A MAIOR CONTRATAÇÃO DA HISTÓRIA DA NATAÇÃO BRASILEIRA
Alex Pussieldi
Sem dúvida, César Cielo no Flamengo é a maior contratação da história da natação brasileira. Não só pelo salário do Cielo, o maior de todos os tempos, nem só pelo que ele representa, o maior nadador do país, mas pelo impacto e as condições que a mudança pode trazer esporte no Brasil.
Já tive acesso aos valores que ele receberia no Corinthians, bem como o seu salário no Flamengo, mas acredito que tal informação não é de interesse público, e sim pessoal. O que justifica o fato de Cielo acietar ir para o Flamengo por um pouco mais da metade que receberia no Corinthians? Porque?
Muitas coisas estão envolvidas numa negociação como esta. A principal, é a questão de não ter de alterar a sua rotina e compromissos. Há uma diferença muito grande entre a condição de que Cielo entrou no Flamengo e a qual ele teria no Corinthians.
No Flamengo, ele é um atleta contratado para nadar. No Corinthians, ele seria uma marca que seria extremamente vendida. Assim, Cielo não está perdendo apenas o salário que seria muito maior mas também uma possibiliade de muitos outros ganhos com o projeto do deparamento de marketing do Corinthians.
No Flamengo, Cielo faz parte do departamento de esportes olímpicos e é comandado por uma Presidente que está entre as maiores nadadoras de nossa história. Ou seja, é outro tipo de conversa.
Cielo com todos os contratos de patrocínio e agora com o salário do Flamengo, é o primeiro nadador milionário do país. Ele deve terminar 2010 acima do um milhão de reais o que para um nadador é muito acima dos padrões que estamos acostumados. E ele merece!
Antes da ida de Cielo para o Flamengo, a maior contratação da natação brasileira havia sido Gustavo Borges. Foi em janeiro de 1999, logo após a disputa de uma prova de águas abertas na praia de Ipanema onde ele levou uma “vaca” do mar e um “banho” de Luiz Lima numa prova do sino.
Dias depois, Gustavo Borges era anunciado como integrante do novo super time do Vasco que estava sendo montado. Interessante que Cielo vem do Pinheiros, como veio Gustavo. Cielo vai treinar nos Estados Unidos, como Gustavo, na época, ainda treinava. Cielo ainda vai manter Albertinho como técnico no Brasil, pelo menos por agora, mesma coisa que fez Gustavo. E a contratação de Cielo também determinou uma série de outras que vieram atrás pelo Flamengo, igualzinho ao Super Vasco que na época trouxe gente de tudo que foi canto.
Só espero que em uma coisa estas duas contratações não sejam semelhantes. Quero ver o projeto do Flamengo se sustentar e ficar por muitos anos. Não quero ver os atletas e treinadores com salários atrasados e o fim prematuro que o Super Vasco teve.
Sucesso e boa sorte ao maior nadador da natação brasileira na maior contratação da história do nosso esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário