sábado, 9 de fevereiro de 2013


Armstrong ganha mais tempo para ajudar investigações sobre doping e pode ter pena reduzida

  • Disposto a disputar provas de triatlo e longa distância, Lance Armstrong deve colaborar com a UsadaDisposto a disputar provas de triatlo e longa distância, Lance Armstrong deve colaborar com a Usada
  • A Usada (Agência Norte-Americana Antidoping) anunciou na última quarta-feira que dará mais duas semanas para o ex-ciclista Lance Armstrong decidir se vai cooperar ou não sob juramento com as investigações a respeito do elaborado esquema de doping do qual ele participou e foi um dos mentores durante quase duas décadas.
"Nós conversamos com o Sr. Armstrong e seus representantes e entendemos que ele quer fazer parte de uma resolução e ajudar os esforços de limpar o ciclismo", explicou a entidade em comunicado oficial. "Nós concordamos com seu pedido de duas semanas adicionais para trabalhar todos os detalhes".
Após admitir publicamente em uma entrevista para a apresentadora Oprah Winfrey, no último mês de janeiro, que utilizou substâncias dopantes durante grande parte de sua carreira e na conquista de seus sete títulos da Volta da França, Lance Armstrong recebeu um prazo da Usada para colaborar com as investigações da Agência sobre as ilegalidades no ciclismo. Inicialmente, o ex-atleta e seu estafe negaram-se a aceitar as determinações da Usada, mas agora mudaram de ideia e pediram mais duas semanas para colaborar sob juramento.
A imprensa norte-americana especula que a mudança de postura de Armstrong faz parte de um acordo para que a Usada reverta sua punição aplicada em outubro de 2012. Além de ter cassados todos os seus títulos conquistados entre 1999 e 2005, o ex-ciclista foi banido para sempre do esporte. Colaborando com as investigações, ele espera que essa decisão seja revogada e que sua punição caia para oito anos de suspensão, o que lhe permitiria voltar a praticar provas de triatlo.
Alguns veículos americanos argumentam também que a decisão de Armstrong em colaborar com a Usada pode ser uma tentativa de evitar problemas na Justiça. Em entrevista ao canal ABC, uma pessoa identificada apenas como "uma fonte de alta relevância" relatou que agentes federais estão dispostos a levar adiante um processo contra Armstrong por obstrução da Justiça e intimidação de testemunhas, uma vez que ele já negou sob juízo acusações de doping em anos anteriores e teria ameaçado pessoas que poderiam depor contra ele.

Punido por doping, Lance Armstrong perdeu seus sete títulos de Volta da França, além de uma série de patrocinadores. Além disso, pode ter prejuízo financeiro, devolver sua medalha olímpica e ser preso por falso testemunho. 

CRONOLOGIA DAS INVESTIGAÇÕES CONTRA ARMSTRONG

  • AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS2004 - Armstrong é acusado de doping em um livro escrito pelos jornalistas David Walsh e Pierre Ballester.

    2005 - Imprensa francesa acusa Armstrong de usar a substância proibida EPO (Eritropoietina) para vencer o Tour de France. Nada foi comprovado pela ineficácia dos exames.

    2010 - Ex-companheiro de Armstrong, Floyd Landis admite doping e acusa o ex-parceiro de ter feiro o mesmo. Órgão administrativo de Medicamentos e alimentos dos EUA abre processo contra Armstrong.

    2011 - Mais dois ex-companheiros de Lance Armstrong acusam o americano de ter se dopado. Autoridades da Itália, Suíça, França e Espanha apoiam os EUA nas investigações.

    2012 (fevereiro) - Fiscal federal norte-americano encerra investigações sobre o ciclista e a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) inicia sua própria inquirição.

    2012 (agosto) - Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de doping com base em exame de sangue e depoimento de ciclistas

    2012 (outubro) - Informativo da USADA de 202 páginas, com mil testemunhos e estudos do caso, acusa Armstrong de ter criado "o programa de doping mais sofisticado da história do esporte". União Internacional de Ciclismo desconsidera as sete vitórias do americano na Volta da França. Nike põe fim em contrato com o ciclista.

    2013 (janeiro) - Armstrong admite ter de dopado e pede desculpas pessoalmente aos integrantes de sua fundação de luta contra o câncer Livestrong.

    2013 (janeiro) - COI anuncia a retirada da medalha de bronze conquistada por Armstrong na Olimpíada de Sydney-2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário