Basquete, futebol e hipismo dão fim dourado à supremacia brasileira
Com três ouros no último dia, Brasil encerra Jogos Mundiais Militares como primeiro em número de ouros e no total de medalhas na competição no Rio
Atletas brasileiros fazem festa ao entrar no campo
O investimento das Forças Armadas para os Jogos Mundiais Militares deu resultado. Representado por muitos atletas consagrados na competição no Rio de Janeiro, o Brasil terminou no primeiro lugar do quadro de medalhas, depois de ultrapassar a China no penúltimo dia. Foram 45 ouros e 114 no total para os donos da casa, contra 37 ouros e 99 no total para os asiáticos. Neste domingo, antes da cerimônia de encerramento, o país conseguiu subir no lugar mais alto do pódio outra três vezes: basquete masculino, futebol feminino e hipismo.A cerimônia de encerramento no Engenhão fechou a comemoração brasileira. Ao som de Jorge Ben Jor, os atletas fizeram a festa dentro do campo. Antes, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque na Noruega em seu discurso no evento, que contou também com a apresentação da próxima sede dos Jogos, Mungyeong, na Coreia do Sul.
A briga entre Brasil e China começou logo no primeiro dia de finais, no domingo passado, quando os países conquistaram quatro ouros cada, mas os asiáticos ficaram em vantagem no número total de medalhas. Os nadadores Fernando Silva, Tales Cerdeira, e Fabiola Molina foram os vencedores do dia 17 de julho.
Reforçada pelo judô (dois ouros), a natação brasileira (três ouros) manteve a disputa entre os dois países no dia 18 de julho. Os dois seguiram empatados no número de ouros e a diferença no total era de apenas duas medalhas.
No terceiro dia, o Brasil sentiu pela primeira vez o gosto de estar na frente com o ouro na prova de fogo central de 25m. Mas, subindo cinco vezes ao lugar mais alto do pódio na natação, a China manteve sua liderança.
Apesar dos ouros brasileiros no taekwondo, no atletismo e na natação, os chineses venceram oito finais e ampliaram a vantagem no quarto dia dos Jogos Mundiais Militares. O crescimento do Brasil começou na quinta-feira, com sete ouros conquistados, dois deles no atletismo e outros dois no pentatlo naval. Mas o domínio da China no pentatlo militar, com quatro ouros na modalidade, manteve os orientais na frente.
Na sexta-feira, as medalhas da vela entraram na contagem e o Brasil passou a liderar no total de medalhas. Com 15 medalhas ao todo no sexto dia de disputas, o país ultrapassou a China no total (81 a 79), mas continuou seis atrás no número de ouros.
A diferença virou poeira no sábado, penúltimo dia de provas. A delegação brasileira conquistou 15 ouros (atletismo, boxe e vôlei levaram quatro cada) contra quatro da China e ficou bem próximo da liderança no quadro de medalhas, consolidada neste domingo. O Brasil conquistou mais nove medalhas, três de ouro, contra apenas uma prata e um bronze chineses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário