Tour: Vroom Vroom Froome
O corredor da Sky, Chris Froome distanciou-se do pelotão a meio da chegada de montanha da 8ª etapa e é o novo camisola amarela. Alberto Contador (Saxo-Tinkoff) ficou a 1min51s de Froome. Já Rui Costa (Movistar) é 11º na geral.
Pelo segundo ano consecutivo, Chris Froome venceu a primeira etapa de montanha do Tour. O seu colega de equipa, Richie Porte chegou em 2º e Alejandro Valverde (Movistar) terminou em 3º.
Numa etapa em que a Sky dominou os últimos quilómetros, deixando muitos candidatos ao top10 para trás, entre eles Alberto Contador, Froome não só conquistou a etapa mas também arrecadou a camisola amarela, sucedendo a Daryl Impey (Orica), e a camisola da classificação de montanha.
Nairo Quintana (Movistar), que andou em fuga até a meio da última ascensão, é o novo camisola branca, da juventude.
Uma boa etapa da Movistar, que lidera por equipas e tem Valverde em 3º da geral. Já Rui Costa fez uma grande etapa, ao chegar pouco depois do grupo de Alberto Contador, e subiu ao 11º lugar da geral.
DOMÍNIO DA SKY
O primeiro dia nos Pirenéus também era o dia dos favoritos se mostrarem, já que a tirada tinha uma subida de categoria especial a cerca de 40km do fim e uma chegada de montanha de 1ª categoria.
A etapa começou com uma fuga que contou com Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM), Jean-Marc Marino (Sojasun), Christophe Riblon (Ag2r-La Mondiale) e Rudy Molard (Cofidis) e chegou a ter uma vantagem de 8min.
Graças ao trabalho da Sky e da Belkin a distância para os fugitivos foi diminuindo e no começo da subida de contagem de categoria especial só restou Riblon na frente.
Robert Gesink (Belkin) atacou, tal como Thomas Voeckler (Europcar) e Nairo Quintana (Movistar). Mas foi o colombiano que se distanciou mais do grupo dos favoritos e, a 33km do fim, Voeckler e Gesink foram alcançados pelo pelotão.
Pierre Rolland (Europcar) também se distanciou do pelotão para tentar obter alguns pontos para a classificação de montanha e ficou sozinho atrás na perseguição a Quintana. Já Tejay Van Garderen (BMC), que em 2012 foi 5º, não aguentou o ritmo imposto pela Sky e ficou para trás.
Mais atrás, com uma diferença de cerca de 1min seguia um grupo de 20 corredores com alguns dos favoritos como Chris Froome (Sky), Alberto Contador (Saxo-Tinkoff) e Cadel Evans (BMC).
A 8km do fim, no início da subida da meta, Quintana continuava na frente com uma vantagem de 20s. Na frente do grupo dos favoritos, a Sky impos um ritmo muito forte e foi deixando para trás nomes como Cadel Evans (BMC), Andy Shleck (RadioShack), Daniel Martin (Garmin), Andrew Talansky, Michal Kwiatkowski (Omega) e Joaquim Rodriguez (Katusha).
A 5km da meta, momento crítico na prova: Chris Froome (Sky) atacou, ficou na frente da corrida e deixou para trás Alberto Contador (Saxo-Tinkoff). Richie Porte ficou na perseguição com Alejandro Valverde e Nairo Quintana (Movistar).
Froome ficou na frente até ao final enquanto o seu colega de equipa Richie Porte manteve a vantagem sobre Valverde e terminou em 2º.
A 9ª etapa, mais uma etapa de alta montanha de 168,5km entre Saint-Girons e Bagnères-de-Bigorre.
Etapa 8:
1 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 5:03:18
2 Richie Porte (Aus) Sky Procycling 0:00:51
3 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team 0:01:08
4 Bauke Mollema (Ned) Belkin Pro Cycling Team 0:01:10
5 Laurens Ten Dam (Ned) Belkin Pro Cycling Team 0:01:16
6 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:01:34
7 Roman Kreuziger (Cze) Team Saxo-Tinkoff 0:01:45
8 Alberto Contador Velasco (Spa) Team Saxo-Tinkoff 0:01:45
9 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 0:01:45
10 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:01:45
Classificação Geral:
1 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 08:15:55
2 Richie Porte (Aus) Sky Procycling 0:00:51
3 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team 0:01:25
4 Bauke Mollema (Ned) Belkin Pro Cycling Team 0:01:44
5 Laurens Ten Dam (Ned) Belkin Pro Cycling Team 0:01:50
6 Roman Kreuziger (Cze) Team Saxo-Tinkoff 0:01:51
7 Alberto Contador Velasco (Spa) Team Saxo-Tinkoff 0:01:51
8 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 0:02:02
9 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha 0:02:31
10 Michael Rogers (Aus) Team Saxo-Tinkoff 0:02:40
11 Rui Costa (Por) Movistar 0:02:45
Nenhum comentário:
Postar um comentário