segunda-feira, 6 de maio de 2013

BRASILEIRO DE AQUATHLON II ETAPA


Jacarés voltam a aparecer na Praia da 



Ponta Negra, dizem Bombeiros do AM


Três animais estavam próximos da área revitalizada nesta sexta. 
Bombeiros tentaram capturar outro réptil de 4m em condomínio na região.

Momento em que jacaré aparece na Praia da Ponta Negra em Manaus (Foto: Reprodução/Amazon Sat)No último domingo (28) os primeiros jacarés foram vistos na Praia da Ponta Negra em Manaus (Foto: Reprodução/Amazon Sat)
Jacarés voltaram a ser vistos na Praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, na manhã desta sexta-feira (3), segundo informou o Corpo de Bombeiros do Amazonas. Equipes também flagraram outro réptil de cerca de quatro metros de comprimento nas proximidades do balneário na quinta-feira (2). Após o aparecimento dos animais, no dia 28 de abril, a praia foi interditada para banho.

De acordo com o tenente Marco Antônio Gama, do Corpo de Bombeiros, o primeiro animal foi visto no trecho do Rio Negro que fica em frente à área de um condomínio de luxo, na quinta-feira. Com o apoio da Polícia Militar Ambiental, a equipe da corporação tentou capturar o jacaré, mas não obteve êxito nas tentativas. "O jacaré tem aproximadamente quatro metros de comprimento, mas ele estava um pouco distante da Praia da Ponta Negra e da área destinada aos banhistas, que permanece isolada e proibida para banho", revelou o tenente.
Segundo ele, homens da Guarda Municipal de Manaus avistaram três jacarés nas proximidades dos tapumes que isolam área em obras da parte já revitalizada da Praia da Ponta Negra, na manhã desta sexta. "Os guardas municipais relataram que viram os três animais antes das 8h30 na área próxima ao tapume, ou seja, muito perto da praia. Não conseguimos pegá-los porque foi mais cedo, antes da chegada dos Bombeiros. Porém, continuaremos com efetivo de dez homens monitorando o local com lanchas", enfatizou o tenente Gama.
O coordenador e presidente da Comissão da Ponta Negra, Mafran Evangelista, informou ao G1 que a praia continuará fechada em virtude das novas ocorrências de aparecimento de jacarés no local. Já a assessoria de comunicação do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) disse que não há nenhuma novidade sobre uma possível liberação do balneário, confirmando que continua interditada para o banho.
Jacaré capturado pelo Corpo de Bombeiros em Manaus (Foto: Divulgação)Jacaré de três metros e vinte centímetros foi capturado pelo Corpo de Bombeiros no primeiro dia registro de casos (Foto: Divulgação)
Rota de jacarés
Para o biólogo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ronis da Silveira, o balneário é rota de visitação de jacarés e que, a cada dois a três anos, é comum o aparecimento desses animais de grande porte no trecho do Rio Negro.
O biólogo informou que os animais podem ter vindo dos Rios Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu (afluentes do Rio Negro). No entanto, ainda existe a possibilidade dos répteis terem nadado cerca de 100 km do arquipélago de Anavilhanas até Manaus.
Invasões
Na quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, milhares de pessoas foram à Ponta Negra para aproveitar a programação da festa alusiva. Muitos frequentadores do balneário ainda são sabiam da proibição de banho.
Na estimativa da coordenação da Praia da Ponta Negra mais de 50 pessoas tentaram furar o bloqueio e entrar nas águas do Rio Negro. "O número de invasões não é preciso porque além da equipe do Implurb, a retirada das pessoas também foi feita pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros", esclareceu Mafran Evangelista
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário