domingo, 10 de fevereiro de 2013


Gustavo Borges entra para o Hall da Fama de universidade americana

Formado em Economia na Universidade de Michigan, nos EUA, medalhista olímpico é considerado um dos maiores nadadores da instituição.

  • Natação gustavo borges hall da fama (Foto: ZDL)
Gustavo Borges no Hall da Fama da Natação em
2012; 2013, Hall da Fama de Michigan .
Gustavo Borges já faz parte do Hall da Fama da Natação. Agora, o nadador brasileiro, dono de quatro medalhas olímpicas, entra para o Hall da Fama da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ele receberá no dia 16 de fevereiro a homenagem da instituição na qual se formou em Economia em 1995 e defendeu nas piscinas durante quatro anos.
- O Hall of Honor é o reconhecimento máximo na universidade que defendi durante quatro anos. É um honra receber esse prêmio após ter representado tão bem a Universidade de Michigan. Foi mais um desafio na minha vida. Saí muito cedo de Ituverava para São Paulo e tive que conviver com as responsabilidades e a dificuldade de ser um atleta de ponta no Brasil. Nos Estados Unidos consegui conciliar os estudos com os treinos. Cresci muito como profissional e pessoa - disse o brasileiro, que foi eleito por um comitê ao lado de outros dois alunos: Rob Lytle, do futebol americano, e Brendan Morrison, jogador de hóquei no gelo.
Prata em Barcelona 1992, prata e bronze em Atlatanta 1996 e bronze em Sydney 2000, Gustavo Borges também competiu nos principais eventos universitários americanos. Na tradicional National Collegiate Athletic Association (NCAA), o nadador ganhou dez medalhas: oito individuais e dois revezamentos. Gustavo foi o líder da equipe masculina de natação e de mergulho da faculdade. O brasileiro é um dos maiores atletas da história da Universidade de Michigan. Suas quatro medalhas olímpicas são as únicas da instituição nos Jogos. Durante o período como estudante de economia e atleta, o brasileiro recebeu 24 vezes o prêmio de All-American da NCAA em sua modalidade.
Natação gustavo borges hall da fama (Foto: Luciano Finotti)
Gustavo Borges tem quatro medalhas olímpicas
no currículo .
- Os atletas escolhidos se destacaram ao competir pela Universidade de Michigan e ajudaram a fazer as suas equipes mais fortes com dedicação, paixão e trabalho. Eles são merecedores da honraria, a mais alta distinção a um ex-aluno-atleta ou treinador - disse o diretor de esportes da Universidade, Dave Brandon, no ano passado.
Gustavo Borges ainda foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos de Atenas, em 2004. No ano passado, o brasileiro foi imortalizado no Hall da Fama da Natação ao entrar para o seleto grupo dos maiores atletas mundiais de todos os tempos, igualando-se à lendária Maria Lenk, nomeada em 1988, os únicos dois brasileiros a ter esta distinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário