Após terminar a primeira bateria atrás da Grã-Bretanha e Espanha, o Brasil se recuperou e conquistou o oitavo título da Mundialito de Triathlon Rápido, neste domingo, realizado pela primeira vez em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Por uma diferença de apenas um ponto, o trio verde-amarelo subiu ao lugar mais alto do pódio, pela quinta vez consecutiva.
Wesley Matos, Mauro Cavanha e Danilo Pimentel somaram 111 pontos, superando os espanhóis (Ricardo Hernandez, Uxio Abuin e Fernando Alarza), com 110, e os britânicos (Simon Cooper, Matt Gunby e Mark Buckingham), com 98.
Os 18 triatletas de seis países deram um colorido especial ao charmoso balneário do litoral fluminense.
O cearense Wesley Matos foi o mais rápido nos 250 metros de natação.
Bicampeão brasileiro e vice mundial de aquathlon (corrida + natação), ele abriu uma boa vantagem sobre os competidores, mas foi ultrapassado pelo espanhol Fernando Alarza, de 20 anos, na pedalada.
Campeão mundial júnior em 2010, em Budapeste, na Hungria, ele disparou na fuga e abriu grande vantagem sobre o pelotão.
Alarza manteve o ritmo forte na corrida e o trio ibérico, que treina em Madri, mostrou bom entrosamento até a linha de chegada.
Apesar de o grupo ter se aproximado, o espanhol se superou e venceu a primeira bateria, com 18 pontos, seguido pelo britânico Mark Buckingham, que somou 16, e pelo curitibano Mauro Cavanha, com 14.
A Espanha assumiu a liderança provisória (41 pontos), a Grã-Bretanha ficou em segundo (36) e Brasil em terceiro (32).
Na segunda etapa, o Brasil se recuperou e diminuiu a diferença para os europeus. Wesley saiu do mar em primeiro e largou na frente no ciclismo, seguido por Cavanha.
Único a ter disputado a prova anteriormente, o curitibano não mediu forças no pedal e apostou todas as fichas na modalidade.
Apesar do desgaste físico, ele deu uma arrancada espetacular e abriu uma grande vantagem sobre os rivais e soube controlar o ritmo até o fim da segunda bateria, terminando o percurso em 15 minutos, com 18 pontos).
O espanhol Alarza terminou em segundo (16 pontos) e o britânico Buckingham (14 pontos) foi o terceiro.
O seu compatriota Matt Gunby sofreu uma queda no início da segunda volta da corrida, mas se recuperou e conseguiu terminar na quarta posição.
O bom desempenho do trio verde-amarelo fez o Brasil pular de terceiro para segundo na colocação, com 71 pontos.
A Espanha continuou na ponta, com 78, e a Grã-Bretanha caiu para terceiro, com 64.
Muito aplaudido pela torcida local, Wesley foi mais uma vez o mais rápido a nadar os 250 metros na Praia do Canto, na terceira e última bateria.
Os outros brasileiros vieram logo atrás.
Com muita força nas pedaladas, o cearense de 24 anos, campeão brasileiro de triatlo no ano passado, ficou sozinho na fuga.
No pelotão, Mauro Cavanha, desacelerou e abriu mão da primeira colocação para proteger o companheiro, controlando o ritmo do grupo de triatletas no ciclismo.
A briga na terceira e última bateria ficou entre brasileiros e espanhóis.
Wesley, que correu mal na primeira bateria, buscou o último gás, sem aliviar em nenhum momento.
Em uma situação confortável, o cearense abriu 20 segundos de vantagem sobre o grupo de triatletas.
E o esforço valeu à pena. No limite, Wesley correu os 1,2 km e conquistou os 18 pontos.
Buckhimgham terminou em segundo e Alarza foi o terceiro. Com um ponto de diferença, o Brasil conquistou a sua oitava medalha de ouro no Mundialito.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário