sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DOPING

DOIS MESES DE SUSPENSÃO PARA FRED BOUSQUET

 











O Código de  Dopagem é, no mínimo, interessante. Como Fred Bousquet testou positivo em teste administrado e controlado pela Federação Francesa de Natação, todo o processo corre por lá. Mesmo assim, a FINA e o WADA podem vir a discordar da punição dada ao atleta e solicitar um aumento em sua punição. Isso aconteceu, por exemplo, no caso de Jessica Hardy que teve a sua pena reduzida de dois para um ano de suspensão, coisa que nem a FINA nem o WADA concordaram. O caso foi a Corte Suprema do Esporte e que ratificou a decisão dos americanos. Menos mal que o CAS/TAS não aceitou o pedido para que Hardy esteja elegível para os Jogos Olímpicos de Londres.
O caso de Bousquet é parecido. Sua defesa alegou que consumiu o produto sem saber que era proibido e foi para conter as dores de uma possível crise de hemorróidas em plena semana de competição. O argumento foi aceito, o fato nem tanto. A punição de dois meses foi complacente com Bousquet que ainda só começou a cumprir a partir de 20 de setembro.
Mesmo sendo testado positivo em junho, Bousquet e sua defesa vinham discutindo com a Federação Francesa durante todo este tempo para se chegar a um acordo a respeito de seu caso. Isso, manteve Bousquet na água, competindo e representando a França. Ele foi duplamente campeão no Mare Nostrum, esteve no Paris Open, e o mais importante, foi duas vezes medalhista de ouro e mais uma de prata no Europeu de Agosto em Budapeste.
Julgado e suspenso no dia 20 de setembro por dois meses, Bousquet não vai perder nada. Isto porque o Campeonato Francês de Curta será de 3 a 5 de dezembro em Chartres e o Mundial de Dubai de 14 a 18 nos Emirados Árabes Unidos. Os franceses fizeram uma boa “administrada” no caso, inclusive não divulgando a imprensa.
Menos mal que o jornal esportivo francês L’Equipe manteve a sua tradição de violar este “código de defesa do atleta”. Foi no L’Equipe que ficamos sabendo que Ian Thorpe já se dopou, foi no L’Equipe que ficamos sabendo que Lance Armstrong já testou positivo e graças ao L’Equipe soubemos que Bousquet também está neste grupo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário