sábado, 4 de agosto de 2012


Suíça leva ouro no triatlo em decisão apertada, e brasileira é 30ª após queda.

Em circuito turístico no Hyde Park, capixaba Pâmella Oliveira machuca
mão e perna e faz prova de superação em sua estreia olímpica no triatlo.

mão pamella oliveira brasil triatlon londres 2012 (Foto: Gabriele Lomba / Globoesporte.com)
Pâmella Oliveira consegue completar a prova
Após 1h59m48s, o ouro foi decidido no último passo, no photofinish. Dali, as duas foram direto ao chão, exaustas. Nicola Spirig ouviu o hino suíço, a sueca Lisa Norden ficou com a prata. Erin Densham, australiana, completou o pódio do triatlo nos Jogos Olímpicos de Londres (+ 2s). Para a brasileira Pâmella Oliveira, um passeio não tão agradável pelo Hyde Park. Depois de fechar a natação em quarto lugar, a capixaba sofreu uma queda no início do ciclismo. Fez uma prova de recuperação e terminou o percurso de 1,5km de natação, 43km de ciclismo e 10km de corrida na 30ª posição, 4m14s depois da campeã.

Estreante em Olimpíadas, Pâmella liderava o pelotão na primeira curva. O asfalto, diferente, avermelhado, estava escorregadio. Havia chovido de manhã.
- Foi sorte ninguém mais cair. As dores foram muito fortes, não tinha posição para pegar a bike na mão. Bati a perna, estava meio manca. Estava difícil. O quadril e a coxa doendo. Não pensei em desistir, só não sabia como iria terminar. São Jogos Olímpicos. Se eu parasse, só daqui a quatro anos - disse a brasileira.
chegada triatlon NIcola spirig suíça Lisa Norden suécia londres 2012 (Foto: Agência AP)
A suíça Nicola Spirig (de preto) derrotou a sueca Lisa Norden em chegada emocionante 
As maiores esperanças dos britânicos estavam na bicampeã mundial Helen Jenkins, mas foi a "sereia" Lucy Hall quem roubou a cena na primeira perna. A triatleta de 20 anos, que apenas em 2012 venceu sua primeira competição profissional, surpreendeu na natação (18m07s) e saiu para o ciclismo com quatro segundos de vantagem sobre a dinamarquesa Line Jensen.

Pâmella vinha em quarto, a nove segundos da líder. Pegou a bicicleta e puxou o pelotão. Mas, depois de seis minutos pedalando, sofreu uma queda. Foi a primeira das quatro atletas que se esfolaram no chão. Despencou para a última posição, mas teve forças para continuar. Foram três voltas por um percurso turístico, pela frente do Palácio de Buckingham.

Lucy viu a russa Abisova assumir a ponta, mas sem nenhuma folga. As atletas pedalaram em pelotão e, no início da sétima e última volta, a britânica recuperou a liderança. Era apenas passageiro. Caiu para 22º, 17 postos à frente de Pâmella, após uma transição mal feita. Helen Jenkins amargava a nona colocação, e a alemã Anja Dittmer passou à frente.

Jenkins arrancou na corrida e, antes mesmo do término do primeiro trecho, estava em segundo. A brasileira também fez ali um trecho de superação. Ganhou oito posições. Na última volta, Jenkins colou na australiana Erin Densham, líder, na suíça Nicola Spirig, na sueca Lisa Norden e na americana Sarah Groff. A chegada foi decidida apenas no último passo. Dali, direto para o chão. Spirig para o topo do pódio, Norden com a prata, e Densham com o bronze. Jenkins terminou em quinto. Lucy Hall, a sereia, apenas em 33º, três postos atrás de Pâmella.

- Lutei muito para estar aqui. Em respeito a todo o trabalho que fiz, ao menos tinha que terminar - disse a brasileira.
chegada triatlo Nicola Spirig e Lisa Norden (Foto: Reuters)Chegada do triatlo (Foto/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário