sábado, 29 de junho de 2013

Americanos dominam Campeonato Pan-Americano Júnior de Triathlon
Os atletas dos Estados Unidos dominaram o Campeonato Pan-Americano Júnior de Triathlon disputado na manhã deste sábado (29), na Praia de Itaparica, em Vila Velha (ES), ocupando as duas primeiras colocações tanto no masculino quanto no feminino. 


O México ocupou a terceira colocação nas duas provas.

A competição garantiu aos 15 primeiros colocados vagas no Campeonato Mundial da categoria que será realizado em Londres, Inglaterra, no mês de setembro.

A prova feminina contou com 48 atletas e a masculina com 67.



No feminino as três primeiras colocadas foram respectivamente: Tamara Gorman (USA) com 1.05:35; Stephanie Jenks (USA) com 1.05:42 e Andrea Gutierrez (MEX) com 1.06:00. Em quarto ficou Vanessa de La Torre (MEX) com 1.06:28 e em quinto Valeria Antuna (MEX) com 1.06:38.

A brasileira mais bem colocada foi Luisa Duarte (SP) com a sétima posição, a melhor da história do triathlon feminino do Brasil no Campeonato Pan-Americano Júnior.  Luisa, que é do SESI/SP, registrou 1.07:22. Fabiola Gomes (SP) foi a 15ª colocada com 1.08:16. Fabíola é do Pinheiros/SP.  As duas, portanto,  representarão o Brasil no Mundial.


No masculino quem venceu foi Tony Smoragiewicz (USA) com 58:47, em segundo chegou Eli Hemming (USA) com 58:52 e em terceiro Eduardo Moreno (MEX) com 58:54.

Em quarto lugar ficou Hunter Honeycut (USA) com  58:59 e em quinto Diego Flores (MEX) com 59:10. O brasileiro mais bem colocado foi Manoel Messias (SP) com a oitava colocação e vaga no Mundial. Manoel (SESI/SP) completou o percurso em 59:29.

“Fiquei feliz com o meu desempenho embora, logicamente, buscasse um pódio. As americanas foram muito bem na natação e, de certa forma, me surpreenderam. Garanti a vaga no Mundial e alcancei um resultado histórico para o Brasil.


Então agora é relaxar um pouquinho, durante alguns dias, e depois voltar aos treinos para representar o Brasil bem em Londres”, disse Luisa Duarte, atual campeã sul-americana júnior de triathlon.

“O mar estava muito mexido e isso causou um pouco mais de desgaste na natação. Procurei correr forte e busquei ter calma também nos momentos decisivos.



Acho que, com certeza, o calor nos ajudou um pouco. Na verdade, venceu quem correu melhor e quem soube ser tático no ciclismo porque a prova foi muito desgastante”, comentou Manoel Messias.

As provas

Na prova feminina as americanas Gorman, Jenks e Evenson dominaram desde a etapa de natação e tiveram a companhia da mexicana Andrea Gutierrez.

Na corrida, desde a transição Tamara Gorman abriu boa margem de frente e não perdeu mais. No masculino os americanos assumiram a ponta definitivamente na transição do ciclismo para a corrida.  Com passadas bem fortes, Tony Smoragiewicz, na ultima volta conseguiu abrir margem segura para cruzar a linha de chegada já sob um calor avassalador.

Amador

A Praia de Itaparica sediu também na manhã deste sábado o Campeonato Pan-Americano das Categorias de Idade.



Os atletas amadores mostraram muita disposição para vencer os 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, mesmas metragens da prova  da categoria júnior.

Quem venceu foi Fader Hidalgo (SP) com 1.01:55, em segundo ficou Rafael Farnezi (MG) com 1.02:14, em terceiro Leonardo Almeida (MG) com 1.02:21, em quarto Gerardo Pereira (ES) com 1.02:40 e em quinto Yure Lacerda (TO) com 1.02:49.

No feminino em primeiro chegou Lana Spencieri (GO) com 1.15:30, em segundo Emily Maciel (RJ) com 1.17:45, em terceiro Paula Miotto (ES) com 1.17:53, em quarto Isabela Vidigal (MG) com 1.18:55 e em quinto Luma Guillen (SP) com 1.19:24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário