segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Desculpas aceitas, mas você ainda é um cretino

Eu terminei de ver a entrevista de Lance Armstrong. Teremos uma segunda parte, mas eu não vou aguentar esperar para escrever.

A expectativa criada por mim pela entrevista foi muito maior do que qualquer coisa que Lance poderia ter revelado. Eu esperava mais nomes, mais gente envolvida nesse esquema de doping. Para mim ele não falou muita coisa nova.

A maior parte do que ele contou para Oprah a gente já sabia. Tyler Hamilton diz coisas no seu livro que Lance não confirmou e disse que é mentira, como o teste da volta da Suíça, entre outras ameaças que Lance teria feito a ex-companheiros. É meio que obvio que em um esquema tão grande, existem mais pessoas envolvidas do que somente Lance Armstrong. Quem são essas pessoas? Ele com certeza poderia falar.

A confissão de Lance Armstrong em entrevista a Oprah Winfrey
A confissão de Lance Armstrong em entrevista a Oprah Winfrey





















Mas depois refletindo melhor, talvez não fosse realmente o que se pretendia com aquela entrevista.
Lance quer sair por cima. Dar uma de “bonzinho” e dizer: “Ei gente eu errei. Me desculpe”. Se, como ele disse no fim da primeira parte da entrevista, que ele seria o primeiro a ajudar a limpar o esporte, começasse naquela hora dizendo nomes, dizendo quem fazia, onde fazia, quem ainda faz? Se alguém tem credibilidade ao contrário para falar das coisas podres que aconteceram lá atrás, Lance Armstrong é o cara. Queria mesmo é que ele abrisse o jogo, o que ele não fez.

Eu particularmente acho Armstrong o maior trapaceiro de todos os tempos. Escória. Pelo menos que eu tenho notícia. Acho que ele deveria enfrentar um processo criminal. Acho que ele deve mais do que desculpas para as pessoas. Acho que ele deveria falar mais do que falou. Acho que ele é não é diferente de qualquer estelionatário que a sociedade ai fora tem tanto nojo. Desses que passam golpes em centenas de pessoas. Acho que ele tem muito ainda pra esconder. Ninguém é burro. Muito menos ele. Sabe exatamente o que fez, escolheu com cuidado as palavras. Soube como um mestre responder as perguntas, se complicando da menor forma possível. Mas essa é a minha opinião. Cada um tem a sua.

Se vocês acham que ele merece ser perdoado, que ele foi vitima de um complô que queria sua fortuna, que quer destruir sua fundação, que ele ainda é um grande exemplo do esporte que se livrou do câncer e continuou competindo, ótimo vão em frente. Eu não compro e também acho que tem pouca gente que acha isso ai também.

Eu escrevi um texto no momento que ele parou de lutar. Disse que quem não deve não tem. Fui extremamente criticado. Fiquei chateado na época, mas agora percebi que ali só foram leitores enganados pelo Lance. Mais gente.

Eu não compro essa imagem de bonzinho. Se ele fosse realmente do bem, não teria feito metade das coisas que ele fez. E se verdadeiramente ele não achava na época, como ele mesmo disse, que nada do que fez era errado, ele precisa de um tratamento pesado. Os psicólogos de plantão podem dizer melhor qual é esse distúrbio. O fato de ele pedir desculpas não o isenta de nada. Se fosse assim, tenho certeza que na cadeia tem um monte prontinho para encarar a Oprah e pedirem desculpas pelo que fizera.

Não adianta também justificar o que ele fez dizendo que existe doping em todos os esportes. Isso é ser simplista. É como dizer que, como todo mundo rouba então ótimo. Esqueçam os corruptos. Não vamos fazer nada. É assim mesmo. Se o Marcos Valério, envolvido no esquema do Mensalão, pedir desculpas vamos esquecer do caso e arquivá-lo?

UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA. Pediu desculpas? Ótimo! Desculpas aceitas, mas você ainda é um cretino e merece pagar pelo que fez.
Lance Armstrong assume o uso de substâncias proibidas em entrevista a Oprah Winfrey
Lance Armstrong assume o uso de substâncias proibidas em entrevista a Oprah Winfrey

Nenhum comentário:

Postar um comentário