sábado, 15 de agosto de 2009

PALAVRAS DO *JOÃO*

FOCANDO NO RESULTADO Todo e qualquer nadador tem uma meta. Seja ela uma colocação, um tempo ou uma metragem. Quando se tem um objetivo é lógico que se quer chegar nele, focamos o resultado final, porém este é o modo mais difícil de obtermos resultado.
Para se chegar ao resultado esperado, nós temos que evoluir nos concentrarmos primeiro no que temos que fazer para chegar lá. A meta de todo nadador é ser mais rápido, mas nós não controlamos a velocidade do cronômetro você pode controlar como movimentar e treinar seu corpo para nadar mais rápido.
Como exemplos de foco no resultado podemos utilizar o golfe, é como se você fosse um golfista e simplesmente se concentrasse em jogar a bolinha o mais longe possível, sem se preocupar com a sua tacada para lançar a bola da forma mais perfeita para que ela chegue mais longe. Em um artigo publicado pelo Coach Alexandre Pussieldi em seu blog tem algumas dicas que eu irei copiar abaixo para ajudar vocês em como não pensar diretamente no resultado final e sim pensar em como fazer para chegar ao resultado final.
“Defina processos com objetivos. Você pode colocar uma meta de estar entre os 3 primeiros de determinado campeonato ou um determinado tempo a ser atingido. Mas isso em combinação com outros objetivos mais específicos como manter a correta posição de "streamline" após cada virada ou manter um determinado padrão de estilo para os primeiros 75 metros da prova.” “Use visualização para concentrar-se e melhorar a sua técnica. Atletas que usam visualização com freqüência estão melhor preparados para os próximos desafios por estarem sempre "vendo" e "sentindo" o processo de "realizar seus sonhos". Porém, visualização é uma técnica mental que tem um grande valor no desenvolvimento da técnica. Utilizando-a você pode adicionar uma espécie de ajuda extra para atingir determinada técnica em seu estilo. Assim, antes de nadar, você estará mentalmente preparando-se para executar uma correta execução do seu nado, preparando-se, vendo e sentindo o seu processo de execução.”
“Mantenha o seu processo de conversar consigo mesmo focalizado no processo. Fale com você mesmo dizendo o que você precisa para atuar melhor. Trabalhe isso na sua mente e o que você precisa fazer para conseguir realizar seu objetivo. Ou seja, ao invés de dizer apenas tenho de nadar para 1:05, fale com você mesmo a respeito de explodir na saída do bloco, finalizar o seu estilo corretamente, trabalhar bem na sua pernada, e em grande "streamline" após as viradas. Se você fizer isso, o resultado final que você quer estará lá, ou seja, focalizando no processo, isso irá influenciar diretamente no produto: 1:05 no seu tempo final!”
“Faça uma avaliação de seu desempenho baseado no processo. Quando avaliar sua performance evite a tendência de julgar apenas como foi seu tempo final, lugar ou pontuação. Ao invés disso, avalie elementos da sua prova como saída, viradas, sua freqüência de nado. Avaliando o processo, você terá uma melhor análise do que você precisa fazer para melhorar o produto final (seu tempo) e dará a você uma nova concentração para o programa seguinte.” “Este processo não é fácil, pois a tendência natural é sempre focalizar no resultado final, entretanto as ferramentas acima citadas poderão lhe ajudar a encaminhar o processo na concentração correta do mesmo.”
BOM TRABALHO João Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário