas após atleta ser atropelada por um caminhão em Goiânia. Não há previsão de alta do hospital

Atropelada por um caminhão na última quinta-feira quando treinava em uma rodovia de Goiânia, a ciclista Clemilda Fernandes teve fratura em duas vértebras e a perfuração do pulmão. O problema foi detectado após a atleta realizar uma ressonância magnética no sábado depois de deixar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da clínica Santa Isabel, com escoriações pelo corpo e um corte profundo na cabeça.
Clemilda sentia fortes dores na coluna e tinha dificuldade para respirar. Agora, a atleta de 33 anos, pode ser submetida a uma dremagem para retirar líquido do pulmão. Devido ao problema ainda não sabe quanto tempo ela vai ficar internada e não há qualquer previsão para voltar às pistas. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, o quadro de saúde da ciclista brasileira mais bem colocada no ranking da UCI é regular.
Clemilda Fernandes ciclista goiana acidente (Foto: Fernando Vasconcelos)Clemilda Fernandes está no hospital após atropelamento .
Clemilda sofreu uma amnésia pós-traumática por conta da pancada na cabeça e não se lembra de nada do momento do acidente. Com as Olimpíadas de Londres2012 e Pequim 2008 no currículo, Clemilda é a brasileira mais bem colocada no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Recentemente, ela venceu o Tour de El Salvador e conquistou a medalha de prata na última edição da Copa América, torneio no qual conquistou três títulos.
Após viver dez anos na Itália, atuando pela Chirio Forno, a goiana decidiu trocar a cidade de Turim por Goiânia, sua terra natal. Ela passou a defender São José dos Campos, onde ficou até o fim de 2012, ano em que conquistou nove títulos e uma medalha de bronze no Pan-Americano de Mar Del Plata, na Argentina. Apesar do bom desempenho, a equipe do interior paulista optou por não renovar o seu contrato para a temporada 2013, obrigando Clemilda a disputar as primeiras provas do ano por conta própria. Com três propostas na Europa, é apenas uma questão de tempo para ela fazer as malas para o Velho Mundo. Aos 33 anos, a ciclista planeja se aposentar em 2016.

Como ficou o Top 10 do mundo nos 50 livre?

Com César Cielo nadando pela primeira vez em 2013, todos os principais velocistas do mundo já estiveram em ação nesta temporada. Confira como está o ranking mundial do Top 10 da prova mais rápida do mundo.

1o Florent Manaudou, França 21:62
2o Nathan Adrian, Estados Unidos 21:70
3o Bruno Fratus, Brasil 21:92
4o Matt Targett, Austrália 22:00
5o Anthony Ervin, Estados Unidos 22:01
6o Fred Bousquet, França 22:03
7o Vlad Morozov, Rússia 22:14
8o Jasper Aerents, Bélgica 22:17
9o César Cielo, Brasil 22:20
10o James Magnussen, Austrália 22:21

terça-feira, 12 de março de 2013



Segunda-feira, o Rio de Janeiro vai receber a cerimônia do Laureus Sports Awards, a mais importante premiação do esporte mundial. O evento é organizado pela Associação Laureus que promove o esporte ao redor do mundo com uma série de iniciativas. Nas premiações a serem anunciadas serão: Atleta Masculino do Ano, Atleta Feminino do Ano, Revelação do Ano, A volta do Ano, Esportista de Ação do Ano, Atleta Paraolímpico do Ano e Equipe do Ano para os esportes coletivos.
Cinco nadadores estão na disputa dos diferentes prêmios. Michael Phelps que concorre no prêmio de Melhor Atleta do Ano, Missy Franklin concorre no Prêmio de Melhor Atleta Feminino do Ano. Além dos dois, Yannick Agnel da França e a chinesa Shiwen Ye, estão nas revelações do ano. E finalmente o brasileiro Daniel Dias, que mais uma vez concorre ao Laureus como Atleta Paraolímpico do ano, ele que venceu este prêmio em 2009.
Daniel Dias não é o único brasileiro entre os que concorrem aos Trofëus Laureus deste ano. O corredor Alan Fonteneles de Oliveira enfrenta Daniel Dias no prêmio Paraolímpico e o jogador de futebol Neymar está entre as revelações do ano.
O famoso cantor Ceelo Green, cinco vezes vencedor do Grammy, vai ser uma das principais atrações do show que antecede a entrega dos prêmios. Além dele inúmeras celebridades estão sendo esperadas para o evento. Michael Phelps já confirmou presença e também vamos ter Chad Le Clos, o sul-africano que derrotou a Phelps em Londres nos 200 borboleta prestigiando o evento.

Laureus consagra Bolt, Phelps e Daniel Dias; Neymar sai sem troféu

Em noite de gala no Rio, jamaicano é escolhido Melhor Atleta, e americano leva prêmio por feitos na carreira. Nadador paralímpico vence pela 2ª vez

Sozinho no palco do Theatro Municipal, pouco depois da abertura oficial, Morgan Freeman pediu: “Vamos respeitar o extraordinário poder do esporte”. Nem precisava. Diante de uma plateia formada em grande parte por alguns dos maiores atletas da história, coube ao ator guiar uma noite de celebração no Rio de Janeiro e dar um toque de Hollywood ao “Oscar do Esporte”. Na festa de entrega do Laureus, nesta segunda-feira, o jamaicano Usain Bolt, eleito o melhor atleta de 2012 e maior ausência da cerimônia, e o americano Michael Phelps, que recebeu o prêmio especial por suas conquistas, foram os principais vencedores. O Brasil também teve seu momento de glória com Daniel Dias, que conquistou o troféu de Melhor Atleta com Deficiência pela segunda vez – já havia levado em 2009. Neymar, que concorria como Revelação de 2012, saiu de mãos vazias ao perder a disputa para o tenista britânico Andy Murray.
Bolt, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (100m, 200m e revezamento 4 x 100m), desbancou Lionel Messi, Sebastian Vettel, Mo Farah, Bradley Wiggins e Michael Phelps para ficar com o principal prêmio da noite. O ex-nadador americano, no entanto, não saiu de mãos vazias. Aposentado depois de se consagrar como maior medalhista olímpico da história, com 22, sendo 18 de ouro, ele foi homenageado com um prêmio excepcional por seus feitos na carreira, o mesmo troféu dado a Pelé em 2000. Entre as mulheres, a britânica Jessica Ennis foi escolhida como a melhor atleta de 2012.
Prêmio Laureus - Michael Phepls (Foto: Getty Images)Michael Phelps saiu do Theatro Municipal como um dos maiores vencedores da noite .
Vencedor em 2009, Daniel Dias se consagrou como primeiro brasileiro a receber dois troféus da Academia. No caminho, deixou para trás o compatriota Alan Fonteles, que buscava o mesmo título. Neymar, outro concorrente brasileiro da noite, foi superado por Andy Murray, campeão em Londres e no US Open.
Bolt, Phelps e Daniel Dias se consagram
No palco, com o presidente Edwin Moses à frente, os membros da Academia Laureus deram início à cerimônia, pouco depois das 19h. Na sequência, o governador Sergio Cabral deu as boas-vindas aos convidados e lembrou a série de eventos que a cidade vai sediar até 2016, com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos. As luzes, então, se apagaram. Depois de alguns segundos de expectativa, Morgan Freeman, um dos grandes nomes da história do cinema e mestre de cerimônias da festa, apareceu sozinho no palco.
  • Em um primeiro momento, Freeman mostrou um vídeo do golfista alemão Martin Kaymer, que liderou a equipe europeia em uma histórica vitória contra os EUA, dentro da casa rival, na Ryder Cup. Falou sobre a importância dos feitos esportivos, contou seu sonho de ser atleta quando menino e arrancou gargalhadas do público. No telão, então, passou a ser exibido um vídeo com um resumo dos principais fatos do esporte em 2012, ao som de “Titanium”, parceria entre David Guetta e Sia. Depois, o ator fez uma brincadeira com o apagão que marcou o Super Bowl deste ano, com as luzes do Theatro Municipal novamente apagadas.

domingo, 10 de março de 2013


Encontramos um excelente levantamento de todos os casos de doping ocorridos no Brasil e no mundo (é possível que falte alguns nomes na lista, mas ela já é por si só extensa) no blog do Dr. Osmar de Oliveira. A lista abrange casos de 1997 a 2012 e dá medo por saber que existe tanto atleta no mundo, de diferentes nacionalidades e modalidades, impregnando seus nomes e o nome do esporte com algo tão sujo quanto o doping…
Lance Armstrong: o pior caso de doping da história do esporte mundial
Lance Armstrong: o pior caso de doping da história do esporte mundial
00/98 – CLAUDIO SUAREZ, PAULO CHAVEZ e RAUL LARA, mexicanos, futebol, EAA. Suspensos 6 meses.
01/98 – MICHELLE DE BRUN (Michele Smith, antes de casar), irlandesa, natação, tricampeã olímpica, manipulou a amostra com uísque. Suspensa 4 anos. Seu marido, ERIC DE BRUN, americano, lançamento do disco, estava suspenso por 4 anos, por uso de EAA.
02/98 – JUAN VALLIN, mexicano, 110 c/barreiras, EAA. Suspenso 4 anos.
03/98 – ALBERTO MARTINEZ, mexicano, halterofilismo, seis EAA. Suspenso 2 a.
04/98 – CARSTEN WOLF, alemão, ciclismo, EAA. Suspenso 6 meses.
04/98 – MARCO PANTANI, italiano, ciclismo, eritropoietina. Não suspenso.
05/98 – VIII MUNDIAL DE NATAÇÃO, AUSTRÁLIA :
WANG WEI(chinês), WANG LUNA, CAI HUIJUE e ZHANG XI (chinesas), uso de Triampterene (diurético). Suspensos por 4 anos.
OLENA LAPUNOVA, ucraniana, EAA. Suspensa 4 anos.
SCOTT MILER, australiano, maconha. Suspenso 2 anos.
ZHOU ZHEWEN, técnico da China. Suspenso por 15 anos.
07/98 – ANDRE CORDELETTE, belga, ciclismo, internado em estado grave no Hospital Universitário de Reims, França, após ingerir mistura de cafeína e anfetaminas.
07/98 – DENNIS MITCHELL, americano, 100m. atletismo, EAA. Suspenso 2 a. Em 12/98, foi absolvido.
07/98 – RANDY BARNES, americano, arremesso de peso, campeão mundial e olímpico.EAA. Suspenso 2 anos.
08/98 – LUCIANO VIANA, brasileiro, futebol, Paraná Clube(PR), anfetamina. Suspenso 6 meses.
08/98 – GIL BAIANO (José Gilberto Pereira Matos), brasileiro, futebol, Paraná Clube(PR), fenproporex. Suspenso 6 meses.
08/98 – MARCOS ALBERTO REGONHA, brasileiro, futebol, Americano F.C. (RJ). Anfepramona. Suspenso 6 meses.
08/98 – SAMANTHA REEVES, americana, tenista, EAA. Suspensa 6 meses.
08/98 – LAURENT BROCHARD, CHRISTOPHE MOREAU e DIDIER ROUS, franceses, expulsos da Volta da França de ciclismo. Substâncias não divulgadas.
11/98 – MARKO VIDUKA e ADRIAN KOSNIKU, croatas, futebol (do Croácia Zagreb), negam-se a fazer exame. Suspensos 1 ano.
11/98 – THOMAS ERNST, alemão, futebol, (do Bochum), estimulante. Suspenso 6 meses.
11/98 – GARY HALL, americano, natação, ouro nos J.O. de 96, maconha pela terceira vez. Suspenso por 3 meses.
12/98 – GIEDU RAFANAVICIUS, lituano, natação, EAA. Suspenso 4 anos.
02/99 – DUNCAN VAN ROONEY, Austrália, arremesso de peso, EAA. Susp. 2 a.
o2/99 – JURA, brasileiro, futebol, Internacional de Limeira(SP), maconha. Suspenso 6 meses.
03/99 – ANDERSON, brasileiro, futebol, Gama(DF). Estimulante. Susp. 6 meses.
03/99 – ROSTILAU DIMITROV, búlgaro, salto triplo, efedrina. Suspenso 6 meses.
04/99 – DOUG WALKER, inglês, ciclismo, EAA. Suspenso 2 anos.
04/99 – BRIAN ROBSON, americano, 400 m. c/barreiras, EAA. Suspenso 2 anos.
05/99 – PAUL ANDERSON, australiano, velocista, EAA. Suspenso 2 anos.
05/99 – IGOR SHALIMOV, russo, futebol (Napoli, da Itália), EAA. Suspenso 2 anos.
05/99 – MAXWELL ROCHA, brasileiro, ciclismo, efedrina. Suspenso 6 meses.
06/99 – DUGARRY, francês, futebol (seleção), EAA. Suspenso 6 meses.
07/99 – LUDO DIRCKENS, belga, ciclismo, corticóide. Expulso da Volta da França.
07/99 – CHAVEZ, mexicano, futebol, seleção, EAA. Sem suspensão.
07/99 – LARA, mexicano, futebol, seleção. EAA. Sem suspensão
08/99 – ELISÂNGELA ADRIANO, brasileira, disco e peso, nandrolona. Absolvida.
08/99 – JOGOS PANAMERICANOS DE WINIPEG ( CANADÁ):
WILLIAN V. TRUJILLO, cubano, halterofilismo,ouro, EAA. Suspenso 2 anos.
ROLANDO DELGADO, cubano, halterofilismo, ouro, EAA. Suspenso 2 anos.
ROBERTO ACOSTA, mexicano, beisebol, EAA. Suspenso 1 ano.
HECTOR ORTIZ, mexicano, beisebol, EAA. Suspenso 1 ano.
STEVE VEZINA, canadense, hóquei, efedrina. Suspenso 6 meses.
JAVIER SOTOMAYOR, cubano, salto altura, cocaína. Suspenso 2 a. Depois absolvido em 2000 para participar dos J.O. de Sidney.
SOLANGE WITTEVEN, argentina, salto altura, EAA. Suspensa 2 anos.
08/99 – LINDFORD CHRISTIE, inglês, velocista, EAA. Absolvido na Inglaterra.
08/99 – MARLENE OTTEY, jamaicana, velocista, EAA. Suspensa 6 meses.
09/99 – CHICÃO, brasileiro, futebol, Botafogo.de Ribeirão Preto(SP), EAA. Susp. 1 ano.
09/99 – STIAM GRIMSETH, norueguês, halterofilismo, EAA. Suspenso 2 anos.
10/99 – JOÃO PAULO e RAUDINEI, brasileiros, futebol, União de Araras (SP), EAA.Susp.3m.
12/99 – FABIANA LUPERINI, italiana, ciclismo, campeã da Volta da França e Volta de Itália. EAA. Suspensa 1 ano.
01/00 – TIM LYONS, australiano, ciclismo, EAA. Suspenso 2 anos, pela segunda vez.
03/00 – MICHAEL TIETZ, inglês, velocista, EAA. Suspenso 2 anos.
04/00 – DAVID MECA MEDINA (espanhol) e IGOR MAJEEN (russo), natação em águas abertas, prova no Brasil. EAA. Defenderam-se por ingestão de sarapatel. Absolvidos.
04/00 – YIN LILI e SONG LILING (fundistas), GUI DANFENG (velocista) e LIU YUNGFENG (marcha atlética), suspensos por 2 anos em seletivas para os JO 2000. Substâncias não reveladas.
05/00 – TRENT BRAY, neozelandês, natação. EAA. Suspenso 2 anos.
05/00 – WU YANYAN, chinesa, natação, campeã mundial, EAA. Susp. 4 a.
06/00 – SANDERLEI PARRELA, brasileiro, velocista, EAA. Absolvido.
07/00 – COTTREL HUNTER, americano, arremesso de peso, campeão mundial, EAA. Suspenso 2 anos.
09/00 – JOGOS OLÍMPICOS DE SYDNEY (AUSTRÁLIA):
IZABELA DRAGNEVA, búlgara, halterofilismo, ouro, furosemide. Susp. 2 anos.
SEVDALIN MINCHEV, búlgaro, haterofilismo, bronze. EAA. Suspenso 2 anos.
IVAN IVANOV, búlgaro, halterofilismo, prata. EAA. Suspenso 2 anos.
TRAIAN CIHAREAN e ANDREI MATEIAS, romenos, halterofilismo. EAA. Pelo regulamento, toda a equipe foi banida dos Jogos Olímpicos.
MIHAELA MELINTE, romena, martelo, campeã mundial. EAA. Suspensa 2 a.
ANDREA RADUCAN, romena, ginasta, campeã, 16 anos. Efedrina. Absolvida. Perdeu a medalha. Médico que receitou, punido por 4 anos.
ALEXANDER LEOPOLD, alemão, luta livre, ouro, EAA. Susp. 1 a.
OYUNBILEG PUREVBAATAR, mongol, luta livre, EAA. Suspenso 1 ano.
09/00 – GUNDUS ISMAILOV, Azerbaijão, halterofilista, amputado, EAA na Paraolimpíada de 2000. Suspenso 4 anos.
10/00 – DIETER BAUMANN, alemão, 5000m, ouro em 92, EAA. Acusou a pasta dental. Suspenso 1 ano.
10/00 – RUBENS ASSIS, brasileiro, futebol, Paysandu(PA), clostebol. Absolvido sob alegação de absorção por ato sexual com a esposa que usava o medicamento para ferimentos vaginais.
11/00 – LOPES, brasileiro, futebol, Palmeiras (SP), cocaína. Suspenso 6 meses.
12/00 – ALEMANHA revela que realizou durante o ano, 7930 testes off-competition e teve 55 positivos. Maioria do triatlon, depois fisiculturismo e depois boxe. A substância mais encontrada foi EAA, depois maconha e depois anfetamina.
12/00 – ANDREAS MUNZER, fisiculturista alemão, morre, vítima de um coquetel de drogas.
01/01 – JUNIOR BAIANO, brasileiro, futebol, Vasco da Gama(RJ), cocaína, suspenso 4 meses.
05/01 – FABIANE DOS SANTOS, brasileira, 800m, no GP Brasil, EAA. Reincidente. Banida do esporte.
05/01 – EDGARD DAVIS E FRANK de BOER, holandeses, futebol, jogadores de clubes italianos. EAA. Boer suspenso 1 ano, pelo conteúdo. Davids, 16 meses.
05/01 – FERNANDO COUTO, português, futebol, da Lazio (Itália), EAA. Suspenso 16 meses.
05/01 – STEFANO SACCHETTI e NICOLA GARCIA, italianos, futebol, Piacenza (Itália), EAA. Suspenso 1 ano.
06/01 – RODRIGO RAMOS, brasileiro, futebol, AEK de Atenas (Grécia), EAA. Suspenso 2 anos.
07/01 – LAGOS, hondurenho, futebol, seleção em jogo da Copa América, cocaína e maconha. Suspenso 6 meses.
08/01 – ANDREAS ANASTASSOPOULOS, grego, arremesso de peso, EAA. Susp. 2 anos.
08/01 – ALINA KABAEVA e IRINA CHACHINA, russas, ginástica rítmica desportiva, medalhas de ouro no Mundial de Madrid, furosemida. Suspensas 1 ano. Devolveram as medalhas.
08/01 – REGIS “PITBULL”, brasileiro, futebol, Bahia (BA), maconha, em dois jogos seguidos. Suspenso 4 meses.
08/01 : MIHAELA MELINTE, romena, recordista mundial do lançamento de martelo, nandrolona, no meeting de Milão em 2000. Suspensa 2 anos.
09/01 – ATO BOLDON, Trinidad e Tobago, ex-campeão mundial 200m, efedrina. Suspenso 6 meses.
09/01 – GUILLERMO CORIA, Argentina, tênis, terceiro do mundo e vice em Roland Garros. EAA. Suspenso 6 meses.
09/01 – TOMAS ENGE, tcheco, automobilismo, F 3000, positivo para cânabis no GP da Hungria. Suspenso 1 ano pela FIA. Já estava com o título ganho. Perdeu-o.
11/01 – JAAP STAM, holandês, futebol, da Lazio (Itália), EAA. Suspenso 1 ano.
04/02 – DANIEL ROGELIN, brasileiro, ciclismo, na Volta Ciclística do RJ. EAA. Perdeu o título.
04/02 – NILCEU DOS SANTOS , brasileiro, ciclista, na Volta Ciclística do RJ. EAA.
05/02 – MARK MAYER e ACHIN WALCHER, austríacos, cross-country no gelo. Transfusão de sangue( autohemotransfusão). Banidos pelo COI por 2 olimpíadas.
05/02 – DANIEL KENNEDY, português de Guiné Bissau, futebol, do Marítimo de Potugal. Suspenso do campeonato português e da seleão de Portugal na temporada.
06/02 – KEBBA PHIPPS, americano, voleibol, Bergamo (Itália), maconha. Suspenso 10 jogos.
07/02 : DANIEL KENNEDY, português, futebol, furosemida, reincidente, pena de 4 anos.
09/02 – FERNANDO VARGAS, americano, boxe, ex-campeão mundial dos médios-ligeiros. EAA em luta contra Oscar de La Hoya. Suspenso 9 meses e multa de $ 100 mil.
09/02 – MICHEL, brasileiro, futebol, Santos (SP), maconha. Suspenso 4 meses.
09/02 – RAFAEL “BABY”de ARAUJO, brasileiro, basquetebol, seleção, no Mundial de Indianápolis. EAA. Suspenso 2 anos.
10/02 – RAMIRO NOGUEIRA FILHO, brasileiro, fundista, eritropoietina ( primeiro caso no Brasil), nos Jogos Sulamericanos.
10/02 – JOÃO DERLY, brasileiro, judô, clortalidona (diurético), nos Jogos Sulamericanos do RJ Absolvido.
10/02 – MARIANA OHATA, brasileira, triatlon, anfetamina, nos Jogos Sul-americanos do RJ, medalha de ouro. Suspensa e meses.
10/02 – ELIANA PEREIRA, brasileira, atletismo, nos Jogos Sul-americanos do RJ. EAA. Suspensa 1 ano.
10/02 – MASSIMILIANO MORI, italiano, ciclista. Fraude (tinha garrafa de urina de outra pessoa na sala de coleta. Expulso da corrida Tirreno-Adriático.
10/02 – RENE HIGUITA, colombiano, futebol, goleiro, Deportivo Pereira. Cocaína. Suspenso 6 jogos.
12/02 – BRASIL, a Confederação Brasileira de Ciclismo, revela que na Volta de Santa
Catarina, entre 29/08 e 07/09, foram realizados 30 exames e 11 foram positivos.
12/02 – LYLE MARTIN, americano, futebol americano, do Denver Broncos, morre de câncer cerebral, pelo uso contínuo de EAA.
12/02 – MARCELO, brasileiro, futebol, Vasco da Gama (RJ), cafeína em 2 jogos seguidos. Suspenso 4 meses.
12/02 – GIBA, brasileiro, voleibol, no campeonato italiano. Maconha. Suspenso 4 meses.
12/02 – MARK BOSNICH, australiano, futebol, goleiro da seleção e do Chelsea da Inglaterra. Cocaína. Chelsea cancelou seu contrato.
12/02 – ALEMANHA, revela que em 2002 realizou 7.700 exames off-competition e teve 56 casos positivos. Os esportes e as substâncias foram semelhantes aos do ano de 2001( ver acima em 12/01).
03/03 – GERVASIO DEFERR, espanhol, ginástica olímpica. No Mundial da Hungria. Maconha. Suspenso 3 meses.
05/03 – ELANA MEYER, sul-africana, vice 10000m em Barcelona 92, em prova local, cafeína acima do limite permitido.
05/03 – PEDRO AUGUSTO OTAS, brasileiro, boxe, em seletiva para o Panamericano. EAA.
05/03 – LAURA AZEVEDO, brasileira, natação, seletiva para o Panamericano. EAA. Suspensa 2 anos.
05/03 – SAMMY SOSA, dominicano, beisebol, rebatedor do Chicago Buls. Taco rachou numa batida e se descobriu que seu receio era de cortiça. Suspenso 10 jogos. É um caso de doping tecnológico.
06/03 – FABIO LEIVAS e PAULO STEWART, brasileiros, cavaleiros, recusaram-se a exames seletivos para o Panamericano. Suspensos 1 ano.
06/03- FABRICE SALANSON, francês, ciclismo. Morte. Em seu quarto, encontrada uma bolsa repleta de cápsulas e ampolas de hormônio de crescimento.
06/03 – KEVIN TOTH, americano, arremesso de peso. TGH. Suspenso 2 anos.
07/03 – ADRIAN MANOLACHE e DRAGOS ANOLE, romenos, rúgbi, estimulantes. Suspensos 2 anos.
07/03 – MAURREN HIGA MAGGI, brasileira, saltadora, EAA. Suspensa 2 anos.
07/03 – DANIEL LOPES FERREIRA, brasileiro, atletismo, metiltestosterona, na prova 10 Km A Tribuna, em Santos. Suspenso 1 ano.
08/03 – PAULO BAIER, brasileiro, futebol, Crisciuma(SC), diurético que atribuiu a uma crise hipertensiva. Suspensa 4 meses.
08/03 – MARTIN KOBAV, HELFIED JARTSCHITSCH, NORBET LAMBIGI, austríacos, remadores do quatro-com, no Mundial de Milão. Eliminados da competição. Droga não revelada.
08/03 – MARIZETE RESENDE, brasileira, maratonista, EPO. Suspensa 2 anos
09/03 – PEDRO BRAGA, brasileiro, tênis, EAA no Brasil Open. É o primeiro caso no tênis brasileiro. Suspenso 2 anos e devolução de $7.000.
08/03 – LETICIA VRIESDE, surinamesa, 800m, ouro no Pan 03, cafeína. Perdeu medalha.Suspensa 1 ano.
09/03 – MICKEY GRIMES, americano, 100m., atletismo, ouro no Pan 03, efedrina. Perdeu a medalha. Suspenso 1 ano.
10/03 – NURYS ARIAS, dominicana, voleibol, EAA em jogo pela Copa do Mundo.Suspensa 2 anos.
10/03 – KELLI WHITE, americana, vencedora dos 110m rasos no Mundial de atletismo, THG e EPO, desclassificada e suspensa 2 anos. Foi a primeira mulher punida por doping por investigação da Justiça americana.
10/03 – NATALYA KHUDIAKOVA ( 18 anos) e YULIA PODLESNAYA, ucranianas, natação, mundial de Barcelona. EAA. Suspensas 2 anos.
11/03 – SAADI GADAFI, líbio, futebol, Perugia (Itália), EAA. No jogo da coleta, estava na reserva.É filho do ditador Muamar Gadafi. Suspenso preventivamente por 6 meses. Idem, para BLASI (Parma) e KALLON (Internazionale de Milão).
12/03 – ALEXANDER WALKE, alemão, futebol, goleiro da seleção sub-20, maconha. Suspenso 4 meses.
01/04 – REGINA JACOBS, KEVIN TOTH e JOHN McEWEN, americanos, atletismo, testaram positivo para THG, um novo esteróide descoberto em 2003 que não era detectado nos exames. Regina, que estava com 40 anos quando foi punida, resolveu encerrar a carreira.
01/04 – MELISSA PRICE, americana, lançamento de martelo, teste positivo para THG.
02/04 – VERGARA, chileno, futebol, Cobreloa, pela Copa Libertadores de América. EAA.Suspenso 1 ano.
02/04 – DWAIN CHAMBERS, inglês, campeão europeu 100m, testou positivo para THG. Pela punição por 2 anos, pelas leis da Inglaterra, Chambers não poderá mais competir pelo país em Olimpíada.
02/04 – GREG RUSEDSKI, inglês, tênis. EAA. Fisioterapeutas da ATP são suspeitos de fornecer suplementos alimentares para 40 tenistas, com EAA na composição.)
05/04 – JULIANA KURY, brasileira, natação, 4 x 100 nado livre. EAA. Suspensa 1 ano.
06/04 – FERNANDO CORREA, uruguaio, futebol, seleção, cocaína, em jogo pelas eliminatórias da Copa. Suspenso 1 ano.
06/04 – TORRI EDWARDS, americana, campeã mundial dos 110m. rasos, niquetamida (estimulante). Suspensa 1 ano.
06/04 – JEROME YOUNG, americano, atletismo, 4×100, tem cassada sua medalha de ouro dos J.O. de Sydney-2000. Punição pela Corte de Arbitragem do Esporte.
07/04 – JORGE AGUDELO, colombiano, futebol do Once Caldas campeão da Libertadores/2004, cocaína. Suspenso 6 meses.
06/04 – Victor Conte, dono do Laboratórios Balco, fabricante do THG e investigado pela Polícia Federal dos Estados Unidos, “entrega” a lista de seus clientes usuários do hormônio: Lindford Christie (que já está suspenso por 2a. por uso de EAA), Marlene Ottey (idem), Michelle Collins (dos 200m. indoor), Marion Jones (velocista, 3 ouros em Sydney/00), Tim Montgomery (velocista, segundo marido de Marion e que recebeu convocação da Agência Americana por uso concomitante de THG, EPO, EAA e Insulina), Barry Bonds (do beisebol), Jason Giambi (do beisebol), Shane Mosley (do boxe), C.J.Hunter Jr (do arremesso de peso, primeiro marido de Marion e já banido do espoprte por uso de EAA), Chryste Gaines, (tricampeã mundial do 4×100), Alvin Harrison, (ouro em Sydney/00 no 4×400).
06/04 – FILIP MEIRHAEGUE, belga, campeão mundial de mountain bike e medalha de prata em Sydney/00, desistiu do esporte, flagrado com EPO, em treino na Áustria
07/04 – ALVIN HARRISON, americano, ouro no atletismo 4×400 em Sydney/00, por uso de modafinil (estimulante) no Campeonato Americano em junho de 2003. Suspenso 2a. e desligao da delegação americana aos JO de Atenas/04.
08/04 – BERNARD WILLIANS, americano, ouro no atletismo 4×100 em Sydney/00, exame positivo para maconha no GP de Sevilha em junho. Recebeu censura pública e teve a medalha cassada.
08/04 – CATHAL LOMBARD, irlandês, 10.000m, teste positivo para EPO.
08/04 – OSCAR CAMENZINO, suíço, ciclista, teste positivo para EPO. Cortado da delegação aos JO de Atenas e demitido de sua equipe, a suíça Phonak.
08/04 – JOVINO GONZÁLEZ, espanhol, canoista, teste positivo para EPO. Cortado da delegação aos JO de Atenas.
08/04 – DEREK NICHOLSON e ANDREW JAMES BRACK, gregos de origem americana, beisebol, EAA, desligados da delegação grega aos Jogos de Atenas.
08/04 – A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE NATAÇÃO, divulga a relação oficial de casos positivos desde 1992 até março de 2004. 1992 (1 caso), 1993 (6), 1994 (10), 1995 (11), 1996 (14), 1997 (15), 1998 (29), 1999 (16), 2000 (15), 2001 (25), 2002 (19), 2003 (21), 2004 até março (2).
08/04 – Doping nos Jogos Olímpicos de Atenas:
TORRY EDWARDS, americana, velocista, campeã mundial dos 100m., exame positivo para nicetamida (estimulante) em abril de 2004. Suspensa 2 anos.
KOSTAS KENTERIS, grego, ouro em Sydney/00, velocista e EKATERINA THANOU, grega, prata em Sydney/00, faltaram ao exame antidoping às vésperas dos jogos, alegando acidente de moto e internando-se em um hospital. O COI não acreditou e iniciou investigação.
ZOLDAN KACSKES, húngaro, halterofilismo, EAA, exame em Atenas, antes dos Jogos.
VICTOR CHISLEAN, da Moldávia, haterofilismo, EAA, exame em Atenas, antes dos Jogos.
PRATIMA KUMARI, indiana, halterofilismo, EAA, exame em Atenas, antes dos Jogos.
SA HBAZ SULE, turca, halterofilismo, EAA, em Atenas, antes dos Jogos.
WAFA AMMORI, marroquina, halterofilismo, EAA, em Atenas, antes dos Jogos.
DAVID MUNYASIA, queniano, boxe, por catina (estimulante), em Atenas, antes dos Jogos.
BORIS BURON, equatoriano, faltou ao exame, dizendo que estava hospitalizado em Moscou, na Rússia, vítima de um assalto. Estava convocado para exame, antes dos Jogos.
DARIO LECMAN, argentino, faltou ao exame, viajando imadiatamente para Buenos Aires, alegando problemas familiares. Exame seria antes dos Jogos.
MILAN HABORAK, eslovaco, do arremesso de peso, exame antes dos Jogos, substância não revelada.
AYE KHINE NAN, de Myanmar, 4a. colocada no haleterofilismo, por EAA.
MARIA LUISA CALLE, colombiana, ciclismo, bronze, por heptaminol (estimulante). Medalha cassada.
ADRIAN ANNUS, húngaro, martelo, ouro, por EAA, medalha cassada.
OLGA ASCHUKINA, do Usbequistão, do haterofilismo, por EAA. Banida dos Jogos.
THINGBAIJAM SANAMACHA, indiana, halterofilismo, diurético. Banida dos Jogos.
LEONIDAS SAMPANIS, grego, halterofilismo, bronze, EAA. Medalha cassada.
JOHN CAPEL, americano, velocista, maconha. Suspenso dos Jogos.
MABEL FONSECA, portorriquenha, da luta, por EAA. Suspensa dos Jogos.
FERENK GYURKOVICS, húngaro, prata no halterofilismo, EAA. Medalha cassada.
ROBERT FAZEKAS, húngaro, ouro no disco. Negou-se a fazer o exame e depois tentou trocar a urina. Medalha cassada.
ALEKSEY LESNICHIY, bielo-russo, do salto em altura, por clembuterol (EAA). Suspenso dos jogos.
OLENA OLEFIRENKO, ucraniana, do Skiff 4, com etamivan (estimulante). O time perdeu o ouro.
IRINA KORZHANENKO, russo, arremesso de peso, AAA. Cassada a medalha de ouro.
Tyler Hamilton, USA, ciclismo, ouro, autohemotransfusão.
Waterford Crystal, cavalo do irlandês Cian O Connor, medalha de ouro, tranquilizantes. A amostra B foi roubada quando chegava a Laboratório de Londres. Mas a amostra de sangue também colhida estava de posse do Laboratório das Oímpíadas. Analisada, foi confirmado o doping.
Nos Jogos Olímpoicos de 2004, um total de quatro cavalos testaram positivo para substâncias dopantes.
09/04
Arlete Soares Adão, brasileira, na Maratona do Rio de Janeiro, EAA, suspensa 2 anos.
Marcos Senna, brasileiro, futebol, do VillaReal da Espanha, cortoosteróide. Suspenso 60 dias e multa de 8.498 dólares.
Jonathan Bachini, italiano, futebol, Brescia (ITália), cocaina.
10/04
Adrian Mutu, romeno, futebolista, Chelsea (Inglaterra), cocaína. Suspenso 210 dias e multa de 28.000 euros.
Alvin Harrison, USA, 4×100, que já estava suspenso por 2 anos por doping, julgado no caso do Laborório Balco, recebe suspensão de 4 anos.
Comitê Olímpico da China, revela resultados em 2004: 10 atletas dopados (5 fisiculturistas, 2 lutadores, 2 corredores e 1 atirador).
ABC Landliebe, cavalo do irlandês Cian OConnor( o mesmo que teve um cavalo dopado na última Olimpíadas), testou positivo em exame realizado em maio de 2004. O cavaleiro justifica que era remédio para cólicas.
11/04
Marcelo Passos, brasileiro, futebolista, Paraná Clube, anfepramona. Pela legislação brasileira, pena de 120 a 360 dias e multa de R$50.000 a R$ 500.000.
Wanderson, brasileiro, basquetebol, nandrolona, suspenso 2 anos.
11/04
- Renê Highita, colombiano, goleiro de futebol do Aucas (Equador) em jogo contra o Olmedo em 24/10/04, por uso de cocaína. Foi goleiro da Colômbia nas Copas de 90 e 94.
- Jonathas Bachini, futebol, Brescia (Itália), por uso de cocaína, na derrota por 2×0 contra a Lazio em 22/09/04. Suspenso por 9 meses.
08/04
- Tim Montgomery, velocista americano, que foi banido do esporte pelo Comitê Olímpico Americano, apelou à Corte de Arbitragem do Esporte e será julgado em 2005.
- Calvin Harrison, irmão gêmeo de Alvin e também campeão olímpico 4×400 em 2000, teve um segundo teste positivo para estimulantes e foi suspenso por 2 anos.
- A Justiça da Grécia concluiu as investigações sobre os olímpicos Kostas Kenteris e Ekaterine Thanou. Veja no item 64 de Fatos Importantes Relacionados ao Doping.
09/04 : MARCELO GARCIA MOTTA, brasileiro, levantamento de peso, Jogos Paraolímpicos, EAA, suspenso 1 ano.
12/04 : Stefan Koubek, austríaco, tenista, 50º do ranking, positivo para triancinolona-acetamida. Suspenso 3 meses, pela Federação Internacional de Tênis.
11/04 : Estefânia, vôlei, Brasil, em jogo pela liga nacional: maconha. Punição de 20 dias com trabalho comunitário (fora das regras internacionais)
11/04 : LEONARDO COSTA, brasileiro, natação, EAA, supenso 2 anos.
12/04 : Fabiano da Silva Mello, vôlei, Brasil, em jogo pela liga nacional: anabolizantes. Punição de 40 dias com trabalho comunitário (fora das regras internacionais)
02/05 : YUKI YOKOSAWA, japonesa, judô, prata nos Jogos JO /2004,corticóide. Advertida pela Federação Internacional.
03/05 : JAMIE BURDEKIN, inglês, tênis em cadeira de rodas, cocaína. Suspenso 2 anos.
04/05 : DANILO CARREGA, brasileiro, natação, EAA em exame fora da competição. Suspenso 2 anos.
06/05 : Guillermo Cañas, tênis, argentino, diurético, no Torneio de Acapulco em fevereiro de 2005. Suspenso 2 anos.
08/05 : Depois de 5 anos, descobre-se que o maior ciclista dos últimos anos, LANCE ARMSTRONG, americano, heptacampeão da Volta da França, teve exame positivo em 1999 e o caso foi encoberto.
10/05 :MARIANO HHOD, tênis, Argentina,, 26 do ranking de duplas, teste positivo em Roland Garros, para finasteride ( droga para queda de cabelos, proibida).
12/05 :Tim Montgomery, velocista americano, suspenso por 2 anos, após longa investigação federal no Laboratório Balco que vendia estimulantes para atletas.
04/01 :JOSÉ IGNÁCIO CHELA, têsnis, argentino, supenso 3 meses, EAA.
10/05 :MARIANO PUERTA, tênis, argentino, suspenso 8 anos, por reincidência de uso e EAA.
10/05 : DANILO CARREGA, natação, Brasil, EAA. Suspenso 2 anos. parou de competir.
01/06 :Holger Fischer. alemão, tênis, suspenso 3 meses por uso de maconha. Alegou que a erva, fazia parte de bolachas que comeu em uma discoteca, quando disputava torneio na Suiça.
02/06 : Armando dos Santos, brasileiro, martelo, Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, nandrolona ( identificada por laboratório brasileiro), desligado da delegação, aguarda julgamento.
02/06 : Oito esquiadores são suspensos antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, por apresentarem alto nível de hemoglobina nos testes prévios a que foram submetidos 224 atletas. Provavelmente, usaram hemoglobina sintética ou autohemotransfusão, métodos proibidos. São eles : Evi Sachenbacher ( Alemanha), Kinkan Randall e Leif Zimmerman (USA),Sean Crooks(Canadá), Serguei Dolidovich e Aleksandr Lasutkin (Bulgária), Jean-Marc Gaillard(França) e Natália Matveeva(Rússia).
02/06 : Zach Lund, Bélgica, do skeleton, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim , suspenso por uso de finasterina, droga contra queda de cabelos (substância máscara de outra drogas).
02/06 : Olga Pyleva, russa, medalha de prata 15Km biatlo , Olimpíadas de Inverno de Turim, substância proibida não divulgada. Perdeu a medalha. Aguarda julgamento.
03-06 : REBECA GUSMÃO, natação, Brasil, E.A.A., alega ser resultado de ovários policísticos e a FINA manda o caso para a Corte Arbitral do Esporte, na Suiça, que em 09-05-07, declara-se inapta para fazer o julgamento.
06/06 – Floyd Landis, ciclista americano vencedor da Volta Da França de 2006, níveis elevados de testosterona.
06/06, JUSTIN GATTLIN, USA, atletismo , 100m, EAA, reincidente, suspenso 8 anos.
07/06, FELIPE, brasileiro, futebol, goileiro, Santos F.C., hidroclorotiazida ( mascarante), suspenso 60 dias.
07/06 : RENATA BURGOS, natação, Brasil. EAA. Suspensa 2 anos.
08/06 NILSON SERGIPANO, Brasil, futebol (Clube de Regatas Brasil), maconha, suspenso 90 dias.
09/06 : Nove dos onze atletas da seleção de levantamento de peso do Irã, tiveram teste positivo para testosterona e culparam o técnico Yourdon Ivanof. A seleção não vai disputar o mundial por causa desse fato. O campeão mundial Hossein Rezazadeh, foi um dos dois com teste negativo.
11-06 – FABRÍCIO DIEL VIEIRA, futebol, G.E. Brasil (RS), Brasil, campeonato brasileiro série C, maconha, suspenso 120 dias.
11/06 : ORLANDO SALIDO, mexicano, box, peso pena, substância não revelada, perdeu o título mundial pelo doping.
12/06 – UMAKANT SHARMA, indiano, xadrês, surpreendido com ponto eletrônico no ouvido. Suspenso 10 anos.
12/06 – NUNO, futebol, Benfica (Portugal). EAA. Suspenso 6 meses.
01/07 – OSCAR PEREIRO, Espanha, ciclismo, tem confirmado o doping na Volta da França de 2006, por salbutamol que ele alega ser para controlar asma. Foi vice-campeão na Volta e o título de Floyd Landis, também dopado, pode ser cassado.
01/07- RENATO SILVA, futebol, Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil), tetrahidrocanabinol – maconha, em jogo do campeonato carioca. pena de 120 dias. Dispensado do clube por justa causa.
03/07, LUIZ ANDRÉ, Brasil, futebol, Criciuma, salbutamol, suspenso 60 dias.
04/07, MARCÃO, futebol, Brasil, Internacional, finasterida, suspenso 60 dias.
05/07 : FININHO, FUTEBOL, BRASIL, Veranópolis(RS),campeonato regional, sibutramina, absolvido.
ADANS, futebol, Brasil, Criciuma(SC), campeonato regional, sibutramina, absolvido.
LÉO GUERREIRO, futebol, Brasil, Brasiliense (DF), campeonato brasileiro, cocaína, suspenso 120 dias.
WALKER, futebol, Brasil, Náutico(PE), cameponato brasileiro, sibutramina, suspenso 120 dias.
FABRÍCIO, futebol, Brasill, Barueri(SP), campeonato regional, cocaína,. suspenso 120 dias.
ALEX ALVES, futebol, Brasil, Juventude (RS), campeonato brasileiro, sibutramina, suspenso 120 dias.
RENATO SILVA, futebol, Brasil, Fluminense(RJ), campeonato regional, 60 dias e trabalho social.
JULIO CE$SAR, futebol, Brasil, Juventude(RS), campeonato regional, sibutramina, suspenso, 120 dias
EDINHO, FUTEBOL, BRASIL, VERANÓPOLIS(RS), campeonato regional, sibutramina, suspenso, 120 dias
OBS : após os julgamentos, a Agência de Vigilância Sanitária no Brasil, proibiu atividades de uma empresa de produtos alimentícios que misturava sibutramina aos seus produtos. Todos os atletas pegos no exame antidoping com sibutramina, haviam, declarado em suas fichas de coleta o uso de um mesmo suplemento alimentar, do mesmo fabricante.
06-07- MAGNO NAZARETH DO PRADO, brasileiro, ciclista, sibutramina, suspenso 1 ano.
06-07 – ALESSANDRO PETACCHI, ciclista, Itália; LEONARDO PIEPOLI, ciclista, Itália e IBAN MAYO, ciclista, Espanha : testes positivos para EAA na Volta da Itália de 2007. Aguardam julgamento.
06-07 – ANGELO PAGGOTO, goleiro, Croatone ( série B, da Itália, futebol). Cocaína. reincidente. Suspensão definitiva.
07-07 :JORGE VAZQUES(beisebol). CARLOS ALBERTO GASTELUM(beisebol), FRANCISCO RIZO (halterofilismo), ADRIANA FERNANDEZ( atletismo), KARINA MORALES ( pentatlo moderno), MÉXICO, EAA, suspensos e desligados da delegação mexicana para o Pan-RIO 2007. Também suspenso um tenista de nome não revelado.
07-07 : DODÔ, Brasilo, futebol, Botafogo (RJ), campeonato brasileiro, fenproporex, suspenso 120 dias e depois absolvido num segundo julgamento. A FIFA solicita relatório dessa absolvição à CBF.
07-07 : MICHAEL RASMUSSEN , ciclismo, Dinamarca, Volta da França, não compareceu para coleta de urina e foi desligado da competição.
07-07 : ADÃOZINHO, futebol, Brasil (América-RN), isometeptano, suspenso 120 dias.
07-07 : REBECA GUSMÃO , natação, Brasil, E.A.A. exógeno em teste fora da competição. No mesmo mês, no PAN do Rio de Janeiro faz 4 testes e as amostras são consideradas atípicas porque em duas delas são encontradas células epiteliais que possibilita o teste de DNA que mostram que essas células não são da mesma pessoa. Em 10-07 a Confederação Brasileira de Natação reconhece a fraude e o caso é levado à políciia. Nessa mesma época é suspensa preventivamente e perde as 3 medalhas ( duas de ouro e uma de prata) dos Jogos. Em 01-08, os exames de contraprova do antidoping do Pan deu positivo para E.A.A.(testosterona). É suspensa pela FINA por 2 anos, em 05-08.
07/07 : FABRÍCIO MAFRA, Brasil, halterofilismo, Pan RJ,EAA.
07/07 : PEDRO RAYA ROJAS, Nicarágua, beisebol, Pan RJ, EAA.
07/07 : LIBARDO NIÑO : Colômbia, ciclismo, Pan RJ, eritropoietina.
08/07 : NINO LIBARDO, colombiano, ciclismo, Pan-Americano do Rio, EPO, perdeu medalha de prata.
08-07 : LUIZ ANDRÉ, futebol, Brasil, (Criciuma-SC), salbutamol, suspenso 120 dias.
08-07 :A WADA inclui na lista de proibidos os SARMS (moduladores seletivos de receptor de andrógenos), que funcionam como EAA
09-07 : O médico Carlos Eduardo Damasceno, do Paulista de Jundiai(SP), Brasil, é banido do futebol, por ter receitado isometepteno, para tratar enxaqueca de um jogador do seu clube.
09-07 : WAGUINHO, futebol, Brasil (Portuguesa de Desportos-SP), maconha, suspenso, 120 dias.
10/07 : ROMÁRIO, futebol, Brasil, Vasco da Gama, finasterida, suspenso 120 dias e absolvido em 02/08 pelo Superior Tribunal de Justça Desportiva.
10-07: Floyd Landis, ciclista americano, surprendido por testosterona na 17a. etapa da Volta Ciclística da França-o6, foi considerado culpado pela Justiça Desportiva dos Estados Unidos. Vai apelar para a Corte de Arbitragem do Esporte, na Suiça.
10/07: Jaqueline, volei, Brasil, sibutramina, nos Jogos
Panamericanos do Rio em julho/07, tem sua pena
reduzida de 14 para 3 meses, na Itália, pais onde joga.
11/07 : MARTINA HINGIS, suiça, tênis, uma das maiores do mundo em todos os tempos, vencedora de 5 Grand Slam, cocaína , em Wimbledon, resolveu se afastar definitivamente do tênis, aos 27 anos.
11/07:ROGÉRIO KARFULKENSTEIN, natação, Brasil.EAA. Suspenso 2 anos. Abandonou a natação.

3/08 : MARION JONES, atletismo USA, 5 medalhas em
Sidney-2000( 3 de ouro) foi condenada a 6 meses de
prisão no Texas, por ter mentido no julgamento de
doping.
04-08 : Paulo Salustiano, automobilista, Brasil, substância não divulgada., em prova de Stock Car Light.
06-08 : Rodrigo Souto, Brasileiro, Futebol, Santos F.C ( em jogo pela Libertadores da América ), cocaína, suspenso 2 anos.
07/08 : JESSICA HARDY, natação, USA, clembuterol. Suspensa 1 ano.
09/08 : Rebeca Gusmão, nadadora, Brasil . Julgada pela
FINA por 2 casos positivos sendo um com suspeita
de fraude, é banida do esporte.
09/08 : Marion Jones, USA, atletismo, deixa a Prisão
Federal do Texas após 6 meses de prisão por
ter mentido no julgamento de doping.
09/08 : Dodô, futebol, Brasil, fenproporex. Depois de absolvido pela legislação esportiva brasileira, foi julgado pela Comissão Médica da FIFA e é suspenso por 2 anos.
10/08 : RODRIGO PESSOA, brasileiro, hipismo, suspenso 4 meses por doping em seu cavalo Rufus ( novinamide, antinflamatório da família capsaicina).
11/08 : Marcio Santos, Brasil, futebol, ABC(RN) em jogo pela série B do Campeonato Brasileiro . Clostebol.
11/08: ELIZÂNGELA PEREIRA PAULINO, Brasil, vôlei, clube Castellana da Itáilia, isomepteno, suspensa 1 ano;
12-08 : ALBINA AKHATOVA, YEKATERINA IOURIEVA, DIMITRY YAROSHENKO, russos,, biatlo. , Copa do Mundo de Inverno, na Suécia, droga não revelada;
01-09 : MARCIO SANTOS, Brasil, futebol, ABC de Natal(RN), clostebol
02/09 : RODRIGO SOUTO, futebol, Santos F.C. (Brasil) acusado de doping por cocaina em 03/08 em jogo pela Copa Libertadores, em Oruro na Bolívia, havia sido suspenso por 2 anos pela Conmebol. Julgado pela Corte Arbitral do Esporte, foi absolvido porque o laboratório do Uruguai que realizou o exame não é credenciado pela WADA
04/09 : BOB, vôlei, São Bernardo, Brasil, maconha. Suspenso preventivamente.
04/09- CARROZIERI, Itália, futebol (Palermo). Cocaína. Suspenso.
04/09: COI refez alguns exames dos J.O Pequim-07 e encontrou 6 casos positivos. Não revelou nomes.
04/09 : ALEX ARSENO, WEBER KLEBERSON, ALCIDES VIEIRA e ALEX DINIZ, ciclismo, Brasil, eritropoietina. Suspensos.
05/09 : WILLIAN GOMES AMORIM, atletismo, corrida, Brasil, testosterona, suspenso preventivamente.
05/09 : RICHARD GASQUET, França, tênis, cocaína;
05/09: TOM BOONEN, Bélgica, ciclismo, cocaína.
05/09 > CLEMILDA, Brasil, ciclismo, em Volta da Itáilia, uso de anfetamina e diurético. Suspensa 2 anos, voltou a competir no Pan de Guadalajara em outubro:2011
06/09 : JOÃO GABRIEL, (Brasil), salto com vara e FERNANDA GONÇALVES (Brasil), salto em distância, boldenona, suspensos.
06/09 : MARIANA OHATA, Brasil, triatlo, reincidente, em 2002= anfetamina, em 2009 = furosemida. Suspensa por 6 anos
06-09 :YURI VAN GELDER, Holanda, ginástica, campeão mundial em argolas, cocaina, Susoenso 1 ano e perdeu a medalha de ouro do campeonato holandês.
06/09 : BRUNO LINS, JORGE CÉLIO, JOSIANE TITO, LUCIANA FRANÇA, LUCIMARA SILVESTRE, brasil, atletismo, EPO, suspensos 2 anos.
06/09 : MARCELO MOREIRA e DANIEL FERREIRA, Brasil, atletismo, mefentermina, suspensos.
07-09 : LUCIMAR TEODORO, Brasil, atletismo, 400m com barreira, corticosteróide.
07/09 ; HAMILTON DE CASTILHO, Brasil, atletismo, EAA, suspenso 2 anos.
07/09 : JENIFER SILVA, Brasil, atletismo, isometepteno, advertida.
07/09 : LEONARDO DOS SANTOS, Brasil, atletismo, estanozolol, suspenso 2 anos.
07/09 : MARCOS FÉLIX, Brasil, atletismo, prednisolona, suspenso 3 meses.
07/09 : WILLIAN AMORIN, Brasil, atletismo, EAA, suspenso provisoriamente.
07/09 : EVELYN SANTOS e RODRIGO BASGAS, brasil, atletismo, confessaram uso de EPO, afastados.
07/09 : Confirmado depois de um ano, o doping de RASHID RAMZI, Marrocos, nas Olimpíadas de Pequim, vencedor dos 1500 m. no atletismo.
07/09 : DANILO DI LUCA, Itália, ciclismo, vice-campeão da Volta da Itália, eritropoietina.
08/09 : DANIEL LOPES FERREIRA, Brasil, atletismo, anfetaminas. Suspenso.
08/09 : AILSON, futebol, Brasil, Brasiliense, isometeptano, suspenso 2 meses,
08/09 : CANNAVARO, Itália, futebol, Juventus e Seleção italiana, cortisona ( alegou uso por picadas de abelhas )
08/09 : LORENA DE ARAUJO, Brasil, natação, triatlon, estanozolol, suspensa 2 anos
08/09 : DENILSON RAIMUNDO DE SOUZA , Brasil, halterofilismo, paraolímpico, diurético.
08-09 : EMERSON JUNIOR BARBOSA, Brasil, halterofilismo, paraolímpico, EAA.
09/09 : CLÁUDIO LUIZ, futebol, Náutico (Brasil), isometeptano, suspenso 2 meses.
10/09 :GUO LINNA, chinês, remo, EAA, suspenso pela federação chinesa por 4 anos.
10/09 : WANG JING, chinês, atletismo (100m), EAA, banido pela federação local;
10/09 : ZHANG HUI, chinês, treinador da seleção de remo, foi banido do esporte, por usar EAA em atletas.
10/10 : DAIANE DOS SANTOS, Brasil, ginástica, furosemida, suspensa 5 meses.
11/09 : Willian Salgado Gomes, Brasil, fundista (atletismo), E.A.A. Suspenso.
12/09 : JOBSON, Brasil, futebol, Botafogo (RJ) cocaína; Julgado em abril/2010, pena de 6 meses.Em novo julgamento no STJD em 01/10, confessa o doping e é suspenso por 2 anos. Em recurso, a pena volta para 6 meses. Julgado pela Corte Arbitral do Esporte em setembro/2011, tem mais 6 meses de pena.
01/10 : Confederação Brasileira de Atletismo, confirma registro de 16 casos positivos no ano de 2009.
04/10: LUIZÃO, Brasil, futebol, Mogi Mirim, substância não revelada.
04/10 : DAYNARA DE PAULA, natação, Brasil. fUROSEMISA
04/10 : DAIANE BECKER, NATAÇÃO, bRASIL, EAA.
o5/10 :JAYME NETTO Jr e INALDO JUSTINO DE SENA, técnicos brasileiros de atletismo foram banidos do esporte, por causa de doping coletivo na equipe da Rede pão de Açucar
05/10: ALEJANDRO VALVERDE, Espanha, ciclismo, teve confirmada sua punição por 2 anos, envolvido na chamada Operação Porto de uso ilegal de substância dopante.
07/10: ALBERTO CONTADOR,ciclista, Espanha,, tricampeão da Volta da França, clembuterol. Aguarda suuspensão por 2 anos.
08/10 : RENÊ, futebol, Brasil, goleiro, E.C.Bahia, diurético. Suspenso 1 ano
08/10: SHELLY-ANN FRASER, velocista(100m), Jamaica, campeã mundial e olímpica, oxicodona. Suspensa 2 anos.
10/10 :WALTER ERVITI e FEDERICO SARDELI, futebol, Banfield, Argentina, estimulantes.
10/10 : LAUREN GOULART E SAMUEL DE BONA . Brasil, maratona aquática, EPO.
10/10 : OSWALDO LUIZ, futebol, Brasil. América/RN, maconha, suspenso 2 meses.
10/10 : ROBERTO CERECEDA, futebol, ColoColo, Chile, cocaína.
10/10 : FREDERICK BOUSQUET, França, natação, substância não revelada, suspenso 2 meses.
10/10 : RADAEL MENEZES SANTOS, triatlon, Brasil, EAA
1010 : HENRIQUE SIQUEIRA DE OLIOVEIRA, triatlon, Brasil, EPO.
11/10 : WILMER MEDINA, futebol, Colombia, maconha , em jogo da Copa Sul-americana.
11/10 : VINICIUS, Brasil, futebol. Itumbiabar-MG, fenproporex, susoenso 6 meses.
1110 : DIANA TAURASI, USA, basquete na Turquia (Fenerbahçe), modafinil( usado em distúrbios do sono)
11/10 : GEISA ARAUJO, arremesso de peso, Brasil, diurético.
12/10 : JOSÉ ALESSANDRO BAGIO, marcha, Brasil, EPO
11/10 : SAMUEL DE BONA, brasileiro, maratona aquática, metilhexaneamina ( encontrada em suplementos). Suspenso 30 dias.
12/10 : MARLON, Brasil, futebol, Duque de Caias-RJ, cocaína, suspenso 6 meses,
12/10 : Confederação Brasileira de Atletismo, confirma 8 casos positivos em 2010. GEISA ARCANJO, (diurético), MARIA ZEFERINA BALDAIA, MÁRCIO DE CAMPOS MATOS, MARCELO HENRIQUE ROCHA, LOURIVAL LIBÂNEO, SIMONE ALVES DA SILVA E PAULO VITOT LUNKES.
01/11 : PEDRO LOPES, ciclismo, Portugal, reincidente, suspenso por 15 ano
03/11: KOLO TOURÉ, futebol, marfinense, do Manchester City, anfetamina ( remédio da esposa para emagrecer-sic), aguarda julgamento.
03/11 : WILDER MEDINA, colombiano, futebol, Tolima, maconha.
03/11 : ANASTASIYA MELNYCHENKO, ginasta, Ucrânia, furosemida, suspensa 2 meses. Tem 15 anos de idade.
03/11 : SHERMAN TREZZA DE PAIVA, PEDRO NICÁCIO, JOÃO PAULO DE OLIVEIRA, LUCAS ONESCO, JAIR FERNANDO DOS SANTOS, FÁBIO RIBEIRO JR, ROGÉRIO DOS REIS, EDSON MARCOS DE CARVALHO, BRASIL, ciclismo, flagrados pela União Ciclística Internacional e escondios pela Confederação Brasileira. Todos punidos.
04;/11 : FABIOLA MOLINA, MARATONA AQUÁTICA, BRASIL, metilexanamina, punição de 2 meses.
05/11 : JOÃO GABRIEL SCHLITTLER, brasil, judÔ, clostebol. Suspenso,
05/11 : ROBERT KENDRICK, tênis, USA, em Roland Garros, metilexanamina, suspenso 8 meses.
06/11 : ZINHA, EDGAR DUEÑAS, BERMUDEZ, OCHOA, FRANCISCO RODRIGUES, fuebol, seleção mexicana, Copa Ouro, todos com Clembusteral. Justificaram o consumo de carne contaminada
06/11 : JONG SUN SONG E SIM POK JONG, Coréia do Norte, futebol feminino, antes de jogo contra Colômbia, no mundial. Suspensas provisoriamente pela FIFA que não divulgou a droga.
06/11 : CESAR CIELO, NICOLAS SANTOS, VINICIUS WAKED e HENRIQUE BARBOSA, natação, Brasil, Troféu Maria Lenk em maio/2011, Furosemida.Labor5atório de manipulação assumiu a contaminação. Receberam advertência da CBD.
07/11 : PEDRO SOLBERG, Brasil, vôlei de praia, EAA. Suspenso preventivamente.
08/11 : MIKE ROGERS, velocista, USA, estimulante. Suspenso 8 meses.sil, halterofilismo,paraolímpico, metilhexaneamina, suspenso 6 meses.
08/11 : ROSNE KIRSH E VERENALDO PEREIRA, Brasil, ciclismo, campeonatop brasileiro, EPO, suspensos 2 anos.
08/11 : SANDRO ALVES DA SILVA, Brasil, halterofilismo, paraolímpico, metilhexaneamina, suspenso 6 meses.
09/11 : ELIANE LUANDA PEREIRA DA SILBA, Brasil, corredora, dexametasona, suspensa 3 meses.
10/11 ; AARON RATHY, Canadá, Wakeboard, metilhexenanamina. ÚNICO CASO POSITIVO NO PAN DE GUADAJARA
11/11 : CHRIS LEBEN, USA, UFC(MBA), analgésico proibido, suspenso 1 ano. É reicidente. Em 2008 foi pego por EAA
11/11 : CLAUDEMAR SANTIN , bRASIL, HALTEROFILISMO, Paraolimpíada de Guadalajara, tamoxifeno, suspenso 2 anos.
12/11 : ELTON SILVA, brasil, ciclismo, Volta Ciclística Internacional, mefentermina, suspenso 2 anos.
12/11 : TIAGO DAMASCENO, FLÁVIO REBLIN, WAGNER ALVES, Brasil, ciclismo, Volta Ciclística Internacional do RJ (Wagner) e Tour do RJ ( Tiago e Flávio), estanozolol, suspensos 2 anos.
02/12 : JAN ULRICH, Alemanha, ciclismo : suspenso 2 anos pela Corte Arbitral do Esporte, por par4ticipação em esquema de doping na Espanha.
03/12 : OVEREEM, holandês , UFC ( artes marciais mistas). EAA
05/12 : JULIANA DA SILVA MOREIRA, Brasil, velocista, methandienone. Suspensa 2 anos.
05/12 : DIMITRIUS CHONDROKOUKIS, Grécia, salto em altura, campeão mundial, estanozolol, suspenso e cortado das Olimpíadas de Londres.
05/12 : LANCE ARMSTRONG , USA, ciclismo, heptacampeão da Volta da França. Mais uma acusação. Desta vez no exame de sangue : eritropoietina entre 2009 e 2010. Parou com o ciclismo, competia no triatlon. Agora está suspenso.
05/12 : MYROSLAV DYKUN, grã-Bretanha, luta greco-romana, EAA. Aguarda julgamento.
05/12 : FLÁVIA DELAROLI, e PAMELA DE SOUZA, brasil, natação, substsâncias ainda não divulgadas.
05/12 : GLAUBER SILVA, Brasilo, natação, borboleta. EAA. Suspenso 2 anos.
05/12 : JOSÉ MAGNO DOS SANTOS e ROSELI VIANA ELIAS, Brasil, fundistas de rua. aguardam julgamento.
06/12 : NATALIA BURIAN, Brasil, basquete, EAA. Suspensa 18 meses.
06/12 : RODOLFO, goleiro do C.A paranaense, Brasil, cocaína, suspenso 6 meses.
07/12 : NADEZHDA OSTAPCHUK, bielorrusa, arremesso de peso, metenelone, J.O. Londres, perdeu a medalha de ouro.
08/12 : Lance Armstrong, ciclista, USA é banido definitivamente do esporte. Uso constante de eritropoietina de 1999 a 2005. Perdeu todos os 7 títulos da Volta da França
12/12 : GHFRAN ALMOUHAMAD , atleta síria, 400 com barreiras, metilhexanamina, suspensa por 9 meses.
12/12 ; KARIN MEY MELIS, turca, salto, testosterona, suspensa 2 anos.
12/12 : TOQUINHO, Brasil , MMA (UFC), testosterona, suspenso 9 meses.
Fonte: http://drosmar.com/dopping/lista-de-atletas-dopados-1997-ate-2010/

Fonte... Blog do Coach Pussi.


Coaracy Nunes é reeleito presidente da CBDA para o 7º, e último, mandato

Votação elege dirigente de forma unânime para o período de 2013 a 2017; Coaracy anuncia que não se canditará novamente e 'começa a se despedir'

Coaracy Nunes parque Aquático Julio Delamare  (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)
Coaracy Nunes é reeleito presidente da CBDA pela
sétima vez consecutiva .
Coaracy Nunes Filho vai para o seu sétimo - e último - mandato à frente da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA). A entidade que gere natação, maratonas aquáticas, polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais conheceu seu presidente para o período dos próximos quatro anos (2013 a 2017) na manhã deste sábado. Coaracy foi eleito de forma unânime pelos dirigentes das 27 federações estaduais e garantiu que está se "despedindo":
- Agradeço a confiança de todos os presidentes. Vou fazer tudo para auxiliar os estados a se desenvolverem ainda mais. Estes próximos quatro anos são os meus últimos e começo a me despedir. A verdade é que já quis sair antes, mas gostaria de realizar o sonho de estar na CBDA quando os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerem. É um sonho realizado com trabalho de muitos anos e do qual fiz parte. Foi incrível ser presidente da CBDA e agradeço do fundo do coração a cada um que ajudou neste caminho. As dificuldades, as divergências, as lutas, tudo enfim contribuiu para a maturidade da entidade, para o avanço. Vamos em frente – disse.
Coaracy Nunes está no comando da CBDA há 24 anos seguidos - desde 1988. Neste ano, o dirigente concorreu em chapa única e não teve concorrentes para se reeleger. O regimento da Assembleia Geral determina que as chapas que concorrem no pleito devem se inscrever com antecedência e ter, no mínimo, o apoio de cinco federações filiadas. A chapa "Muda CBDA" não conseguiu viabilizar a candidatura a tempo.
Além da eleição, a Assembleia prestou contas das ações realizadas, aprovou os calendários de 2013 nas cinco modalidades e debateu os projetos para o próximo quadriênio.


25 anos de Coaracy Nunes na CBDA

Coaracy Nunes – foto de Juvenal Pereira
No dia 4 de janeiro de 1984, a Folha de São Paulo destacava um conflito entre os clubes tradicionais do país e os clubes empresas que estavam começando a ganhar espaço e domínio no voleibol nacional. Era a fase Bradesco Atlântica, Supergasbrás, Banespa e Pirelli. O outro grupo representado por clubes tradicionais como Flamengo, Fluminense. Coaracy Nunes, então diretor de esportes olímpicos do Fluminense fez uma crítica pública ao Presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Carlos Nuzman.

No dia 21 de janeiro de 1985, a Folha publicava a criação da UNN – União Nacional dos Nadadores, uma entidade criada pelos próprios atletas durante o Troféu Brasil realizado em Campinas e que logo na sua primeira reunião anunciava o apoio a candidatura da oposição para as eleições da Confederação Brasileira de Natação.

No dia seguinte, Ricardo Prado criticou o atual estágio da natação brasileira. Pradinho estava entre os famosos atletas que fizeram parte da criação da UNN entre eles Jorge Fernandes, Djan Madruga , Patricia Amorim, Luis Francisco Carvalho. A UNN declarou que vai pedir aos Presidentes de Federações que votem na oposição. O candidato da situação, Ruben Márcio Dinard, declarou que não reconhecia a entidade por não ser um órgão oficial. Tanto a situação (Ruben Márcio) como a oposição (Coaracy) se declaram eleitos já com seus votos suficientes para a vitória.

Dia 23 de janeiro de 1985, o Comitê Olímpico Brasileiro declara seu apoio a candidatura da situação através de uma carta de apoio do vice Presidente do órgão, brigadeiro Jerônimo Bastos, então com 81 anos de idade. Ao explicar seu apoio, o Brigadeiro reconheceu que era por conta de conhecer e trabalhar com o pai de Ruben Márcio há 22 anos e não conhecer o outro candidato. Coaracy Nunes declarou que ao não ser “conhecido” pelo Brigadeiro era a comprovação de que ele estava ultrapassado.

Folha de São Paulo, 24 de janeiro de 1985, dia da eleição. Coaracy Nunes candidato da oposição, advogado, 52 anos, combate a “Dinardia”, nome que ele mesmo criou para os 22 anos de comando de Ruben Dinard a frente da CBN. Coaracy já havia sido vice presidente da FARJ, vice dos esportes amadores do Fluminense e na época ocupadva o cargo de assessor jurídico da FARJ. Ruben Márcio, segundo o jornal, 37 anos, tinha dois anos de experiência administrativa na CBN mas nunca havia exercido qualquer cargo diretivo no esporte.
Coaracy tinha uma proposta para a sua administração baseada em quatro pontos: reorganização da estrutura técnico-administrativa, elaboração de programas de massificação, interiorização e promoção dos quatro esportes aquaticos. Ainda na proposta, um ajuste no calendário nacional deixando-o compatível com o Americano e o europeu. O candidato da oposição anunciava que iria “escutar muito” a ABTN (Associação Brasileira dos Treinadores de Natação) e a UNN (União Nacional dos Nadadores).
Ruben Márcio era destacado pelo apoio forte de nomes como o Presidente da FIFA João Havelange, o Presidente do COB Sílvio de Magalhães Padilha e o seu vice Brigadeiro Jerônimo Bastos, todos apoiando por conta da amizade com o pai do candidato, segundo o jornal.

Folha de São Paulo, 25 de janeiro de 1985, Ruben Márcio ganha a eleição por 13 votos contra 11 de Coaracy Nunes. Ruben Márcio, o novo Presidente, declarou que “nadador não ganha eleição”. Coaracy fez questão de anunciar os nomes dos traidores aos diversos nadadores presentes para que todos ficassem sabendo quais os Presidentes de Federação que haviam prometido votar na oposição e mudaram de opinião: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rondônia, Piauí e Rio Grande do Norte.

Folha de São Paulo, 1o de fevereiro de 1985. O Comitê OLímpico Brasileiro através de seu Presidente Sílvio de Magalhães Padilha anuncia em nota oficial que não interferiu em nenhuma parte da eleição da CBN.
O candidato derrotado Coaracy Nunes pede que o novo Presidente eleito tenha a dignidade que peça renúncia e anuncie novas eleições por conta das inúmeras irregularidades. Segundo Coaracy, duas Federações não tinham seus estatutos aprovados (Amapá e Pernambuco) e outras duas não tinham qualquer registro no CND (Piauí e Rondônia).


No dia 23 de fevereiro de 1985, o advogado Valed Perry contratado por Coaracy Nunes anuncia que uma intervenção na CBN é bem provável. Segundo o advogado, um total de oito federações estaduais (cinco que votaram em Ruben Márcio e três em Coaracy) estavam com seus estatutos irregulares não aprovados pelo CND e Ministério da Educação. O jornal ainda destaca que a Federação Gaúcha não aprova o seu estatuto desde 1957 e dá um resultado diferente do anunciado anteriormente para as eleições: Ruben Márcio 11 X 9 Coaracy.

Folha de São Paulo, 14 de março de 1985, o assessor do CND Ivan Paixão emite opinião de que as eleições da CBN devem ser anuladas. Os EStados de Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Roraima e Piauí não poderiam ter participado das eleições. O caso sera julgado até o dia 22 próximo.

Folha de São Paulo, 15 de março de 1985, Coaracy Nunes comenta a provável decisão do CND e ainda contesta o fato das eleições terem sido manipuladas, realizadas na sede do COB onde o seu Presidente e Vice apoiaram a chapa vencedora e o Presidente da mesa ter sido utilizando o voto de Minerva do ex-Presidente Ruben Dinard, que nem membro da mesa era.

Folha de São Paulo, 23 de março de 1985, Ivan Paixão, assessor jurídico do CND encaminha oficialmente o pedido de que as eleições da CBN sejam anuladas por conta de irregularidades em oito federações votantes na assembleia.

Folha de São Paulo, 30 de março de 1985, por seis a dois o CND mesmo reconhecendo as irregularidades das eleições da CBN recusou o pedido de impugnação solicitado pelo advogado Valed Perry representante das Federações do Amazonas, Rio de Janeiro e Pará. Segundo o relator, caso estas federações tivessem de ser impugnadas deveria ter sido feito na assembléia.
Coaracy Nunes ainda não decidiu se irá ou não apelar da decisão para a justiça comum. O candidato eleito Ruben Márcio apenas comentou: “Coaracy é um eterno perdedor”.

Folha de São Paulo, 18 de abril de 1985, as Federações do Pará, Amazonas e Rio de Janeiro entregam um pedido de intervenção ao Ministro da Educação Marco Maciel para anular as eleições da CBN.

Folha de São Paulo, 24 de abril de 1985, o Ministério da Educação envia pela segunda vez um pedido de explicação ao CND pela decisão de aprovar as eleições mesmo com 8 federações votando em situação irregular.

Folha de São Paulo, 7 de maio de 1985, o Ministro Marco Maciel anuncia a intervenção na CBN anulando as eleições de janeiro. Patricia Amorim, nadadora do Flamengo e recordista sul-americana declarou que agora os Presidentes de Federação que votaram no Ruben Márcio devem ter vergonha e votar no Coaracy. Outro nadador, Maviael Sampaio Neto, e representante da UNN no Rio declarou que nunca treinou com tanta motivação como ontem ao saber da decisão do Ministério.
Coaracy declarou que a decisão é a comprovação da chegada da Nova República a natação brasileira.

Folha de São Paulo, 8 de maio de 1985, Maria Lenk, 72 anos de idade, é anunciada como interventora da CBN. Coaracy Nunes já anuncia que está trabalhando em novos votos de apoio enquanto que Ruben Márcio criticou o Ministro Marco Maciel a quem chamou de prepotente.

Folha de São Paulo, 10 de maio de 1985, Ruben Márcio entra com um recurso no TFR – Tribunal Federal de Recursos contra a decisão do Ministro Marco Maciel que considerou illegal a decisão do CND ao aprovar o resultado das eleições da CBN.

Folha de São Paulo, 11 de maio de 1985, Maria Lenk toma posse como Presidente Interventora da CBN. O General Cesar Montagna sugere um nome de consenso para dirigir a natação brasileira e diz que nenhum dos dois candidatos (Ruben Márcio e Coaracy) tem credibilidade para dirigir a natação. Coaracy diz que o candidato de consenso é ele, por conta do apoio que tem de “todos os nadadores do país”. Ruben Márcio diz que prefere esperar pela decisão do TFR para tomar qualquer posição.

Folha de São Paulo, 15 de setembro de 1985, enquanto se aguarda a decisão do TFR as novas eleições da CBN não são marcadas seguindo a interventoria de Maria Lenk. Coaracy Nunes apoiado pela UNN declara que “não há porque ter medo dos atletas, eles são as maiores estrelas do esporte”. Quando assumir a CBN Coaracy prometeu colocar um atleta na comissão técnica da entidade.

Folha de São Paulo, 23 de novembro de 1985, depois de ser afastado da Presidência da CBN em 7 de maio, Ruben Márcio reassume a entidade por decisão do TFR que anulou a decisão do Ministério da Educação.

Não demorou muito a passagem de Rubem Márcio pela CBN. Ele mesmo decidiu fazer um acordo com Coaracy Nunes Filho. Coaracy assumiu a presidência da entidade e Rubem Márcio chegou a FINA como árbitro. Aliás, Rubem Márcio esteve a frente da arbitragem brasileira por 20 anos dentro da administração Coaracy. Afastado por motivos de saúde, Rubem manteve sempre uma boa relação de cordialidade com aquele que trocou muitas farpas durante o período de campanha.

Coaracy Nunes eleito Presidente da CBN em 1988, mesmo ano em que mudou o nome da entidade para CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. No ano seguinte, assinava o primeiro grande contrato de patrocínio com os Correios, entidade que até hoje está a serviço dos esportes aquáticos no Brasil.

Coaracy foi re-eleito em 1992, 1996, 2000, 2004, 2009 todas as vezes por unanimidade e aclamação, sem qualquer oposição.

sexta-feira, 8 de março de 2013



A TODAS AS MÃES QUE FAZEM A ROLNAN ESPORTE.
TODO DIA É DIA DA MULHER!

segunda-feira, 4 de março de 2013


Em visita do COI, Tóquio apresenta maquete com planos para 2020

Cidade concorre com Madri e Istambul para sediar as Olimpíadas

Cidade candidata a receber os Jogos de 2020, Tóquio recebe, de 4 a 7 de março, a visita da Comissão Avaliadora do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nesta segunda-feira, os 14 membros da comitiva, incluindo o vice-presidente da entidade, Craig Reedie, participaram de uma recepção oficial e assistiram à apresentação de maquetes representativas da estrutura planejada para receber as Olimpíadas.
- Tóquio-2020, inspirará muitos outros, como fez em 1964 (quando foi sede da disputa). Prometemos o mais completo apoio para o que tem sido o sonho da minha vida. O espírito olímpico deve servir agora para ajudar a Ásia a crescer – disse o primeiro ministro Shinzo Abe.
maquete jogos olímpicos 2020 tóquio (Foto: Agência EFE)Maquete mostra os planos para a construção da Vila Olímpica, casa dos competidores.
maquete jogos olímpicos 2020 tóquio (Foto: Agência EFE)Plaquinhas indicam a distribuição dos locais de competição pela cidade .
maquete jogos olímpicos 2020 tóquio (Foto: Agência EFE)
No detalhe, a indicação do local que receberá Futebol, Futebol de 7 e hóquei .
A comitiva do COI também viajará para Madri, onde conhecerá, de 18 a 21 de março, os planos espanhóis para receber o evento. A última parada será em Istambul, na Turquia, de 25 a 27 do mesmo mês. O anúncio da cidadã vencedora será feito no dia 7 de setembro, em Buenos Aires.

Rio 2016: cinco modalidades ainda estão com suas sedes indefinidas

Saltos ornamentais, basquete, hóquei e esgrima fazem pedidos a Comitê Organizador para apresentar propostas alternativas. Rúgbi segue sem casa

A Federação Internacional de Natação (Fina) não foi a única a sugerir ao Comitê Organizador dos Jogos de 2016 uma mudança. Alegando a necessidade de contar com uma piscina exclusiva para o polo aquático durante o evento, a Fina argumentou que as provas de saltos ornamentais precisam ser realizadas em um outro local, sem dividir espaço no Parque Aquático Maria Lenk. O projeto apresentado pelos organizadores, e que está em estudo, é que seja montada uma instalação temporária no Forte de Copacabana. A Federação Internacional de Basquete (Fiba) também solicitou a utilização de um segundo ginásio, além do que será construído no Parque Olímpico. A de esgrima gostaria que o local de provas fosse mudado do Complexo de Deodoro para a Barra, coração das Olimpíadas. Mesma solicitação feita pela de hóquei sobre a grama.
bangu moça bonita (Foto: GloboEsporte.com)Prefeito Eduardo Paes quer o rúgbi dos Jogos no estádio de Moça Bonita.
As indefinições seguem com o rúgbi. Depois que o Vasco não deu as garantias financeiras para a reforma do estádio de São Januário, a modalidade ficou sem sede. O Engenhão aparece como candidato, mas o prefeito Eduardo Paes faz lobby para que o torneio seja realizado no estádio de Moça Bonita, em Bangu.
De acordo com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a Fiba diz que a arena da Barra ficará muito sobrecarregada.
- A quantidade de horas utilizadas, caso seja usado só um ginásio, será muito grande. A Fiba sugeriu outra arena exatamente para facilitar isso e diz que seria mais tranquilo. Parte dos jogos das eliminatórias poderiam ser realizados em Deodoro (capacidade de 5.000 lugares) e assim a esgrima poderia ficar no Parque Olímpico. Seria uma alternativa também para levar mais público para Deodoro, mas isso está sendo discutido. São ajustes na programação - afirmou Leyser.
Hoquei Brasil e Cuba (Foto: Divulgação)
Por conta do impasse, hóquei na grama ainda não
teve a sua sede definida.
Segundo o secretário, a preferência do governo federal é que o hóquei fique mesmo no Complexo de Deodoro, porque há um trabalho de iniciação esportiva desenvolvido com a comunidade há anos. Nesta terça-feira, durante mais um dia de reuniões com a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) num hotel da Barra da Tijuca, a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Sílvia Bastos, foi bem clara.
- Lá no Parque Olímpico não vai ser - garantiu.
Sobre os saltos ornamentais, Ricardo Leyser diz que os aspectos técnicos estão sendo analisados com calma. Caso o Forte de Copacabana seja aprovado como nova sede, o secretário ressalta que os custos da instalação temporária seriam pagos pelo Comitê Organizador.
- A localidade é boa, mas temos que saber a viabilidade técnica. Ver a logística da operação esportiva.O projeto foi apresentado e agora está em estudo. O Rio tinha a sua proposta para todas as modalidades, mas as Federações pediram ajustes. Essas serão mudanças de menor impacto.