sábado, 29 de setembro de 2012


Ana Marcela Cunha quer título da Copa do Mundo em Hong Kong

Nadadora da Unisanta viaja para a Ásia na noite deste sábado para disputar as últimas duas etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas

A nadadora Ana Marcela Cunha, da Unisanta, viaja na noite deste sábado para disputar as últimas duas etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. Líder do circuito mundial, a brasileira pode conquistar o bicampeonato mundial inédito para o País.
A primeira vez que a atleta conquistou o campeonato mundial foi em 2010. As provas serão disputadas em Hong Kong e Shantou, na China. Mas, Ana Marcela espera decidir o título já na primeira disputa, que será realizada no dia 7 de outubro.
- Eu quero decidir em Hong Kong para chegar em Shantou já com a taça na mão. Estamos com o pé no chão. Vai que acontece alguma coisa em Hong Kong? Mas, a gente sabe que estamos prontos pra decidir já nessa prova.
Ana Marcela está com 100 pontos no ranking da competição. A segunda colocação é da alemã Nadine Reichert, que tem 60 pontos. A americana Eva Fabian e a alemã Angela Maurer, terceira e quarta do ranking, tem 56 e 50 pontos, respectivamente. Elas são as únicas que podem tirar o título da brasileira. Apesar da vantagem de 40 pontos, a nadadora ressaltou que tem que manter o foco nas provas.
- A situação é confortável. São 40 pontos de vantagem. Teria que acontecer alguma tragédia e eu não terminar as duas provas para não ficar, pelo menos, entre as três primeiras. Mas, estamos bastante focados. Sabemos que tudo pode acontecer na prova. Tenho que estar pronta pro que der e vier.
Início cedo e 'segredo' das conquistas
Aos 20 de idade, Ana Marcela Cunha já possui 18 anos dentro das piscinas. Já em maratonas aquáticas, são 10 anos de treino. Ela comentou sobre o início no esporte.
- Comecei a nadar aos 2 anos. Na maratona aquática, eu comecei aos 10 anos, disputando umas provas em Salvador. Em 2007, vim pra Santos e mudei minha vida. Deixei tudo lá e meus pais vieram comigo. Aí eu comeceia ter apoio dos patrocinadores que me dão todo o suporte pra conseguir esses títulos.
Ana Marcela venceu duas das quatro etapas já disputadas da Copa do Mundo (Foto: Ivan Storti / Divulgação)
Ana Marcela busca o bicampeonato na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas .
A carreira da atleta é recheada de títulos, além de conquistar o mundial em 2010, ela detém marcas como ser a primeira brasileira a vencer uma maratona aquática de 25 km, em Xangai, na China. Para Ana Marcela, o segredo de tantos títulos é simples: treino.
- Acho que o segredo é treino. Outro dia eu fiz uma palestra para um pessoal mais novo e me perguntaram o que eu fazia de diferente. Acho que o diferencial são os treinos e dar o máximo de si. Em relação a qualquer outro segredo, eu não tenho. É treinar e buscar o objetivo.
A nadadora enalteceu também o apoio que ela recebe da família e do técnico, Márcio Latuf, que a acompanhará na viagem para a China.
- Também tenho muita ajuda dos meus pais e do Márcio, que sempre me dão apoio diário. Eles sabem o que a gente está sofrendo. Sempre tento dar o melhor no treino porque sei que na competição tenho que dar o melhor também para sair com o título.
Disputa com Poliana Okimoto e Olimpíada 2016
A principal rival de Ana Marcela Cunha nas piscinas brasileiras é Poliana Okimoto. A nadadora do Corinthians desbancou a atleta da Unisanta na disputa pela vaga para disputar os jogos olímpicos de 2012, em Londres, na Inglaterra. Ana Marcela comentou como é a disputa na água.
- Rola tudo. A gente já está muito acostumada. Sabe que esse contato físico é super normal. Aqui no Brasil a briga é assim, eu e a Poli, não tem jeito. Espero que seja assim por muito tempo porque toda hora a gente quer vencer uma a outra e isso faz com que queira ser a melhor no Brasil e também no mundo.
Apesar da disputa, Ana Marcela torce para que ela e a companheira possam estar juntas na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro e com medalhas para o Brasil.
- Tudo começa em 2015, quando terá a seletiva para 2016. Apesar de saber que o Brasil já tem uma vaga garantida. Mas, com certeza, eu e a Poliana estaremos correndo atrás da vaga. Então, espero que as duas se classifiquem e que venha duas medalhas para o Brasil em 2016.
Ana Marcela Cunha está perto do bicampeonato mundial (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)
Ana Marcela sonha com medalha na Olimpíada de 2016 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário