A progressão de intensidade nas provas
Atletas como Tae Hwan Park (Coréia do Sul) e Zhang Li (China) mostraram que a prova só tem seu resultado definido com o toque na placa (Michael Phelps que o diga).
A prova dos 400m livre em Beijing foi extremamente forte, e mesmo assim esses dois atletas ainda conseguiram fazer uma segunda parte de prova superior à primeira, com um nível de acidose metabólica que normalmente já deveria estar alto (ISSO NORMALMENTE, né?).
Acredito que esse seja realmente um ponto a ser muito usado e considerado nos programas de treinamento em todas as categorias. Além de uma preparação orgânica elevada, a mudança de ritmo no meio de uma prova que cada vez mais requer uma contribuição anaeróbia superior, necessita de uma condição mental e consciência corporal muito alta.
Como alcançar um alto nível técnico e manter um desempenho elevado em metade de uma prova e aumentar esse nível tão absurdamente na segunda metade como ocorreu em várias provas em Pequim? É preciso estar habituado a progredir em tiros e séries do seu treino.
Assim você irá conseguir seguir essa tendência mundial de começar uma prova extremamente forte como nos 100m livre do Mundial de Roma e progredir à medida que a metragem aumenta.
Lembre-se:
1 Seu corpo tem limites, não os ultrapasse.
2 Não é aconselhável fazer essa progressão na soltura, é a hora de relaxar seus músculos para a próxima série ou o próximo treino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário