By: Dra Santana e Dra Carla Paiva
Diga o Tempo todo: Deus tá no comando!
Orientações Para a Competição de Salvador
1
Este grupo já foi provado, lançado na mídia, reconhecido nacional e internacionalmente por sua força e união (A internet leva as notícias para o mundo). Não conseguirá mais para ser anônimo, em canto nenhum. Portanto, onde for estará representando Pernambuco e a Aquática Siqueira, e, principalmente o grupo de atletas de Rolnan. Então, não dá pra fugir do papel de referência; neste sentido é importante entender que os olhos dos concorrentes diretos e dos aficionados pela natação estarão voltados para os atletas, verificando como se comportam, como se relacionam com as demais pessoas, de que maneira curtem sua alegria, sua juventude e experiência de vida alcançada.
Não dá pra esconder o prazer de viajarem juntos em busca da realização de sonhos; desta forma, a história começa no ônibus, já no embarque. Cantem, brinquem, mas não esqueçam nunca que cada pessoa tem seu jeito de ser, de se preparar para uma competição. Uns ficam ansiosos, outros não estão nem aí; para alguns é uma farra, para outros, trabalho duro; assim, é preciso respeitar as diferenças. Converse e brinque até chegar a hora em que todos precisarem se recolher em suas poltronas. Caso seu colega não esteja afim de brincadeiras pesadas respeite, se quiser dormir não atrapalhe. Cuide para que seus amigos e o treinador tenham repouso; descansados raciocinarão melhor, competirão melhor, se recuperarão mais rápido.
Rir é o melhor antídoto para a preocupação, escolhas brincadeiras que façam rir, piadas, jogos de palavras, etc. Evitem atividades que deixem as pessoas tensas, amedrontadas. Cada um reage de maneira própria às situações inusitadas, ajudem, nunca prejudiquem.
Juntos serão mais fortes e terão sucesso.No hotel
2
Leia o regulamento do hotel ao chegar ao quarto. Respeite-o. Mantenha seu ambiente de repouso sempre agradável; seja cordial com os empregados e hóspedes, porém, não procure aproximações.
Salvador é a cidade brasileira onde mais se denuncia abuso sexual com crianças e adolescentes, é também rota do tráfico de seres humanos, não se pode descuidar deste detalhe. Procure se deslocar em grupo e sempre que possível na companhia de um adulto.
Fique ligado também em seus companheiros, algumas pessoas são mais ingênuas que outras, não importa a idade. Rejeite qualquer convite para visitar qualquer dependência do hotel que não seja a que lhe foi destinada.
No horário determinado para recolhimento faça silêncio, lembre-se que o sono é uma das maiores fontes de reabastecimento de energias, procure dormir bem, faça exercícios de relaxamento (o de Jacobson é indicado para descansar os músculos), não utilize aparelhos sonoros quando os demais estiverem dormindo. Nunca esqueça que você está ali para levar o melhor resultado para você, para o seu estado, sua equipe.
Leve em conta as orientações do treinador ele é o responsável por todos, especialmente por aqueles que estão sem a companhia dos pais. Ele também precisará recompor suas energias para melhor orientá-los. Antes, durante e depois de competir
3
Acorde com alegria e cheio (a) de fé. Acredite no seu potencial e faça o possível para revelá-lo; escreva sua história em cada um dos dias que você for competir.
Pela manhã faça uma alimentação saudável; pão branco, requeijão ligth, frutas, sucos, doces são bastante recomendáveis para atletas. As frutas levam apenas 15 minutos para serem digeridas. Os carboidratos lhe dão energia. Evite o leite integral. É gorduroso e demora a ser assimilado pelo organismo. Seja educado à mesa.
Cheque o seu material de uso para não se estressar procurando por ele na competição. Abrace seus companheiros quando forem nadar e quando terminarem as provas. Apóie aqueles que se sentirem tristes com os resultados. O que passou, passou, ainda tem a próxima vez, é importantíssimo concentrar-se na prova seguinte.
Atenção máxima na saída do bloco e quando cair na água tenha sempre pensamentos positivos. Bom mesmo é nadar e nadar o melhor que puder, pois pensar gasta tempo e energia. Tenha segurança em tudo que você treinou, é hora de aplicar o que foi aprendido. Decida-se, tome sempre uma atitude de buscar o maior número de pontos para você e para o seu time.
Alimente-se bem no almoço. Consuma alimentos ricos em carboidratos e leves. Nada de encher o “bucho” demais e afundar na piscina. Caso precise da ajuda de alguém não faça cerimônia, peça. Compartilhe o lanche se tiver levado, nunca pegue à força lanche de ninguém, nem por brincadeira.
Nunca “mangue” de seus adversários, tenha espírito esportivo, mas vibre e vibre muito com suas conquistas, você merece isto.
Substâncias que ajudam ou prejudicam
4
Existem energéticos recomendados para atletas, outros não. Algumas pessoas se dão bem com determinados energéticos ou suplementos outras não. Portanto, não aceite nenhuma bebida de outra pessoa, nem estranho nem conhecido. Não acredite em promessas mirabolantes, ou superpoderes.
Conhecer pessoas, fazer novas amizades, esta é uma meta permanente dos adolescentes e jovens, porém..., contudo..., todavia..., não se descuide.
No dia de sua folga (no final da competição), caso esteja se confraternizando com pessoas de outros estados e de outras equipes, se estiver tomando algum líquido não deixe seu copo exposto; se precisar sair e voltar depois o esvazie antes.
Hoje se sabe que há drogas que entorpecem as pessoas e elas ficam sem o controle da vontade, tornando-se presas fáceis para pessoas inescrupulosas; depois não se lembram do que aconteceu no período de lapso, nem de quem estava com ela.
Ah! Vale alertar, ainda, que sexo é uma atividade saudável e muito boa entre os que se amam, porém é desaconselhável em períodos competitivos, por conta do desgaste físico que provoca.
Lembre-se que há um tempo para tudo na vida, não vale a pena apressar o rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário