quinta-feira, 25 de março de 2010

POLÍTICA PÕE NATAÇÃO EM LOCAL IMPRÓPRIO

Postado por: pussi
 
POLÍTICA PÕE NATAÇÃO EM LOCAL IMPRÓPRIO

Sede do Maria Lenk, principal evento no Brasil, não tem boa piscina auxiliar
Por um acordo político, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) colocou seu principal campeonato em uma piscina sem as condições técnicas ideais.
O Maria Lenk acontece de 3 a 9 de maio, na Unisanta, em Santos (SP). É a primeira vez desde 2007, quando o Troféu Brasil foi rebatizado em homenagem à primeira sul-americana a disputar uma Olimpíada, que o evento não será no Rio.
A decisão da CBDA, ratificada em assembleia geral na semana passada, vai de encontro às orientações de seu conselho técnico para definir as sedes dos grandes eventos.
Segundo Alberto Silva, técnico da seleção brasileira e do Pinheiros e membro do conselho, a piscina da Unisanta não tem a profundidade ideal (cerca de três metros) e os blocos são pequenos e escorregadios, a piscina auxiliar é inadequada, o espaço para arquibancadas é precário e os vestiários são ruins.
"A Unisanta tem ótimas instalações, mas para competições até [a categoria] juvenil", disse Silva. "Queremos a excelência técnica, usando critérios técnicos para o alto rendimento."
Técnico do Minas e também membro do conselho, Fernando Vanzela afirma que o principal problema é a falta de uma piscina adequada para soltura e aquecimento. "Com isso, vamos ter que intensificar outros métodos de relaxamento, como fisioterapia e massagens."
Clubes mineiros -encabeçados pelo Minas, um dos mais tradicionais da natação brasileira- solicitaram à federação estadual que fizesse um pedido para a mudança do local.
"O Coaracy [Nunes, presidente da CBDA] afirmou que já tinha assumido compromisso com a Unisanta", disse o presidente da Federação
Aquática Mineira, Renato Maia Horta.
"O Minas não considera o local ideal, mas a CBDA argumentou que é uma homenagem à Unisanta pelos serviços prestados à natação brasileira", afirmou o diretor de natação do clube, Carlos Rocha Azevedo.
Alguns atletas também se mostraram descontentes.
"Coloquem seus narizes de palhaço. A temporada do circo da natação brasileira está aberta! O dono do circo (leia-se, o presidente da CBDA) já mandou, e nós, palhaços de circo, apenas obedecemos!", escreveu em seu blog Eduardo Fischer, nadador olímpico em Sydney-2000 e Atenas-2004.
A reportagem tentou ouvir Cesar Cielo, que em 2009 bateu o recorde mundial dos 50 m livre no Pinheiros (também inadequado para grandes eventos, segundo o técnico Alberto Silva), mas não teve resposta da assessoria de imprensa.

OUTRO LADO: ENTIDADE AFIRMA QUE POLÊMICA É "RANÇO DE CLUBE" RIVAL
Coordenadora da Unisanta, Rosa do Carmo José disse que o local foi chancelado pela CBDA. "Esse tipo de polêmica é desnecessário. É ranço de clube [rival]", disse ela, que não tinha em mãos medidas como profundidade da piscina principal e dimensões da auxiliar. "Passamos por averiguações e estamos aptos a realizar torneios nacionais e internacionais." A reportagem ligou duas vezes para o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, que está na Colômbia e pediu para falar depois. O dirigente não atendeu a terceira ligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário