quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Victor Lima: o rei do sertão pernambucano
Após a conquista do primeiro lugar geral individual do I Triathlon de Petrolina, Victor Lima tem planos agora de participar de eventos de âmbito internacional. Confira abaixo uma breve entrevista e também o emocionante texto que nos enviou sobre a prova.
Metas - Brasileiro de Triathlon de Longa Distância 2013 (Local e data ainda a serem definidos, pois quero conquistar a vaga para o Mundial de Triathlon de Longa Distância, que vai acontecer no dia 02/06/2013, em Belfort/França). Depois o Ironman Brasil 2013, também quero tentar vaga para o Mundial de Ironman, que acontece em outubro em Kona/Havaí, na categoria 35/39 anos.
Desempenho em Petrolina - Gostei muito do meu desempenho, como a prova foi disputada por individual e equipes ao mesmo tempo eu consegui nadar e pedalar com o primeiro pelotão das equipes, apenas na corrida é que as equipes conseguiram abrir uma vantagem para mim e no final eu fiquei em primeiro lugar geral individual, o calor, o clima bastante seco e o vento forte foram os maiores adversários, consegui controlar bem o ritmo e terminar bem.
2013 – Focarei as provas de longa distância.
Triathlon chega ao Sertão de Pernambuco


Por Victor Lima
Localizada a 722Km da capital pernambucana, a cidade de Petrolina está encravada no Sertão do Estado, às margens do Rio São Francisco. É considerada um oásis, onde se destacam a produção de frutas voltada principalmente para exportação, bem como a produção de vinhos, que são destaque no cenário nacional e internacional de apreciadores desta antiga arte de transformar uvas em néctar dos mais variados sabores.
Eternizada na voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, através da música Juazeiro Petrolina, de Jorge de Altinho: “...nas margens do São Francisco nasceu a beleza...” que poderia ser perfeitamente usada para descrever também a primeira prova de triathlon realizada no sertão de Pernambuco, no dia 23/09/2012, às margens do São Francisco, com a área de transição montada em sua Orla, sob uma temperatura de mais de 30°C, clima seco e vento muito forte, a prova foi disputada na distância sprint (750m natação / 20Km ciclismo / 5km corrida), nas categorias individual e por equipes, com 3 integrantes, e teve a participação de um total de 84 atletas inscritos.
A largada da natação ocorreu na Ilha do Fogo, os atletas nadaram 750m até a Orla de Petrolina, onde realizaram a transição para a prova de ciclismo. A etapa do ciclismo foi realizada em um circuito de 6 voltas, totalizando 20Km, e a corrida em 3 voltas que compreendia uma distância de 5Km, tudo às margens do majestoso Rio São Francisco.
Na categoria Geral Masculino o campeão foi o triatleta Victor Lima, seguido por Álvaro Coutinho e João Carlini, que completou o pódio. João tem 12 ironmans concluídos, sendo o triatleta de maior destaque na cidade de Petrolina e, junto com Abelardo Ramos (triatleta, idealizador e organizador do evento, através da ENAC Assessoria Esportiva) um dos maiores divulgadores do esporte na região.
No feminino a campeã foi Eveline Vasconcelos, seguida por Geralda Costa e Ana Vitória em terceiro lugar. Na categoria Militar Masculino os três primeiros lugares foram respectivamente José Oliveira, Mario Damasceno e Cícero Sá. Por equipes as três primeiras colocações no masculino e no feminino foram de equipes formadas por nadadores, cicilistas e corredores da cidade de Petrolina, mas cabe destacar a participação de atletas de Juazeiro (cidade localizada na outra margem do rio São Francicso), de Feira Nova/BA e outras cidades do sertão de Pernambuco e da Bahia, bem como atletas de Recife e Caruaru.

O resultado completo pode ser conferido em
www.triathlonpetrolina.blogspot.com.br.
O evento foi considerado um sucesso pelo público, pelos atletas, patrocinadores, apoiadores e organizadores, e ao seu final ficou um sentimento que este foi apenas o início de uma história de grandes provas que virão a ser disputadas às margens do São Francisco. O triathlon representa um esporte de superação, adaptação, alguns consideram como se fossem três esportes, mas na verdade o triatleta tem que aprender a nadar, depois pedalar e depois disso tudo ainda correr, para disputar o triathlon.

Assim como o triatleta, o sertanejo é um povo que se adapta às condições adversas, é um povo que se supera. Praticar triathlon no sertão é pura superação. Se é a partir do rio São Francisco que nasce a transformação do terreno árido e do clima seco em uma natureza punjante, é dele que nasce o triathlon que começa a ser praticado no sertão do nosso País e que tem tudo para invadir qualquer praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário