NADA HAVER... MAIS..! É SEMPRE BOM INOVAR.
Harry acaba com corujas na Índia
O ministro do Meio Ambiente indiano Jairam Ramesh culpou os fãs do bruxo Harry Potter pelo desaparecimento das corujas selvagens no interior do país, afirmando que as crianças e adolescentes agora as caçam para tê-las como animais de estimação, imitando o personagem da famosa série de livros ingleses.
No universo criado pela britânica J.K. Rowling, extremamente popular na Índia, Harry Potter - cujo o sétimo dos oito filmes da saga chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 19 - tem uma coruja branca chamada Edwiges, que o acompanha desde a infância e leva e traz mensagens para seu dono. ´Desde o lançamento de Harry Potter, parece haver uma estranha fascinação das crianças por corujas, mesmo entre a classe média urbana`, disse Ramesh, citado pela rede BBC.
Seu alerta coincide com o relatório publicado na semana passada pelo grupo ambientalista Traffic, que aponta para um declínio da população de corujas na Índia. Os pesquisadores descobriram que um grande número dessas aves estava sendo capturado para vendaou uso em rituais de magia negra.
A organização pede medidas mais duras e urgentes do governo, para proteger as corujas antes do início do Diwali, um dos maiores festivais da religião hindu, que começa na próxima sexta-feira. A Traffic afirma que corujas são muitas vezes sacrificadas nessas festividades.
Tráfico
A Ásia permanece o principal bastião do tráfico de animais selvagens. Através da Traffic, todos os meses há notícias de grandes apreensões de marfim, elefantes vivos, tigres, leopardos, leões. Nos últimos anos, o ornitólogo indiano Abrar Ahmed correu todos os circuitos de comércio ilegal de corujas na Índia, vivas ou já em partes - como ingredientes para receitas curativas ou para os rituais de mais de 17 tribos espalhadas pelo país. Por exemplo, os Mirshikar, uma comunidade muçulmana no Uttar Pradesh (norte), tornaram-se especialistas no transporte de espécies vivos para os principais mercados. Já os Kalandars, tribo espalhada em Bangalore, são mais artísticos. Conhecidos pelas performances de ruacom ursos, aproveitam as grandes corujas apanhadas entre dezembro e fevereiro para dar outro colorido ao peditório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário