segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Aussies admitem uso de substância proibida e podem perder premiações

Rival de Cielo nos 100m, James Magnussen está entre os atletas que consumiram Stilnox durante a preparação para os Jogos de Londres

  • A pior campanha da natação australiana em Olimpíadas nas últimas duas décadas – 10 medalhas, sendo apenas uma de ouro, nos Jogos de Londres – ganhou mais um capítulo decepcionante nesta sexta-feira. Cinco dos seis atletas escalados para o revezamento 4x100m livre, incluindo o rival de Cesar Cielo e campeão mundial James Magnussen, admitiram ter quebrado as regras de conduta e ter consumido o medicamento Stilnox, de uso proibido pelo Comitê Olímpico Australiano (AOC, na sigla em inglês), durante uma festa em Manchester, onde a delegação se aclimatou para as Olimpíadas. As informações são do jornal "The Australian".
Todos os cinco atletas irão enfrentar um painel de integridade que possui o poder de puni-los por desobedecerem as regras da equipe nacional. Entre as punições cogitadas estão a devolução das premiações pelo desempenho nos Jogos de Londres - Magnussen recebeu cerca de R$ 20 mil, e Targett e D'Orsogna, R$14 mil - e a perda do financiamento da preparação para outras competições do ciclo olímpico dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
- As sanções podem se estender à retirada do fundo que receberiam na corrida para as Olimpíadas do Rio, para o Mundial, a Copa do Mundo, o Pan-Pacífico e eventos de grandeza semelhante - disse o secretário geral do AOC, Craig Phillips.
James Magnussen, Eamon Sullivan,  Cameron McEvoy coletiva nataçao (Foto: Reuters)Cinco dos seis membros do revezamento 4x100m australiano admitem uso de Stilnox.
A Swimming Australia, federação australiana de natação, instaurou um painel para investigar acusações de alcoolismo, mau uso de medicamentos, não cumprimento de toques de recolher e bullying na última semana. Nesta sexta, em entrevista coletiva em Sydney, Magnussen, Eamon Sullivan, Matt Targett, Tommaso D'Orsogna e Cameron McEvoy assumiram que ingeriram tablets de Stilnox, medicamento comumente utilizado no tratamento de insônia que possui efeitos colaterais como sensações de vertigem, sonolência, fraqueza muscular e alteração da libido. James Robert foi o único integrante do grupo do revezamento que disse não ter tomado a medicação.
James Magnussen, Eamon Sullivan,  Cameron McEvoy coletiva nataçao (Foto: Reuters)
Eamon Sullivan (dir) afirma que substância não
prejudicou desempenho da equipes .
- Eamon e Matt dividiram as histórias sobre a iniciação deles no revezamento e juntos decidimos continuar o que consideramos uma atividade sem riscos e uma tradição. Apesar do Stilnox não ser uma substância proibida pela Wada (Agência Mundial Antidoping) e ter sido usada por muitos anos, sabíamos que, na época em que foi consumida havia sido recentemente proibida pelo Comitê Olímpico Australiano. Nós assumimos nossa responsabilidade e pedimos profundas desculpas – diz um comunicado lido pelo grupo.

Veterano nega que medicamento tenha prejudicado desempenho
Aos 27 anos, Sullivan chamou a responsabilidade por ser o mais experiente da equipe, mas garantiu que o uso da substância não interferiu de forma alguma na performance do time dentro d’água. O quarteto, que teve como titulares Magnussen, Targett, Sullivan e Roberts, completou a prova em quarto lugar com 3m11s63. A França, campeã, cravou 3m09s93.

- O aprendizado é algo maravilhoso e é claro que lamento nossas decisões. Como um membro sênior eu deveria ter mostrado maior liderança no momento. Por isto estou realmente arrependido. Se eu achasse por algum momento que estas ações e nossa decisão comum de tomar Stilnox afetaria nossa performance, de forma alguma eu teria feito, e eu acredito que não há como isso ter afetado nossa performance – disse o veterano, que nos Jogos de Atenas foi o membro mais jovem da equipe de natação australiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário