sábado, 5 de janeiro de 2013

O Ano nem começou e... "Lance"!


Ciclismo 1

Ciclismo

Armstrong pode reconhecer publicamente uso de doping

Ex-atleta não recorreu à punição da União Ciclística Internacional, que retirou seus sete títulos e o baniu do esporte há dois meses

A lenda do ciclismo Lance Armstrong: de herói a vilão
A lenda do ciclismo Lance Armstrong: de herói a vilão .
Lance Armstrong, o ex-ciclista profissional que recentemente perdeu seus sete títulos da Volta da França (Tour de France), contou a seus companheiros que pensa em admitir publicamente que fez uso de doping em sua careira de ciclista, segundo fontes ouvidas pelo jornal The New York Times.
A confissão seria um esforço para restaurar sua credibilidade, seriamente arranhada nos últimos meses. No fim do ano passado, a União Ciclística Internacional (UCI), retirou de Armstrong os sete títulos da Volta da França, conquistados entre 1999 e 2005, e outras honrarias que ele havia recebido ao superar um câncer em 1998, depois que a Agência Americana de Antidoping (Usada) encontrou evidências de uso de substâncias proibidas para melhoria de rendimento de Lance Armstrong e seus antigos companheiros de equipe. 
O ex-atleta poderia recorrer da decisão até o último dia 27 de dezembro, mas não se pronunciou. Além de perder as conquistas, Armstrong acabou banido do esporte há dois meses por ser considerado um dos mentores do esquema de doping no ciclismo.
O relatório da Usada inclui centenas de páginas com testemunhos, e-mails, registros financeiros e análises de laboratório de amostras de sangue. Mas, apesar de todas as evidências, Armstrong negou veementemente a utilização do doping. Tim Herman, advogado de Armstrong, disse ao jornal americano que não está ciente de que seu cliente tenha planos de admitir sua culpa. "Não sei sobre isso. Suponho que tudo é possível, claro. Neste momento, realmente não está sobre a mesa", declarou Herman.
(Agence France-Presse)

Ciclismo 2 (Mais Lance)

Ciclismo

Os prejuízos de Armstrong: 7 títulos e 25 milhões de reais

Ciclista americano perderá vitórias do Tour de France, venceu entre 1999 e 2005, e pode ser obrigado a devolver prêmios

A lenda do ciclismo Lance Armstrong: de herói a vilão
A lenda do ciclismo Lance Armstrong: de herói a vilão 
O diretor do Tour de France, Christian Prudhomme, oficializou nesta segunda-feira a perda dos sete títulos conquistados por Lance Armstrong entre 1999 e 2005. O dirigente reiterou que as edições ficarão sem vencedores. Além dos torneios, Armstrong também corre o risco de perder 25 milhões de reais em prêmios e patrocínios.
O anúncio de Prudhomme acompanhou a decisão da União de Ciclismo Internacional (UCI) de banir o atleta americano do esporte, nesta segunda. O veredicto da UCI, que cassou os títulos de Armstrong, confirmou o relatório divulgado pela Agência Antidoping dos Estados Unidos há duas semanas. "Foi sem surpresa que recebemos as notícias de hoje."
 
Prudhomme também disse que, além de perder os títulos, Armstrong deve devolver a premiação em dinheiro que recebeu pelas conquistas. "As regras da UCI são claras: quando um ciclista perde o título, ele deve devolver a premiação." Entre multas, processos e fiança, Armstrong pode ter de desembolsar 25 milhões de reais. O processo por doping fez o ciclista perder seus patrocinadores. Segundo a revista americana Forbes, o ciclista tem fortuna estimada em cerca de 260 milhões de reais.
 
No fim de agosto, a Federação Francesa de Ciclismo (FFC) solicitou que Armstrong devolvesse aproximadamente 7 milhões de reais em prêmios por vitórias no Tour de France. O americano ainda pode ter de pagar 15 milhões de reais para a SCA Promotions, que o patrocinava durante os campeonatos. Armstrong corre ainda o risco de ser preso, por falso testemunho, pois negou participar de esquema de doping encabeçado pelo preparador italiano Michelle Ferrari. Se for condenado, o valor a ser desembolsado é de 3 milhões de reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário