terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Pâmella Oliveira chega a Argentina para reiniciar luta por Londres 2012

Mais madura após um ano em Portugal, triatleta disputa o Campeonato Pan-Americano no domingo em busca de pontos para o ranking olímpico

 La Paz, Argentina
Pâmella Oliveira, triatlo (Foto: Divulgação/Pauta Livre) 
Pâmella Oliveira vai em busca da vaga olímpica
Há um ano a triatleta capixaba Pâmella Oliveira chegava ao Centro de Treinamento de Rio Maior, Portugal, para começar seu projeto visando as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Doze meses e um bronze no Pan de Guadalajara depois, o balanço é extremamente positivo, não só pelos resultados, mas pelo aperfeiçoamento técnico, que hoje já a permite pensar em antecipar seu sonho olímpico e ir já aos Jogos de Londres 2012.
A luta para isso recomeça no próximo domingo, em La Paz, na Argentina, no Campeonato Pan-Americano de Triatlo. A prova valerá pontos para o ranking olímpico, no qual Pâmella ainda não tem pontuação suficiente para ir à Inglaterra. hoje, a única brasileira que teria vaga em Londres 2012 é a paulista Carla Moreno.
Para ter sucesso no Campeonato Pan-Americano, Pâmella virou o ano treinando e montou uma preparação especial. Viajou já nesta segunda-feira para a Argentina, pensando em repetir seu 15º lugar na etapa da Copa do Mundo de Huatulco, no México, em outubro.
- Estarei na Argentina praticamente uma semana antes da prova, poderei me adaptar ao calor. Acabei passando o Natal e o Ano Novo em Portugal, só pude ver minha família mesmo por uns cinco dias que passei no Espírito Santo, ainda no fim de novembro. E fiz treinos muito duros nesses primeiros dias de 2012 já visando essa prova. Preciso buscar um lugar entre as 15 melhores nessa e nas principais provas - explica Pâmella.
Entre as principais provas estão ainda a Copa Continental de Vinã del Mar-CHI, no próximo dia 20; as Copas do Mundo de Mooloolaba-AUS, em 23 de março, e de Huatulco-MEX, em 6 de maio; e as etapas da Série Mundial de Triatlo de Sidney-AUS em 4 de abril, de San Diego-EUA em 13 de maio, e de Madrid-ESP em 26 de maio.
- O bronze no Pan de Guadalajara me fez acreditar que posso chegar lá. Sempre tive uma natação de ponta e com os treinamentos cada vez mais consigo me manter no primeiro pelotão no ciclismo, o que me deixa numa posição avançada para a corrida. À medida que for melhorando minha corrida, terminarei nas primeiras posições. É isso que tenho mentalizado para 2012.
O período de um ano em Portugal é visto como fundamental pela capixaba. Uma mudança grande, mas hoje ela já considera Rio Maior sua segunda casa. Tanto que até manda um "por cá", típico dos portugueses.
- Aqui também já é minha casa. Gosto de voltar pra treinar por aqui. Nem parece que estou por cá há tanto tempo. Aprendi muito, evoluí tecnicamente e hoje já consigo me adaptar melhor às diferenças de fuso, de temperatura. Adoro treinar aqui e hoje não consigo ver outro lugar melhor. É incrível ver como um país tão pequeno tem uma organização em treinamento esportivo muito melhor que o nosso, sem contar a quantidade de praticantes. Como eu já disse de outra vez,espero mesmo só sair daqui realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário