domingo, 15 de dezembro de 2013

Dupla brasileira vence o desafio Rei e Rainha do Mar em Copacabana

  • Coroada em 2008, Poliana Okimoto disputou a prova com Samuel de Bona
  • Juntos, eles conquistaram o bronze no Mundial por equipe.


Realeza. Poliana Okimoto e Samuel de Bona comemoram a vitória no desafio Rei e Rainha do Mar disputado em Copacabana: dupla já havia conquistado o bronze no Mundial por equipes
Foto: Cezar Loureiro

Realeza. Poliana Okimoto e Samuel de Bona comemoram a vitória no desafio Rei e Rainha do Mar disputado em Copacabana: dupla já havia conquistado o bronze no Mundial por equipes Cezar Loureiro
RIO - O Brasil voltou a reinar no tradicional desafio Rei e Rainha do Mar. A campeã mundial dos 10km, Poliana Okimoto, e Samuel de Bona venceram a sexta edição da prova, disputada pela primeira vez em sistema de revezamento, em Copacabana, na manhã deste domingo. A dupla sul-africana ficou em segundo lugar, e a italiana, em terceiro.
Vencedora do desafio em 2008, Poliana repetiu a a parceria que deu certo no Mundial de Barcelona, em setembro, com De Bona. Juntos, eles ficaram com a medalha de bronze na prova de 5 km por equipes, na primeira vez em que nadaram juntos.
— A gente já se sente uma equipe. Temos uma química boa, e a Poliana me passa muita confiança dentro da água. Afinal, ela é a campeã do mundo. Se a prova da maratona aquática nas Olimpíadas fosse em dupla, não tenho dúvidas que a gente ganhava — brincou De Bona, no fim da disputa, em sua primeira competição no Rio. — Espero ganhar outras vezes. Foi o primeiro, mas não o último título do Desafio. E quem sabe nos Jogos de 2016 também?
Coroada nas areias da “Princesinha do Mar”, Poliana comemorou exaltando a forte ligação que mantém com a orla carioca:
— Foi lá em 2005, quando venci a Travessia dos Fortes, que eu percebi que esse seria o meu esporte. Então, acho que tenho sorte com o Rio. E não tem como vir para cá e não pensar em 2016 — completou Poliana, que amanhã pode conquistar o posto de melhor atleta olímpica do país em 2013, na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, em São Paulo.
Capitaneada pela bicampeã mundial e medalhista olímpica Keri-Anne Payne, a dupla sul-africana esteve perto de vencer o desafio. Na quinta volta, Keri-Anne saiu da água em primeiro lugar, seguida de perto por Poliana. Com agilidade na troca do bastão, De Bona recuperou o primeiro lugar para o time brasileiro ainda na areia.
O quarto lugar do desafio ficou com a dupla canadense. Já os japoneses terminaram em quinto. A equipe norte-americana, considerada uma das favoritas por reunir a bicampeã do desafio Ashley Twichell e o pentacampeão olímpico Aaron Peirsol, acabou em quinto. Os argentinos, para alegria dos torcedores presentes na areia, ficaram em últimos.
— Não foi nada fácil. Mas para mim foi um fim de semana muito especial. Fiz muitos amigos nessa primeira vez no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário