Aos 19, ídolo chinês hipnotiza torcida e quer ser melhor fundista do mundo
Yang Sun disputa a final dos 1.500m neste domingo no Mundial de Xangai
Yang Sun e a bandeira da China: ídolo aos 19 anos no Mundial de Xangai.
Na última edição do Mundial, em Roma-2009, Yang Sun já deu sinais do que estava preparando para o futuro. Na Itália, com apenas 17 anos, conquistou o bronze na final dos 1.500m. De lá para cá, é presença constante no lugar mais alto do pódio das competições internacionais.
Com 1,98m, fica mais fácil alcançar os torcedores
chineses na arquibancada.
chineses na arquibancada.
Sun cada vez se aproxima mais do recorde mundial dos 1.500m, o único que sobreviveu à era dos supermaiôs. A marca de 14m34s56 ainda é do australiano Grant Hackett, atingida em julho de 2001. O chinês, que já ficou a menos de um segundo do tempo (14m35s43), segue o mesmo caminho do atual recordista. Ele é treinado por Denis Cotherell, ex-técnico de Hackett.
Em Xangai, o jovem fenômeno já começou a levar a torcida ao delírio. Venceu a final dos 800m livre, ficou com a prata nos 400m livre e com o bronze no revezamento 4x200m livre. Simpático, após cada conquista ele vai receber o carinho do público e joga as mascotes e as flores para as arquibancadas.
No domingo, Sun disputa a prova mais esperada pelos chineses. A vitória do nadador nos 1.500m é considerada uma barbada pela grande maioria. No ranking da temporada, ele está com o melhor tempo (14m42s52), com mais de dez segundos de vantagem para o segundo da lista, o húngaro Gergo Kis (14m52s72).
Se o ouro vier acompanhado do recorde mundial, Sun será o segundo nadador a conseguir a façanha no Mundial de Xangai. Nos 200m medley, o americano Ryan Lochte venceu a prova e estipulou uma nova marca (1m14s00).
- Na final, espero fazer o meu melhor e surpreender todo mundo, mas ninguém sabe o que vai acontecer – disse o ídolo chinês, misterioso, após as eliminatórias de sexta-feira.
Após cada vitória, Yang Sun vai agradecer o apoio da torcida no Centro Esportivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário