sexta-feira, 8 de julho de 2011

Otima Materia - Site Swim It Up


DOPING
O QUE APRENDER COM O GERENCIAMENTO DE CRISE DO NADADOR CÉSAR CIELO


Cesar Cielo durante pronunciamento sobre o caso de doping

Parece que estamos vivendo um período de crise de imagem. Cada hora aparece uma. Pão de Açúcar, Abílio Diniz, César Cielo e por ai vai… Por ora não comentarei do gerenciamento de crise do Grupo Pão de Açúcar, pois é de extrema polêmica, e envolve questões políticas, econômicas e de ética.
O caso de César Cielo é interessante de analisar pela forma de como ele e sua equipe conduziram o problema do exame positivo de doping, no qual constatou a substância furosemida no organismo. Ao analisar sua postura no pronunciamento feito numa coletiva de imprensa (1º de julho), era claro que ele não tinha sido preparado para aquilo: nervoso, tenso, inquieto e trêmulo, o que demonstra para o receptor da mensagem insegurança nas informações. Não estou questionando se ele está certo ou errado, mas analiso a mensagem transmitida.
Com inúmeros microfones, flashes e várias pessoas a sua frente interessadas em saber o que aconteceu, Cesar Cielo tira uma folha de papel do paletó, lê o pronunciamento com voz nervosa e despreparado para aquela situação tensa.
Atletas vivem do sonho e da admiração de uma nação, no caso o Brasil. Num processo de gerenciamento de crise é necessária a humanização, ou seja, a demonstração que, por acaso, ele errou, e tomou um medicamento sem saber as consequências. É simples, peça desculpas aos brasileiros, como se estivesse falando para uma roda de amigos.
A mensagem do Cielo era para ser preparada previamente pela equipe da comunicação, mas não lida. Ele poderia falar pouco, mas com suas próprias palavras. Recusar de responder perguntas é fugir do problema. No processo de gerenciamento de crise é de suma importância transparência, esclarecimento e demonstração de confiança. Na minha visão, a figura de um médico daria um peso técnico para validar o que aconteceu com o corpo do atleta. Se está envolvido numa crise, não importa se tem razão ou não, já está envolvido num problema, e deverá encará-lo de frente. Assumir que errou não é problema. Isso demonstra clareza e disponibilidade de não mais acontecer.
Clubes, confederações desportivas e atletas precisam estar preparados para os momentos de crise, pois ninguém está imune de uma situação difícil. Aí, se faz necessário, realizar a gestão de crise, pois como já disse anteriormente, ninguém consegue planejar e pensar em detalhes no momento delicado. Saiba como conduzir previamente, porque o sucesso do pós-crise dependerá exclusivamente disso. Também não se esqueça das redes sociais, expondo mensagens certas e constantes para seus diferentes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário