domingo, 30 de outubro de 2011

EXPRESSA -> DIRETO DO BLOG DO COACH PUSSI.

editorial

NATAÇÃO BRASILEIRA EM CRISE!

Autor • Alex Pussieldi
Fonte • Best Swimming
Se alguém ainda não se deu conta, trate de se ligar. A natação brasileira vive um momento muito crítico num dos seus mais importantes elos: os clubes!
Este ano de 2011 está recheado de crises e problemas com os principais clubes da natação brasileira. O número de treinadores que perderam seus empregos, atletas que trocaram de treinadores e até mesmo problemas estruturais ameaçam a estabilidade da natação nacional há cerca de 10 meses dos Jogos Olímpicos de Londres.
A começar pelo atual campeão nacional absoluto, Minas Tênis Clube, que decidiu demitir o treinador Fernando Vanzella mesmo depois de re-conquistar o título do Troféu Maria Lenk. O Minas ainda está em busca de um treinador internacional para assumir o clube, e passados mais de três meses da demissão do técnico até hoje nada foi decidido. O clube também demitiu recentemente outro membro da comissão técnica responsável pela preparação física do clube.
O Pinheiros, campeão de tudo no ano passado, viveu um primeiro semestre bem tumultuado com a saída de Alberto Pinto da Silva, o Albertinho e principalmente com a formação do grupo Pro 2016. O caso da saída de alguns nadadores para o projeto se arrastou por vários meses em discussões entre o departamento jurídico e os representantes dos atletas.
Agora, o Pinheiros vai ter de lidar com um problema de efeito colateral daquele incidente. O tal contrato que o clube tem "aplicado", para não dizer obrigado, aos atletas assinar, tem muita resistência dos nadadores. O contrato, inclusive, ao qual já tive acesso, é bastante arbitrário e menciona multas absurdas aos nadadores que deixarem o clube antes do seu término. E o clube ainda tem o direito de rescindir o mesmo a qualquer momento, sem qualquer multa!
O pólo de Brasília, onde Antônio Henrique Barbosa comandava a Vila Aquática acabou. Toninho se mudou de "mala e cuia" para Curitiba, lá agora vai ser responsável pelo projeto que está sendo preparado para Henrique Rodrigues rumo aos Jogos Olímpicos de 2016. O pólo se desfez, a equipe acabou, pelo menos um novo programa está a surgir no Paraná.
E lá no Paraná, tem o Curitibano, clube que vinha crescendo muito nos últimos anos e que depois de 10 meses sob o comando de Arilson Champam decidiu demitir o treinador. Foi o terceiro treinador demitido este ano pelo clube.
O caso mais recente é do Álvares Cabral, tradicional clube capixaba que depois de vários meses de conflitos internos decidiu pela saída do treinador Alexandre Antunes.
Nunca na história da natação brasileira se viveu tantas mudanças na estrutura técnica e clubística de nosso esporte. Mudanças podem até vir para o bem, mas o ajuste pode tomar tempo e não falta muito para Londres.  Que a paz volte a reinar no território nacional.
Alex A. Pussieldi, editor chefe Best Swimming Inc.

2 comentários:

  1. Na verdade o minas esta preocupado e com os lucros,pois iniciou um numero grande de demissões em massa em diversos setores da casa, e que se arrasta desde jan/2011 e que não deve ser diferente em 2012.

    ResponderExcluir
  2. Disseram que o polo de Brasilia acabou por motivos pessoais. Seria verdade?

    ResponderExcluir