quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Li esse texto e achei que poderiamos tirar algum proveito. Leiam vale a pena, tente adaptar a sua realidade!
Atletas e treinadores sempre sonham com suas performances perfeitas para a grande competição. É uma prazeirosa fantasia imaginar a conquista e realização de resultados esplendorosos na competição objetivo. Entretanto, aqueles atletas que querem ser perfeitos acabam por se frustrar em resultados abaixo de suas expectativas.
Ironicamente, tentar ser perfeito talvez seja uma das piores coisas que um atleta pode pensar quando estiver se preparando para um grande evento. A razão para isso é complicado de se explicar, mas combinar perfeiccionismo combinado com todas as expectativas deixa o estado emocional em situação imprevisível com relação as circunstâncias ao redor da competição.
Pesquisas mostram que perfeiccionismo é um rótulo para um bocado de fatores, mas o Dr. Randy Frost e seus colegas de pesquisa identificaram duas chaves na dimensão do pensamento perfeiccionista: limites pessoais e preocupação sobre os erros. De uma forma geral, estas duas dimensões representam o bom e o ruim dos aspectos do perfeiccionismo determinado pelos atletas.
Limites pessoais são relacionados com as direções tomadas na busca da perfeição, enquanto que as preocupações são relacionadas com o medo de fracassar no momento competitivo. Estas duas dimensões são similares para treinadores que freqüentemente falam para nós sobre os melhores atletas serem orientados sempre para o melhor e aceitar nada menos do que a excelência.
O atleta perfeiccionista é aquele que não aceita problemas ou erros, da mesma forma está sempre preocupado com o objetivo final. Limites pessoais devem ser almejados de forma realista mas positiva mas podem se tornar a fraqueza se forem fanaticamente perseguidos. Estudos ainda não estudaram os efeitos do perfeiccionismo no treinamento mas já se podem anunciar diversos casos de sobrecarga naqueles atletas que relacionam o perfeiccionismo com suas práticas.
Um treinador que idenficar que se atleta está com noções destrutivas de perfeiccionismo deve exercitar pequenas atividades afim de melhorar o relacionamento com o atleta. Pequenas conversas durante o treinamento e competição ajudam nisso. Estudos nesta área indicam que o treinador deve estar atento a este tipo de problema antes que o resultado final seja afetado por este comportamento auto-destrutivo.
Indicativos deste comportamento podem ser identificados como:
1) Atletas que evitam situações de pressão. Aqueles que não tentam outra vez ou desistem com facilidade.
2) Atleta que desistem logo ao primeiro erro.
3) Atletas que sempre indicam problemas relacionados ao programa de treinamento. As críticas muito constantes indicam uma certa falta de confiança no programa.
4) Atletas que informam sonhar, imaginar ou temer o fracasso na competição principal. Nos esportes, os resultados fazem diferença e erros podem ser decisivos. Em muitas competições os atletas podem associar a sensibilidade de uma performance perfeita com a necessidade de vencer. Dentro desta realidade, cabe ao treinador separar a idéia de perfeição com o sucesso do mesmo.
Ao invés de tentar mudar a personalidade do atleta, o técnico deve tentar direcionar a energia perfeiccionista em outra direção. Uma das estratégias é mudar o conceito de erro. Atletas que sempre desistem antes de tentar a última vez é um erro. Ao ver isso, você deve definir como erro o fato de nunca desistir e não tentar será a únca coisa que ele não pode fazer. Mesmo que falhe, o importante será tentar. Esta idéia sendo reforçada dá ao atleta mais segurança abrindo o campo da nova tentativa.
Para administrar as performances dos atletas perfeiccionistas, desenvolva um programa e plano de competição que administre o comportamento de forma positiva e não evitando os problemas. Um jogador de golfe que se concentra num objetivo específico e não nas imensas dificuldades que rodam como as árvores ao redor, o sol que está atrapalhando e diversas outras coisas.
Quando selecionamos um objetivo específico e de forma positva conseguimos direcionar nossa mente melhor e manter a concentração. Lembre-se destes conselhos pois muitos de nós, muitas vezes fazemos nossos momentos de perfeiccionismo virarem um problema. BOM PROVEITO!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PALAVRAS DO * JOÃO * !!!!

A progressão de intensidade nas provas Atletas como Tae Hwan Park (Coréia do Sul) e Zhang Li (China) mostraram que a prova só tem seu resultado definido com o toque na placa (Michael Phelps que o diga).
A prova dos 400m livre em Beijing foi extremamente forte, e mesmo assim esses dois atletas ainda conseguiram fazer uma segunda parte de prova superior à primeira, com um nível de acidose metabólica que normalmente já deveria estar alto (ISSO NORMALMENTE, né?).
Acredito que esse seja realmente um ponto a ser muito usado e considerado nos programas de treinamento em todas as categorias. Além de uma preparação orgânica elevada, a mudança de ritmo no meio de uma prova que cada vez mais requer uma contribuição anaeróbia superior, necessita de uma condição mental e consciência corporal muito alta.
Como alcançar um alto nível técnico e manter um desempenho elevado em metade de uma prova e aumentar esse nível tão absurdamente na segunda metade como ocorreu em várias provas em Pequim? É preciso estar habituado a progredir em tiros e séries do seu treino.
Assim você irá conseguir seguir essa tendência mundial de começar uma prova extremamente forte como nos 100m livre do Mundial de Roma e progredir à medida que a metragem aumenta. Lembre-se: 1 Seu corpo tem limites, não os ultrapasse. 2 Não é aconselhável fazer essa progressão na soltura, é a hora de relaxar seus músculos para a próxima série ou o próximo treino.
A ESTRANHA BELEZA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Este texto é dos melhores registros de língua portuguesa que eu tenho lido sobre a nossa digníssima 'língua de Camões', a tal que tem fama de ser pérfida, infiel ou traiçoeira.Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:
- Compatriotas, companheiros, amigos! Encontramo-nos aqui, convocados, reunidos ou juntos para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual me parece transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou junta é a minha postulação, aspiração ou candidatura a Presidente da Câmara deste Município.
De repente, uma pessoa do público pergunta:-
Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa? O candidato respondeu:
- Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; A terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele bêbado, ali deitado na esquina.
De imediato, o bêbado levanta-se a cambalear e 'atira':
- Senhor postulante, aspirante ou candidato: (hic) o facto, circunstância ou razão pela qual me encontro num estado etílico, alcoolizado ou mamado (hic), não implica, significa, ou quer dizer que o meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou mesmo rasca(hic).
E com toda a reverência, estima ou respeito que o senhor me merece (hic) pode ir agrupando, reunindo ou juntando (hic) os seus haveres, coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir direitinho (hic) à leviana da sua progenitora, à mundana da sua mãe biológica ou à pqp,kkk!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

BUSCANDO O MELHOR,PALAVRAS DO * JOÃO *

BUSCANDO O MELHOR... Um atleta não precisa ser perfeito, quando se foca em um resultado perfeito é normal que o seu estado emocional fique imprevisível com relação às circunstancias ao redor da competição.
Quando um atleta se foca em ser perfeito, ele automaticamente se foca no resultado perfeito. O perfeito não existe no esporte, ele irá ficar decepcionado por não atingir o nível de perfeição desejado.
(PUSSI)
Perfeccionismo usado de forma errada pode acarretar vários fatores prejudiciais a sua carreira de desportista como demonstrou o estudo feito pelo Dr. Randy Frost Os atletas evitam situações de pressão, não tentam ou desistem com facilidade.
Desistem ao primeiro erro Sempre indicam problemas no programa de treino. Isso indica falta de confiança no trabalho feito.
Informam sonhar, temer ou imaginar o fracasso na competição principal. Tentem buscar a perfeição corrigindo seus erros, sem exagero, lembrando que perfeição não existe. Sempre se tem onde melhorar! “Quem erra é quem tem coragem de fazer e acertar depois do erro” Rolnan Rosas .
*TUA FRASE CAIU COMO UMA LUVA
VOCÊ PODE ATÉ VOAR,SE BEM FORTE DESEJAR.
( Alexandre Azambuja Pussieldi / PUSSI ).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PALAVRAS DO * JOÃO *

Algumas dicas extraídas do Boletim da ASCA edição 10 de 2002 com excelentes normas para treinadores e pais de atletas. Não quis mudar para deixar original, é importante que o treinador saiba ajudar e ajude seu atleta, porém infelizmente na nossa cultura não temos esse cuidado.
É comum ver atletas desestimulados e trocando de clubes ou esportes por falta de consciência e apoio, portanto atletas se vocês lerem isto interprete de forma com que você próprio possa praticar essas ações e se ajudar. Bom proveito!
Ajude seu jovem atleta na focalização e escolha dos objetivos além de guiá-lo no processo para obtenção deles.
Faça o jovem nadador assumir um compromisso com o esporte, com o clube, com o treinador e acima de tudo com ele mesmo.
Faça com que a experiência tenha sucesso, não somente em resultados esportivos, mas como um todo na formação geral da criança.
Deixe a criança aprender com as falhas, derrotas e até com o fracasso, isso os fará aprender o caminho exato para o futuro sucesso.
Evite comparações com outros atletas, irmãos, parentes ou amigos.
Saiba reconhecer e elogiar os esforços e não somente as vitórias.
Mantenha sempre acompanhando estes esforços e sendo positivo nas críticas e opiniões.
Encorage o jovem nadador a tomar decisões importantes por conta própria, crie o espírito da independência e o ajude para isso.
Faça com que ele assuma responsabilidade pelo programa, treinamentos e resultados.
Faça com que o jovem nadador seja consistente e acima de tudo se divirta!

domingo, 23 de agosto de 2009

PALAVRAS DO * JOÃO *...VERMELHO & BRANCO.

E DALE VERMELHO... Mais uma vez o vermelho se impôs, não sozinho, junto com o branco. A equipe alvirrubra mostrou força e garra.
Hoje apareço por aqui de forma diferente, venho para parabenizar o desempenho e o mérito alcançado pelos nossos “homens e mulheres de aço”(Millena Teles, Maria Eduarda Medeiros, Sérgio Tavares, Mário Duque, Tamyres Alves, Ana Marília e Maria Eduarda Melo).
Nunca vi tanto empenho, concentração, entrosamento e companheirismo em uma equipe. Equipe em que dos 7 competidores 6 chegaram ao pódio.
Essas são ações a serem seguidas. Parabéns a todos os meninos e meninas que representam o Náutico Natação e o Náutico Triathlon também.
LEMBREM-SE : " QUE VENCER ? VISTA VERMELHO " !
NATAÇÃO DO NÁUTICO.CADA DIA MAIOR,CADA DIA MAIS FORTE !

sábado, 22 de agosto de 2009

WOMAN'S OF STEEL...MULHERES DE AÇO!

É PERNAMBUCO,É FEPETRI...É NÁUTICO !
Hoje(22/08/2009)no campeonato Paraibano de Aquathlon promovido pelo (CORPO DE BOMBEIROS),nossa equipe deu um verdadeiro show,mostrando a força do Triathlon Pernambucano.
Em menos de uma semana nossa campeão Tamyres Domingos venceu 2 provas(Olinda & Paraíba) de aquathlon,ambas com a mesma distancia ( 2,5km correndo / 1000 nadando / 2,5km correndo),mas não foi só Tamyres que fez a “festa”,na categoria ( 12 anos ) Maria Eduarda Fidelis(estreando na equipe Alvi Rubra),já mostrou nosso cartão de visita ganhando com folga os( 1,250km / 500 nadando / 1,250km ) em sua categoria.
Na hora da largada para elite todas as atenções estavam voltadas para nossa “TROPA DE CHOQUE”, era hora de Tamyres Domingos,Ana Marília,Maria Eduarda,Sérgio Tavares e Mário Duque,mostrarem por que são da seleção permanente de triathlon da (FEPETRI – Federação Pernambucana de Triathlon).
Na elite do feminino só deu Náutico,Tamyres”WOMAN OF STEEL” ganhou com folga, seguida de Ana Marília(a gorda)que fez uma ótima prova,e Maria Eduarda(Duda),fechando o pódium em “vermelho e branco”.
Já na elite masculino, Sérgio Tavares(4 lugar) e Mário Duque(5 lugar)marcaram presença no pódium ,chegando muito perto dos primeiros colocados.Queremos registra o apoio dos oficiais e soldados do (CORPO DE BOMBEIROS DA PARAIBA),que vibraram e torceram pela nossa equipe.
O APRENDIZADO DA VITÓRIA E DA DERROTA,SÓ SE TEM QUANDO VOCÊ PARTICIPA DE ALGO.SENTIR A VITÓRIA É “VENCER”,VER A DERROTA É SER DERROTADO,LUTE PARA QUE NA SUA VIDA VOCÊ SINTA DAS VITÓRIAS O QUE ELAS LHE OFERECEM DE MELHOR. “ PALAVRAS DE UM CAMPEÃO “ !(desejamos essas vitórias ao nosso amigo e atleta “JOÃO VITOR”, que também faz parte da nossa seleção).
ROLNAN.
NATAÇÃO DO NÁUTICO.CADA DIA MAIOR,CADA DIA MAIS FORTE !

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

QUER VENCER? VISTA VERMELHO!!!

Alex PussieldiPublicado em 24/05/2005
Se Vencer é Tudo, antropologistas britânicos têm um conselho para quem procura este objetivo: Vista vermelho! O resultado da pesquisa foi feito junto a 4 esportes olímpicos de lutas nos Jogos de Atenas no ano passado. A grande maioria dos vencedores usavam vermelho nos seus uniformes ou em faixas protetoras do corpo. O estudo realizado por Russell A. Hill e Robert A. Barton da Universidad de Durham na Inglaterra foi publicado este mês de maio no Jornal Britânico Nature. A conclusão do estudo diz que foram encontradas relações de resultados positivos de vitória em grande incidência da cor vermelha pelos atletas vencedores. A cor vermelha também é bastante associada a agressividade dos animais. Com freqüência, a cor vermelha também indica sinal de predominância masculina nas raças animais. O estudo também sugere que a cor pode ter um fator de intimidação ao oponente em combates atléticos especialmente quando os dois atletas tem a mesma condição técnica e física e que fatores como estes podem determinar a diferença nos resultados. No levantamento, os pesquisadores analisaram todos os resultados dos esportes de contato dos últimos Jogos Olímpicos: boxe, tae kwon do, luta greco romana e luta livre. Nestes esportes, por determinação da organização, alguns atletas tinham de usar uma faixa vermelha identificartória. Atletas que usavam esta faixa foram predominantemente os mais vitoriosos nos combates analisados pela pesquisa. A cor vermelho também pode fazer diferença nos esportes coletivos. Alguns antropologistas fizeram um estudo preliminar a respeito da Eurocopa 2004 na qual os times que tinham vermelho nos seus fardamentos fizeram mais gols e tiveram melhores resultados do que as outras cores. Os cientistas não precisaram o quanto de vermelho dará ao atleta vantagem, mas explicam que a cor pode conter mensagens implícitas de perigo e vigor. Associação ao fato das pessoas quando se irritam tem seus rostos avermelhados ou até mesmo a relação com os sinais de pare (em vermelho) ou os sinais de trânsito onde o vermelho significa: parar! Coincidência ou não, Tiger Woods, o maior golfista do mundo tem vestido uma camisa vermelha nos dias finais dos torneios internaiconais que tem participado.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

TALENTO É ESSENCIAL? PALAVRAS DO * JOÃO *

TALENTO É ESSENCIAL?
Sinto que algumas pessoas estão ficando ansiosas para se tornarem campeões, por pensarem não ter talento o suficiente. Eu acho que o talento não é essencial, pois ninguém ganha sem treinar e se dedicar. Com esforço se ganha na vida, quem garante que aquela pessoa que se esforça e chega ao seu apogeu é talentosa e não esforçada?
Será que ela não tornou o seu nado mais perfeito e rápido por conta da sua longa e exaustiva jornada de treino? Oscar Schimit nasceu com a mão feita para arremeçar bolas em cestas? Acho que não, já que após os treinos ele fazia uma média de 1000 arremessos por dia para aperfeiçoar sua eficiência. “Os grandes talentos não chegam ao topo apenas pelo talento mas acima de tudo pelo sacrifício e busca incessante pela performance.
Exemplos como o do maior golfista do mundo Tiger Woods que a cada treinamento está sempre buscando a perfeição nas suas tacadas. Tiger Woods até mesmo durante os mais importantes torneios gasta horas e horas buscando o refinamento da sua técnica mais do que apurada. Mesmo quando venceu o seu primeiro US Masters em 1997, Tiger ficou 18 meses treinando especificamente o jogo do seu corpo no movimento além de um aumento de peso de quase 10 quilos de massa muscular.
A tenista Serena Williams também não chegou por acaso ao apogeu internacional. Serena e sua irmã Venus têm gastado horas e horas de treinos e mais treinos na busca de melhores técnicas no seu esporte. Serena faz ainda yoga, corridas, musculação e boxe. Serena também estuda, e muito, seus jogos através de filmagens na busca incessante do aprimoramento.
O ciclista Lance Armstrong talvez seja o maior nome na história do esporte no esforço pelo desenvolvimento e sacrifício. Lance Armstrong foi diagnosticado com câncer nos testículos e teve sua carreira ameaçada em 1996 já que havia a ameaça da expansão da doença para os pulmões e até o cérebro.
Lance iniciou tratamento de quimioterapia que lhe deixou fraco e exausto. Mesmo assim, o atleta iniciou um exaustivo programa que incluia regime nutricional e um treinamento monstruoso de muita dedicação.
Chegando a pedalar por até 6 horas diárias, 7 dias por semana.
Tanto sacrifício teve retorno 3 anos depois em 1999 quando Lance venceu a Volta da França pela primeira vez. Desde então, ele venceu 6 vezes, algo que comprova a superação e a determinação do atleta. Fonte: Houghton Mifflin Company, USA” E você está esperando o que para começar a se dedicar mais?
Sinto que algumas pessoas estão ficando ansiosas para se tornarem campeões, por pensarem não ter talento o suficiente. Eu acho que o talento não é essencial, pois ninguém ganha sem treinar e se dedicar. Com esforço se ganha na vida, quem garante que aquela pessoa que se esforça e chega ao seu apogeu é talentosa e não esforçada? Será que ela não tornou o seu nado mais perfeito e rápido por conta da sua longa e exaustiva jornada de treino?
Oscar Schimit nasceu com a mão feita para arremeçar bolas em cestas? Acho que não, já que após os treinos ele fazia uma média de 1000 arremessos por dia para aperfeiçoar sua eficiência. “Os grandes talentos não chegam ao topo apenas pelo talento mas acima de tudo pelo sacrifício e busca incessante pela performance. Exemplos como o do maior golfista do mundo Tiger Woods que a cada treinamento está sempre buscando a perfeição nas suas tacadas.
Tiger Woods até mesmo durante os mais importantes torneios gasta horas e horas buscando o refinamento da sua técnica mais do que apurada. Mesmo quando venceu o seu primeiro US Masters em 1997, Tiger ficou 18 meses treinando especificamente o jogo do seu corpo no movimento além de um aumento de peso de quase 10 quilos de massa muscular.
A tenista Serena Williams também não chegou por acaso ao apogeu internacional. Serena e sua irmã Venus têm gastado horas e horas de treinos e mais treinos na busca de melhores técnicas no seu esporte. Serena faz ainda yoga, corridas, musculação e boxe. Serena também estuda, e muito, seus jogos através de filmagens na busca incessante do aprimoramento.
O ciclista Lance Armstrong talvez seja o maior nome na história do esporte no esforço pelo desenvolvimento e sacrifício. Lance Armstrong foi diagnosticado com câncer nos testículos e teve sua carreira ameaçada em 1996 já que havia a ameaça da expansão da doença para os pulmões e até o cérebro.
Lance iniciou tratamento de quimioterapia que lhe deixou fraco e exausto. Mesmo assim, o atleta iniciou um exaustivo programa que incluia regime nutricional e um treinamento monstruoso de muita dedicação. Chegando a pedalar por até 6 horas diárias, 7 dias por semana!
Tanto sacrifício teve retorno 3 anos depois em 1999 quando Lance venceu a Volta da França pela primeira vez. Desde então, ele venceu 6 vezes, algo que comprova a superação e a determinação do atleta. Fonte: Houghton Mifflin Company, USA”.
E você está esperando o que para começar a se dedicar mais?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BJ COLÉGIO E CURSO/PALAVRAS DO * JOÃO *

Quando se tem um trabalho de qualidade e bem feito a admiração vem sem esforços. É muito gratificante estar nadando em uma equipe que é admirada e tem boas referências em outros lugares como no Bj Colégio & Curso. Ontem recebemos um e-mail do professor Flávio Alves parabenizando o empenho e desempenho da nossa Família. Fica aqui o meu muito obrigado pelo apoio que recebi do treinador da nossa equipe (Rolnan Rosas) que foi quem me reergueu, há aproximadamente um mês atrás após 1 ano e 6 meses sem baixar meu tempo na minha principal prova(50 livre) baixei dois décimos de segundo, e também ao apoio dado pelo BJ Colégio & Curso “O BJ Colégio & Curso parabeniza a "Família Náutico" pelo esforço e conquistas. Estamos certos que o caminho do esporte é um grande formador de condutas positivas e estamos nos esforçando bastante para apoiar e manter vínculo com tão vitorioso grupo. Parabéns Rolnan e todos que fazem o Náutico grande. Flávio AlvesCoordenação EsportivaBJ Colégio & Curso

terça-feira, 18 de agosto de 2009

HOMENAGEM A RAINHA DA NATAÇÃO PERNAMBUCANA !

Hoje o governo do estado e a secretaria de esportes,festejam os “50 anos dos jogos escolares Pernambucano”.Uma das principais homenageadas da festa é a rainha das piscinas de Pernambuco e do Brasil ,a campeonissíma , * ADRIANA SALAZAR *,homenagem mais que merecida a melhor nadadora de todos os tempos do nosso estado .
ADRIANA ,não foi apenas nossa grande estrela,carismática,amiga e ética ,seu nome até hoje é lembrado mesmo por aqueles que não a viram em ação.Atletas e dirigentes de todos os cantos do mundo ouviram falar em nossa rainha!
Ex atleta do CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE,com muito orgulho, ADRIANA é a maior recordista de medalhas de ouro em uma só competição,seu nome ,seus títulos estão estampados na galeria dos famosos do clube que lhe projetou.
Que nossa rainha sirva de exemplo e inspiração para muitos que estão começando e principalmente aqueles que acham que conseguiram algo em comum na natação.ADRIANA é símbolo de respeito e humildade,amada ,é sempre aplaudida por todos.
Nossa melhor atleta na atualidade ( TAMYRES DOMINGOS /NATAÇÃO & TRIATHLON),se diz fã de ADRIANA,mesmo sem ter visto ela nadando: Quando me dei por gente na natação sempre ouvir falar de ADRIANA,dos seus feitos,e tempos. Dizia pra mim mesma serei igual a ela,é um exemplo de atleta e pessoa.
Realmente ADRIANA SALAZAR, é um exemplo de pessoa ,só ouvimos coisas boas da nossa rainha das piscinas,por isso seu nome eternizou-se em nossas mentes ,em nossos corações.Não pense que a EQUIPE DE NATAÇÃO DO SEU CLUBE(NÁUTICO),esqueceu de você ,sabemos que no próximo dia 20/08 ,nossa eterna campeã ficará um pouco mais velha(na idade),porém sua história ,sempre será (Nova) para aqueles que amam a natação do nosso estado.
PARABÉNS ,* ADRIANA SALAZAR *,O MAIOR NOME DA NATAÇÃO PERNAMBUCANA! O NÁUTICO E SUA EQUIPE COMPETITIVA ,”NUNCA” ESQUECERA DE VOCÊ.
ROLNAN & TAFAREL.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

É HORA DE AJUDAR NOSSA SELEÇÃO DE NATAÇÃO

É hora de ajudar nossa seleção de Natação !
Se existe meios de chamar a atenção do “Governo do Estado”,Empresários,Políticos e outros que possam patrocinar nossa seleção de natação, essa é uma boa hora.A FAP ( Federação aquática Pernambucana ),convocou uma das melhores equipes de Natação de todos os tempos,atletas da AABB,NÁUTICO E SPORT estarão juntos na luta por medalhas no ( Troféu Chico Piscina Campeonato Internacional de Natação Mococa/SP).
Porém toda essa euforia de pais, atletas e treinadores , esbarra na falta de apoio e patrocínio,queremos chamar principalmente a atenção do Governo de Pernambuco e seus secretários no sentido de apoiar essa garotada que treina diariamente de segunda a sábado em media 3horas por dia em seus respectivos clubes.
Já que é uma seleção ( “ PERNAMBUCANA “ ),cabe ao nosso governo bancar os custos dos nossos campeões! Ser convocado,é pra muitos um momento único e esperado por algum tempo,o sonho de estar num campeonato desse nível nos leva acreditar que estamos no caminho certo, que o trabalho de treinadores e os gastos de pais e responsáveis valeram a pena.
Faço um apelo encarecidamente ao nosso governador, as grandes empresas do nosso estado e a todos que possam levar essas palavras aqui expostas , diante conhecimento de muitos. PATROCINAR É ACREDITAR.
ROLNAN ROSAS/TÉCNICO DO NÁUTICO.

PALAVRAS DO * JOÃO* .

NOSSA EQUIPE PRECISA DE VC! VC É IMPORTANTE PARA NÓS, SEM VOCÊ NÓS SOMOS UMA FAMILIA COM UMA PESSOA A MENOS. ESTIMULE-SE! PONHA UM TUBARÃO NO SEU TANQUE Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a suapopulação, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram apescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempolevava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do quealguns dias, o peixe já não era mais fresco.
E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes. Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, e é claro, eles não gostaram do peixe congelado. Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.
Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas". Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam cansados e abatidos, porém, vivos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Então, como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor ? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?
Quando as pessoas atingem seus objetivos tais como, quando encontram uma namorada maravilhosa, começam com sucesso numa empresa nova, pagam todas suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões . Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam. Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas de casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta. Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. L. Ron Hubbard observou no começo dos anos 50. "O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador". Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema.
Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado em tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo! Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivo". Os peixes são desafiados. Portanto, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.
Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer diferença. "Então, ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar"

domingo, 16 de agosto de 2009

SUPER TAMYRES “WOMAN OF STEEL” !

Tamyres “WOMAN OF STEEL”,arrasa no aquathlon,ganha a prova no geral feminino e mostra a nova cara do triathlon Pernambucano. Hoje , 16/08/2009 será um dia que ficará guardado em nossas memória,a “Multiatleta”,Tamyres domingos(Náutico Natação/Triathlon) venceu o aquathlon(2 etapa) do Campeonato Pernambucano “Fepetri” federação Pernambucana de Triathlon em Olinda/PE. Tamyres fez o percurso de (2,5km correndo / 1000 nadando / 2,5km correndo) em 37Min 01Seg,colocando mais de 1’20” de diferença da sua principal rival no estado (Juliana Mafra) 2 lugar tendo Ana Marília “A gorda”(também do Náutico) em terceiro. No geral masculino, (Mário Duque) ficou em terceiro lugar,chegando muito próximo do segundo.Por categorias Sérgio Tavares(juvenil 1) ficou em primeiro,Pedro Gondim e Rafaela Borba(petiz 1 e 2) mostraram que são os melhores em suas categorias ,mais uma vez ouro para os 2,aumentando a certeza que ambos possam ser campeões Brasileiros em outubro,Millena teles ficou em 3 lugar. A equipe do Náutico não parou por ai,na categoria (juvenil 2) Bruno Wallace”seu madruga” ganhou,ficando em 5 geral,na mesma categoria Rebert Ramos ,ficou em 3 lugar.No (infantil 1)masculino Guilherme Agra 2 lugar e Domingos Sávio terceiro.No (infantil 1)feminino Maíra Bandeira ficou em 2 lugar, Carlos Beltrão 2 lugar,Caio Beltrão e Caio Oshima em 3 lugar todos no (infantil 2). Após a competição em ritmo de muita festa ,nosso atleta “Rebert Ramos faz um comentário engraçado ” : Rolnan, Tamyres foi muito bem,ela não é normal,kkkk , tenho convicção que seja um E.T. Porém a melhor parte da competição foi ver no final da última volta a Triatleta Juliana Mafra (MELHOR TRIATLETA DE PERNAMBUCO,UMA DAS MELHORES DO BRASIL),parabenizando Tamyres ,foi um verdadeiro ato de grandeza, com a certeza que outras provas virão. Parabéns a todos meus atletas,minha família. ROLNAN:.

sábado, 15 de agosto de 2009

É REEEEEEVANCHE GALERAAAAA !

Chegou a hora !!!! É hora da revanche...
Hoje , 16/08/2009 as 07:30h em Olinda “ Campeonato pernambucano de Aquathlon “.A equipe de Natação do Náutico entra com força total, são 16 atletas inscritos nas categorias infantil e juvenil,nomes como Tamyres Domingos ,Sérgio Tavares,Pedro Gondim,Maria Eduarda,Rafaela Borba,Millena Teles,Mário Duque,Ana Marília e os Gêmeos Carlos e caio,darão muitos problemas a galera mais “experiente” do triathlon Pernambucano.
Dessa vez ,os triatletas terão que correr 2,5 nadar 1000 e correr mais 2,5 ,nossa equipe treinou forte visando a prova,queremos estar no pódium não apenas em nossas categorias ,mas também na elite e firmar uma vez por todas que somos a base da equipe que representará Pernambuco no Brasileiro de Triathlon em outubro.
Conversando ontem sobre a prova com alguns atletas ,todos foram unânimes em responder: “Vão ter que correr muito,por que quando entrar na água ,sentiram o poder de fogo da nossa equipe” ! Disse o atletas Sérgio Tavares,um dos melhores do Brasil em sua categoria. No feminino, Tamyres Domingos não esconde a ansiedade,quero competir ,não importa com quem seja,vou pra cima e quando entrar na água podemos fazer a diferença,meus primeiros Quilômetros ,serão muito forte ,disse Mário Duque,vou tentar entrar juntinho dessa galera e na água já sabe que vão ter que nadar muiiiiito !
Mais a equipe,não entrará completa 4 dos nossos principais atletas estão,contundidos ,porém estarão lá para torcer ,somos uma família, disse João Victor que dividira com seu treinador a função de sub coordenador da equipe.
Então podemos afirmar....É HORA DA REVANCHE !!!!!

PALAVRAS DO *JOÃO*

FOCANDO NO RESULTADO Todo e qualquer nadador tem uma meta. Seja ela uma colocação, um tempo ou uma metragem. Quando se tem um objetivo é lógico que se quer chegar nele, focamos o resultado final, porém este é o modo mais difícil de obtermos resultado.
Para se chegar ao resultado esperado, nós temos que evoluir nos concentrarmos primeiro no que temos que fazer para chegar lá. A meta de todo nadador é ser mais rápido, mas nós não controlamos a velocidade do cronômetro você pode controlar como movimentar e treinar seu corpo para nadar mais rápido.
Como exemplos de foco no resultado podemos utilizar o golfe, é como se você fosse um golfista e simplesmente se concentrasse em jogar a bolinha o mais longe possível, sem se preocupar com a sua tacada para lançar a bola da forma mais perfeita para que ela chegue mais longe. Em um artigo publicado pelo Coach Alexandre Pussieldi em seu blog tem algumas dicas que eu irei copiar abaixo para ajudar vocês em como não pensar diretamente no resultado final e sim pensar em como fazer para chegar ao resultado final.
“Defina processos com objetivos. Você pode colocar uma meta de estar entre os 3 primeiros de determinado campeonato ou um determinado tempo a ser atingido. Mas isso em combinação com outros objetivos mais específicos como manter a correta posição de "streamline" após cada virada ou manter um determinado padrão de estilo para os primeiros 75 metros da prova.” “Use visualização para concentrar-se e melhorar a sua técnica. Atletas que usam visualização com freqüência estão melhor preparados para os próximos desafios por estarem sempre "vendo" e "sentindo" o processo de "realizar seus sonhos". Porém, visualização é uma técnica mental que tem um grande valor no desenvolvimento da técnica. Utilizando-a você pode adicionar uma espécie de ajuda extra para atingir determinada técnica em seu estilo. Assim, antes de nadar, você estará mentalmente preparando-se para executar uma correta execução do seu nado, preparando-se, vendo e sentindo o seu processo de execução.”
“Mantenha o seu processo de conversar consigo mesmo focalizado no processo. Fale com você mesmo dizendo o que você precisa para atuar melhor. Trabalhe isso na sua mente e o que você precisa fazer para conseguir realizar seu objetivo. Ou seja, ao invés de dizer apenas tenho de nadar para 1:05, fale com você mesmo a respeito de explodir na saída do bloco, finalizar o seu estilo corretamente, trabalhar bem na sua pernada, e em grande "streamline" após as viradas. Se você fizer isso, o resultado final que você quer estará lá, ou seja, focalizando no processo, isso irá influenciar diretamente no produto: 1:05 no seu tempo final!”
“Faça uma avaliação de seu desempenho baseado no processo. Quando avaliar sua performance evite a tendência de julgar apenas como foi seu tempo final, lugar ou pontuação. Ao invés disso, avalie elementos da sua prova como saída, viradas, sua freqüência de nado. Avaliando o processo, você terá uma melhor análise do que você precisa fazer para melhorar o produto final (seu tempo) e dará a você uma nova concentração para o programa seguinte.” “Este processo não é fácil, pois a tendência natural é sempre focalizar no resultado final, entretanto as ferramentas acima citadas poderão lhe ajudar a encaminhar o processo na concentração correta do mesmo.”
BOM TRABALHO João Victor

CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO DE NATAÇÃO DO CLUBE NÁUTICO PARA O NORTE/NORDESTE TROFÉU WALTER FIGUEIREDO, EM ARACAJÚ-SE, EM 25 E 26/09/2009

NATAÇÃO DO NÁUTICO.CADA DIA MAIOR,CADA DIA MAIS FORTE. FEMININO :

TAMYRES ALVES DOMINGOS / ANA MARILIA SANTOS / MARIA EDUARDA MELO / MIRELLA TELES BARBARA MACIEL / BARBARA CALDAS / MAÍRA BANDEIRA / ARÍCIA FERNANDES / GABRIELA ROLLIN / SARA OSHIMA / MARIA CLÁUDIA VASCONCELOS / YASMIM LUCENA / DEBORA SANTOS .

MASCULINO :

CAIO OSHIMA / CARLOS BELTRÃO / CAIO BELTRÃO / DIOGO HALLA / GABRIEL AGRA / GUSTAVO CALADO DOMINGOS / SÁVIO GUILHERME AGRA / PABLO ANTONIO / THIAGO CÉSAR / MATHEUS BARBOSA / SÉRGIO TAVARES / JOÃO VICTOR / MÁRIO DUQUE / BRUNO WALLACE / ERICK RODRIGO ARNÓBIO BORBA / JAIRO LOPES / MARCOS CARDOSO / REBERT RAMOS / TARCISO FREITAS / GUILHERME SOUZA / EVERTON MELO / DIJA ONI / IAN PONTES / LEANDRO PEREIRA / DIOGO GUERRA / BRUNO NEVES / CLÁUDIO RODRIGUES / THIAGO NOBERTO.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

D.NOEME MEDEIROS...MÃE DO NOSSO *JOÃO*

Enquanto mãe sinto-me orgulhosa de saber que meu filho ainda tão jovem é tão maduro, sério e ético como poucos. Eu o admiro muito, sou sua fã incondicional. Corujices a parte, venho ratificar que meu filho está muito feliz em defender as cores vermelho e branco e de poder treinar em um ambiente bom, saudável, tranquilo que o recebeu de braços abertos, onde ele realmente se sente em casa, em familia.Graças a Deus acreditamos e acertamos na mudança.Parabéns Rolnan e Taffarel pelo belo trabalho, pelas conquistas e por serem os mentores desta união que chamamos de familia, me sinto orgulhosa de fazer parte também, e de alguma forma poder contribuir. Abraço Noeme Medeiros
A FAMILIA NÁUTICO NATAÇÃO AGRADECE !

PALAVRAS DO * JOÃO * TRIATHLON.

CUIDADO COM AS AÇÕES
Após adquirir certa atenção na midia, seja la onde você mora é preciso ter cuidado com as ações porque a repercução pode ser grande. Ontem Michael Phelps bateu com seu carro em Baltimore onde mora, não ouveram feridos só estrago no seu carro e no Honda Accord(carro em que bateu). Não haviam sinais de drogas ou alcoolismo mas por conta de uma ação mal pensada de fumar maconha sua batida foi parar nos tablóides de todo o mundo.
Nós da familia do Nautico Natação estamos em alta na midia graças ao nosso bom trabalho e qualquer ação fora dos padrões pode causar prejuízos. Onde quero chegar é na competição do Aquathlon, nós devemos mais uma vez mostrar união e competir dando o melhor que nós temos para que continuemos com a boa referencia que estamos construindo.
Apesar de só termos 1 ano e meio de equipe formada já incomodamos muita gente, estamos no caminho certo graças a Deus ja temos muito a festejar!
PALAVRAS DO JOÃO !

COMO É QUE EU VOU ME SENTIR PRONTO PARA COMPETIR

Artigo do australiano Wayne Goldsmith, Moregold Swim Centre, Albury NSW, Australia tradução de Alexandre Pussieldi. Aquecer é algo que todos os nadadores fazem para nadar melhor. Porque aquecer? Se analisarmos os fatores científicos iremos encontrar várias razões que justificam o uso do aquecimento: · Aumenta a temperatura corporal · Aumenta a freqüência cardíaca · Aumenta a pressão sanguínea· Aumenta a energia produzida pela atividade enzimática Algumas outras observações foram encontradas pelo uso do aquecimento:· Aumenta a confiança do nadador ao sentir a água propriamente dita, temperatura, viradas, bandeirolas, blocos e condições gerais (incrementando a familiaridade com as condições da prova)· Aumenta a preparação para a prova sob a forma específica de séries, ritmo, parciais e velocidade, além de estratégias de nado. Outra grande intenção do aquecimento é fazer o seu corpo estar PREPARADO para executar a prova da melhor forma possível. Quantas vezes o seu treinador ou seus companheiros de equipe lhe perguntaram antes da sua prova: "Você está PRONTO?". Mas o que esse PRONTO quer realmente dizer. Como você pode identificar que está PRONTO ou não tão PRONTO para executar o seu melhor. · Alguns nadadores gostam de sentar com seus amigos ou família, divertir-se de forma descontraída para ajudar a afastar a tensão e se sentirem PRONTOS. · Alguns nadadores preferem o oposto, eles precisam de paz e estar quietos longe de tudo para concentrarem-se e fazerem o seu melhor. · Outros gostam de escutar música, alguns lêem, uma pequena caminhada, alguns conversam, outros chegam até a fazer pequenas corridas. Existem muitas formas que os nadadores se preparam para as suas provas. · A chave para um efetivo aquecimento é saber qual o seu pessoal sentimento de estar PRONTO para a prova. · Não faz sentido se preparar durante meses e meses, se comprometendo com o treinamento e trabalhando duro, tendo boa nutrição e chegar no final sem saber o que é estar preparado para a sua prova. · Um simples caminho para aprender quando você está PRONTO é escrever algumas coisas que você gosta de fazer na sua rotina pré-competitiva. Coisas simples como a qualidade e a quantidade de seu sono, seu café da manhã, seu alongamento, e o seu próprio aquecimento. Tal tipo de atividade lhe dá mais confiança e faz você saber ao certo o que tens de fazer no grande dia. · Na sua próxima competição, mesmo que não seja importante, tente escrever isso e discuta com seu treinador os resultados das suas impressões. Confira agora algumas dicas para ajudar a você se sentir PRONTO para a sua competição:1. O programa da competição lhe diz apenas três coisas, a raia e série que você vai nadar e a prova propriamente dita. Todas as outras informações são relativamente sem importância. Muitos nadadores ficam "perturbados" quando olham o balizamento da competição e comparam seus tempos com os adversários. Não interessa contra quem você irá nadar, o seu trabalho será o mesmo, nadar o seu melhor dentro das suas possibilidades. Se Michael Klim estiver na raia do lado, e Alex Popov no outro lado, a distância da prova, na mesma água e você na mesma raia e série. O nível dos atletas da prova não pode interferir no seu desempenho a não ser que seja para melhor como motivação para nadar ainda mais rápido. 2. Se você não está PRONTO, faça algo que lhe coloque neste ponto. Aqueça de novo, dê pequenas corridas, concentre-se busque opções para se sentir melhor preparado. 3. Estar PRONTO é um sentimento individual. Portanto não se preocupe em ser social nas competições, se você precisa se isolar, buscar uma alternativa que lhe afaste do seu grupo faça pois você irá se sentir melhor. 4. Sempre prepare sua bolsa de competição com antecedência. Muitos gostam de ler, outros escutar música, tenha tudo o que realmente você acha que precisa.5. Não leve em consideração 90% do que se fala e se escuta na área de concentração. É uma área onde todos se testam e falam coisas que normalmente não são verdades. Perguntas como "Qual o seu tempo?", "Quantas vezes por dia você treina?" e muitas outras são bastante comuns. Se alguém lhe perguntar, "Qual o seu melhor tempo?", responda: "Após esta prova eu lhe digo". 6. Praticar saídas em dia de competição é muito difícil. Piscina lotada, longas filas, pouco tempo. Mas uma boa dica é praticar saídas "em seco". Isso quer dizer encontrar um espaço vazio, se concentrar e visualizar a saída. Podes praticar alguns movimentos somente para lhe dar confiança e certeza de que irás ter uma boa saída. Isso com certeza irá lhe dar mais sentimento de estar PRONTO para a prova. Aprenda a se sentir PRONTO para a sua próxima prova. Preencha o formulário abaixo, ele pode ficar só para você ou podes dividir com seu treinador em busca de sugestões e orientações: O QUE ESTAR PRONTO REPRESENTA PARA MIM Nome O que estar PRONTO representa para mim? Como eu durmo a noite anterior a competição? Qual o horário que você normalmente chega a competição? O que você come no café da manhã em dia de competição? O que você bebe ou come durante a competição? O que você faz para alongar? Qual o aquecimento que você se sente bem fazendo? Como você se sente antes das suas provas? PRONTO? Quase PRONTO? Longe de estar PRONTO? Porque? O que você faz antes das suas provas: escutar música, ler, conversar, relaxar, concentrar-se, caminhar, etc... Para nadar realmente bem você precisa estar: a) relaxado b) aquecido c) concentrado na prova d) pensando em outras coisas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PALAVRAS DO "JOÃO"

A LIÇÃO DO ELEFANTE Alex PussieldiPublicado em 11/08/2004
Você já observou um elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunal. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas à uma pequena estaca cravada no solo.
A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Perguntei a um adestrador e ele me explicou que o elefante não escapa porque está adestrado. Fiz então a pergunta óbvia: - Se está adestrado, por que o prendem? Não houve resposta!
Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada.
Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo. Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Jamais, jamais voltou a colocar à prova sua força. *O elefante assim como nós fica preso por pensar que não consegue e não tentar, porém o ser humano tem a capacidade de raciocinar o que vai fazer e medir as suas forças.
*Não fiquem presos porque na sua vida existiram muitas dificuldades nem porque lhe disseram muitos “nãos”, meça a sua força, sua persistência e seu raciocínio, se você acha que está preso lembre-se “Se você pensar que pode ou que não pode, de qualquer maneira você estará certo”. *Quem sabe faz a hora... não espera acontecer!
*Parte acrescida por mim
Palavras do *João*...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PALAVRAS DO "JOÃO" .

PALAVRAS DO JOÃO ! A partir de hoje, nesse blog, um dos nossos principais atletas(João Victor), deixará sempre um comentário,dica,informação ou opinião,sobre nossa equipe ,treinos e a natação Brasileira, uma geral nos fatos e bastidores. Apesar de nova e jovem a equipe do náutico mostrou muita maturidade ao competir com equipes maiores, mais antigas e com atletas mais velhos. Todos nadaram com garra e empenho para defender as cores vermelha e branco do seu amado clube sem se intimidar com produtos importados trazidos para nadar, com lesões ou provocações. Uma equipe que em mais 1 ou 2 anos de existência vai estar pronta não só para ganhar mas para ser campeã e se manter no topo usando a base jovem já existente com reforços que deverão vir para essa família sem precisar de gastos onerosos, virão por vontade própria, vontade de estar em um ambiente agradável e aconchegante onde não se tem treinador mais sim um pai.

ELES TEM A FORÇA !

Experiência x Superação : Foram os principais ingredientes da equipe de Natação do Náutico no absoluto, de um lado os medalhistas individuais ( Tamyres Domingos / bronze nos 800 livre e Sérgio Tavares / bronze nos 50 e 200 peito ).Conversando com os 2, dias após competição,percebi que ambos tinham o mesmo pensamento * Superação *,fazer o Máximo de pontos para ajudar a equipe e melhorar seus tempos. Contudo Tamyres e Sérgio foram mais além , estar entre os melhores e subir ao pódium era simplesmente uma obrigação do que treinam diariamente.Bons resultados ,sempre penso nisso ,fico estigado, e fixo meu adversário,adora competir com atletas mais velhos e maiores que eu.Quanto mais alto,maior a queda, disse Sérgio Tavares em som de desafios! Tamyres não é diferente, natação sou eu , é meu território, não tenho medo de perder por isso ganho.Perder pra mim ,sempre será sinônimo de recomeçar ,de não parar ,de nunca desistir. Tenho água clorada no meu corpo,não me limito a prova ,topo tudo ,basta Rolnan mandar,nunca acho que posso perder e pra ganhar pra mim sempre será um preço caro! Para os que ganham ,me aguardem sempre tem a próxima,para os que perdem,levantem-se e tentem de novo ,pois ninguém é imbatível. Bem no meio da superação, está a * experiência *,Ian Pontes o “mais veloz” dos nossos atletas serve de inspiração pra muitos e João Victor o “Negão”, a explosão em pessoa,aproveitei o embalo e conversei com os 2 atletas mais experientes do grupo, com uma visão surpreendente, Ian e João cruzam a expectativa da superação, e dizem: “ Aqui além de tudo é minha família, nos preocupamos, com nossa performance ,em marcar pontos e levantar o astral de toda galera” ,servimos como gasolina para atletas como Sérgio,tamyres,Mário,Jairo e outros. Ficamos observando todos, gostamos de ser os primeiros a dizer ,Parabéns amigo ,você ta nadando muito ! Sinto nos olhos dos meus amigos o respeito por nos 2,somos realmente uma família,não sabemos quando,onde e como iremos parar ,acredito que será pra sempre,repito somos uma família ! Entrevista : Coach Rolnan Rosas.

O QUE FAZER COM A REGRA DA FILIPINA???

Esse é um assunto polêmico e antigo, mas acho que vale a pena trazer a tona após o término desse mundial de Roma...Eu já achei errado quando liberaram a golfinhada única durante a filipina... A regra antes era que não poderia haver nenhuma golfinhada ou ondulação propulsora durante a realização da filipina, regra para mim, mais certa... Mas como os árbitros não conseguiam controlar isso, acharam por melhor liberar um única golfinhada durante a filipina... Como se isso fosse resolver o problema....Ledo engano...!Na verdade o que aconteceu, foi a ocorrência de um festival de golfinhadas irregulares, ondes os árbitros, para não se complicarem, resolveram fazer vista grossa... Ou os atletas fazem mais do que uma, ou fazem no momento irregular, ou ambos...! Virou festa!!!Eu realmente concordo que é difícil de ver isso, e que "em dúbio, pró réu", mas isso não faz mais sentido no século XXI, onde a tecnologia existe e deve prevalecer no mundo moderno...No meu modesto, mas calejado entendimento, a regra deveria ser como era antes: SEM GOLFINHADA! E a natação que trate de evoluir e faça como o Basquete, Futebol Americano, Baseball, Tênis, entre outros, e use o recurso de vídeo para averiguar isso!Ora, nas competições mais importantes do mundo não temos câmeras submersas em cada raia?! Então que os árbitros que as usem! Ao final de cada série semi-final ou final, consultem os vídeos das saídas e viradas e definam quem deve ou não ser desclassificado...Vai demorar??? Vai! Mas é, pelo menos, o mais justo!O argumento de que em competições secundárias, seletivas nacionais e campeonatos de categoria as câmeras não existem, não procede! E daí que não tem?! Na hora H, quando o atleta tiver que nadar para valer, em uma competição internacional, a regra vai prevalecer... Se ele chegou lá fazendo a regra errada, não muda nada, pois o que vale é no campeonato principal... E recorde mundial? Bom, que validem o recorde somente onde tem câmeras, tal qual o exame anti-doping! fonte: Blog do Fischer

terça-feira, 11 de agosto de 2009

AVE MARIAAA! SÓ PICUINHAS !

Picuinhas !!!! Galera, após 72h o comentário não muda,na comunidade aquática. Quem escreveu o texto distribuído no sábado passado durante a competição? Darei meu ponto de vista definitivo. Foi uma competição (massa), na qual a muito tempo não se via,nossa “federação” organizou da melhor forma possível, a imprensa esteve presente,os atletas (importados) deram um verdadeiro show ,coisa que agente não via mais em nossa natação. Masssss..... Acabou ! Braçadas pra frente galera,comentários demasiados e negativos não nos levara a lugar algum. O pior de tudo é que,as pessoas que mais comentam ,são os que venceram. Galera ,vão comemorar, acredito que sobrou um dinheirinho por ai para pelo menos fazer um churrasquinho...Hummmmmm que bom !!!!! Aqui no meu clube vamos festejar muito o nosso 3 lugar e a evolução da nossa equipe que não para de crescer e de dar bons resultados. Pode acreditar ,vai rolar uma (feijoada) massa, onde aproveito e convido a todos principalmente aqueles atletas que não é do nosso clube,pode se chegar na moral ,será nosso convidado de honra,caso queira trazer os treinadores ,estagiários e coordenadores ,fiquem a vontade,meu clube estará sempre de portas abertas e nossa equipe também, sintam-se em casa. Há ,parem de se preocupar com aquele texto babaca e de mal gosto ,até por que, vai lá que agente não goste do cara,mas tentar denigrir e defamar ,powwww não faz sentido,lembrem-se que o mal por si se destrói ! Abraço pra todos, corujões e olheiros, atletas e pais. Eiiiii , imprimi aewww ,ei imprimi aewwwww....É pra tu ,”Pri”. ROLNAN.

EXEMPLO A SEGUIR...

A primeira visita à Associação dos Deficientes de Peixinhos (Adepe), em Olinda, impressionou a nadadora Tamyres Domingos, de 13 anos. Não bastasse a pouca atenção que os mais necessitados do Estado recebem da sociedade e poder público, o pessoal da Adepe precisava de ajuda com outras coisas, como comida e roupas. Há dois anos, a jovem acompanhou o técnico Rolnan Rosas em uma de suas idas a Peixinhos e, por conta própria, decidiu ajudar. Hoje é embaixadora do projeto e arrecada alimentos e vestuários não só com os colegas de esporte, mas também nos colégios particulares do Recife. Agora, todo mês, faz a alegria de 45 portadores de deficiência (mental e motora) da entidade.A semente foi plantada pelo treinador há sete anos. Todo fim de ano, Rolnan fazia doações à Adepe. Tamyres, convidada para uma dessas visitas, resolveu diminuir o período da entrega. Em vez de anual, ajuda mensalmente. “Ela chegou para mim e disse que de ano em ano era pouco. Tinha 11 anos, mas se responsabilizou em ajudar. Hoje, tem uma carta que lhe dá plenos direitos para falar em nome da Associação”, afirma.Fazer o bem, no caso de Tamyres, revela um lado pouco conhecido da adolescente, uma das melhores nadadoras do Brasil, na categoria infantil. Tímida e de poucas palavras nas entrevistas, transforma-se ao visitar os colégios. Sem cerimônia, entra de sala em sala para fazer os pedidos e conversa com os alunos.Os alimentos também são arrecadados de maneira criativa. O Náutico cede as suas piscinas para banho livre. Para entrar no Parque Aquático e desfrutar de um mergulhinho no Timbu, basta “pagar” com 1 kg de alimento não-perecível. “Eu sempre quis ajudar de alguma forma essas pessoas mais necessitadas. Eu me sinto bem fazendo as distribuições”, afirmou Tamyres, que na última quarta treinou mais cedo no Náutico, pelo qual disputa torneios em todo o País, e entregou a doação deste mês.

CONVOCAÇÃO! (MOCOCA)

Notícias Alvirrubros no Brasileiro de Natação31.07.2009A natação do Náutico teve uma excelente notícia ontem, quando a Federação Aquática Pernambucana divulgou a lista dos atletas do Estado que foram convocados para o Campeonato Interfederativo Brasileiro e Internacional de Natação, nas categorias Infantil e Juvenil.O Clube Náutico Capibaribe recebeu a convocação com muita alegria, já que sete atletas do Timbu vão para o Brasileiro. São eles: Tamyres Domingos,Caio Oshima, Carlos Beltrão, João Victor, Sérgio Tavares, Mário Duque e Erick Santos. A competição será realizada dos dias 15 a 18 de outubro, em São Paulo.Fonte: Ana CamposNatação alvirrubra tem sete convocadosPor: Equipe TimbuNET - 30/7/2009Sete atletas da natação do Náutico foram convocados pela (FAP) Federação Aquática Pernambucana para participar do Troféu Chico Piscina/Mococa-SP, no período de 15 a 18 de Outubro de 2009. A competição será o Campeonato Interfederativo Brasileiro e Internacional de Natação nas categorias Infantil e Juvenil. São eles: Tamyres Domingos, Caio Oshima, Carlos Beltrão, João victor, ,Sérgio Tavares, Mário Duque e Erick Santos. O Náutico mostra por que é a natação que mais cresceu do Norte/Nordeste. É claro que isso tudo, graças a competência dos professores Rolnan e Tafarel

AQUATHLON, É HORA DA REVANCHE!

Tamyres Domingos, uma das maiores promessas do Triathlon Pernambucano estará no próximo domingo(16/08/2009) ás 07:30h ,no Campeonato Pernambucano de Aquathlon ,em olinda/PE , pela FEPETRI (federação pernambucana de triathlon). Tamyres, tem grandes chances de vencer a prova que tera a distancia de ( 2,5 correndo / 1000 nadando / 2,5 correndo ). Completa o time de Tamyres, os atletas: João Victor,Erick Santos,Sérgio Tavares,Mário Duque,Maria Eduarda,Ana Marilia,Mirella Teles,Marcos William,Guilherme Souza,Guilherme Agra,Gabriel Agra,Dija Oni,Os gemeos Carlos e Caio Beltrão , e os também Campeões em suas categorias (Pedro Gondin,Rafaela Borba e Millena Telles). Completando assim a base da equipe Infanto/Juvenil ,que participara do Campeonato Brasileiro em outubro em Recife/Olinda.