terça-feira, 28 de agosto de 2012


TERÇA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2012

VALE MUITO APENA LER, O RELATO DO MELHOR TRIATLETA DE PERNAMBUCO (VICTOR LIMA), MEMBRO DA ATUAL DIRETORIA DA FEPETRI.
LEIAM COM BASTANTE ATENÇÃO, APROVEITEI E SUBLINHEI OS PRINCIPAIS PONTOS DA POSTAGEM EXIBIDA EM SEU BLOG. 




A História e o Futuro do Triathlon de Pernambuco

No último domingo tive a oportunidade de participar do 2012 Aracaju Patco Aquathlon Pan American Championships, prova disputada na belíssima cidade de Aracaju. Uma competição que não estava nos planos para a temporada, mas que foi como uma daquelas boas surpresas que acontecem de repente na vida.
Treinos ajustados, cabeça boa, tudo certo para a prova, preparação praticamente 100% perfeita, veio a primeira boa notícia, e aí começa a história: estava fazendo parte da maior delegação da prova! Isso mesmo, Pernambuco levou a maior delegação da prova: 28 atletas (http://www.cbtri.org.br/ver_new.asp?tipo=noticias&id=6628&pos_menu=)Deixo aqui registrado, porque isso é a história do triathlon de Pernambuco e para aqueles que não viram e até para aqueles que agora não querem ver, fica para a posteridade minha humilde contribuição. 

Gostaria de descrever cada detalhe do que aconteceu neste final de semana, mas neste primeiro momento vou me ater a fazer o registro daquilo que mais me chamou a atenção, do que acho importante compartilhar com todos os que torcem para que o Triathlon de Pernambuco cresça, me inquieta tanta "imparcialidade" ou  "parcialidade", tanta apatia, tanto desprezo, pois apesar de sermos a maior delegação e de termos conquistados 18 medalhas (11 de ouro, 5 de prata e 02 de bronze), deixando bem claro que esses dois fatos não têm nada a ver com a Federação Pernambucana de Triathlon - FEPETRI. Na verdade parece que na Federação ninguém viu, parece que nada aconteceu, mesmo tudo sendo divulgado no site da Confederação Brasileira de Triathlon - CBTRI (http://www.cbtri.org.br/resultado/Arquivo/AQUA_PAN_2012.pdf).

É verdade que eu estou acostumado com esta falta de atenção da Federação, com esse desprezo, apesar de ter sido vice-líder do ranking brasileiro de triathlon de longa distância nos anos de 2009, 2010 e 2011, de ser o atleta de Pernambuco com os melhores tempos em provas de Ironman, de ser o primeiro e único atleta a fazer uma marca sub 10h (Ironman Brasil 2011 - 09h53'33", finalizando a prova na posição de 123,  em uma disputa  com 2000 atletas de toda a América Latina) e após ter terminado o Desafio Cabra da Peste e Mulher Guerreira 2011 em 2º lugar, considerada a prova de Ironman mais difícil do Brasil, cravando o tempo de 10h12', nunca recebi sequer uma mensagem de parabéns ou alguma nota em site ou onde quer que seja, mas também nunca fiz questão, nunca precisei da Federação para nada, a não ser para ser federado e poder correr as provas da Confederação Brasileira representando meu Estado, coisa que pra mim era suficiente pois é com muito orgulho que carrego nossa bandeira País afora.

Escrevo esse relato/desabafo não por mim, ou querendo para mim algum tipo especial de atenção, faço porque foi demais ver a nossa Federação desprezar totalmente todas aquelas crianças, que fizeram questão de levar não uma, mais duas bandeiras do nosso Estado. Poder fazer parte desta delegação será sempre para mim um fato marcante e quero dizer a todos que foi um dos momentos mais especiais que vivenciei no triathlon. Foi revigorante para mim, e não tenho vergonha nenhuma de afirma que foi muito gratificante tirar fotos com todos os pequenos guerreiros da minha delegação, foi um momento de admiração mútua, eles admirados com uma pessoa que faz provas de ironman, todos dizendo que um dia fariam também um ironman, alguns até me desafiando dizendo que fariam um tempo melhor do que o meu, e eu admirado com a coragem, a disposição e a garra de garotos, alguns com apenas 8 anos de idade.

Antes mesmo da prova começar, toda aquela sinergia entre os triatletas criou uma atmosfera muito positiva, a partir daquele momento éramos todos PERNAMBUCO, e começamos a mostrar que nosso Estado tem triathlon, e tem triatletas dos bons, abaixo os resultados dos pernambucanos:

OURO (OS 7 PRIMEIROS TODOS DA ROLNAN ESPORTES)
*David Gabriel Vasconcelos de Oliveira (8/9 anos)
*Caio Wlademir de Barros Aires (10/11 anos)
*Camila Martins de Menezes Chaves (10/11anos)
*Antônio Lucas José da Silva (12/13 anos)
*Ketlen Romana Santana da Silva (12/13 anos)
*Ramon Maurício Pereira da Costa (14/15 anos)
*Andre Luiz Pereira de Albuquerque (16/17 anos)
Carla Danielle da Silva Morais (20/24 anos)
Xose Martinez Reboredo (30/34 anos)
Victor de Albuquerque Lima (35/39 anos)
Marcia Regina da Silva Pedrini (40/44 anos)

PRATA (TODOS DA ROLNAN ESPORTES)
Sabrina Silva Freire (10/11 anos)
Glória Cristina da Fonseca Monteiro (12/13 anos)
Marcos Bruno Sá Leitão Vieira Costa (12/13 anos)
Vitoria Cristina Fonseca Monteiro (14/15 anos)
Rodrigo José da Silva (16/17 anos)

BRONZE (OS 2 SÃO DA ROLNAN ESPORTES)
João Paulo da Silva Neto (12/13 anos)
Jadson Dias de Araujo Junior (12/13 anos)


Ricardo Araújo dos Santos (12/13 anos) - 4º Lugar (ROLNAN ESPORTES)
Alexandre Batista dos Santos (40/44 anos) 6º Lugar

Teve até a participação muito especial do triatleta Xosé Martinez Reboredo, espanhol que durante 16 meses morou em Recife e sentiu de perto as dificuldades de treinar para triathlon em nossa cidade, principalmente o ciclismo. Não, ele não estava em Recife fazendo intercâmbio, ele não foi convidado pela FEPETRI para tal, embora tenha muita experiência para nos contar, pois foi atleta de Rugby, e carrega em sua bagagem esportiva a participação em maratonas aquática, ultramaratonas e vários ironmans, este ano foram dois (Brasil e Frankfurt), onde cravou as melhores marcas do ano entre os atletas pernambucanos. Diga-se de passagem que o intervalo entre a prova do Brasil e a de Frankfurt foram de exatamente 4 semanas. Obrigado Xosé, esta é minha singela homenagem, meu registro, você  agora também faz parte da história do Triathlon de Pernambuco, e será sempre muito bem vindo!


Mas a história não para por aqui, ela continua sendo escrita, em breve teremos o Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil de Triathlon 2012, que será realizado em Fortaleza/CE, e, caso a FEPETRI não saiba, Pernambuco já é a maior delegação, com 20 atletas inscritos, todos da Equipe Rolnan Rosas, mais um registro para a história, mais uma prova de que Pernambuco vem escrevendo seu nome no cenário nacional e internacional através de seus triatletas e cabe salientar que a Federação Pernambucana nada tem a ver com isso, parece que não sabe, parece que não vê.


Alguns podem querer apresentar números ou realizações para contestar minhas palavras. De antemão vou também deixar registrado outra indignação de minha parte, caso queiram afirmar, por exemplo, a realização pela Federação de provas de triathlon, inclusive internacionais, em nosso Estado, tais como o Panamericano de Triathlon de Longa Distância, realizado em Ipojuca em 2010, e que ficou marcada pela desorganização, onde atletas foram jogados em um mar cheio de correntezas e tiveram que pedalar no meio de um trânsito caótico, se acidentes não aconteceram foi por única e exclusiva competência de Deus, porque a única coisa que a organização da prova (no caso a direção da FEPETRI à época) podia fazer naquele momento era rezar para que toda aquela confusão acabasse logo. Se tem uma coisa que me arrependo no triathlon é ter participado desta loucura, mesmo tendo sido o melhor pernambucano na prova.

Podem querer também invocar o recente Sulamericano de Aquathlon realizado na Ilha de Fernando de Noronha, realmente uma prova magnífica, também, pudera, conseguir fazer uma competição ruim no paraíso seria fato digno do Guiness. Se é para fazer uma reflexão, um registro, um olhar para o futuro, eu digo, sem medo de errar, e parabenizo o sucesso da prova em Noronha aos seguintes atores envolvidos: Administração da Ilha de Fernando de Noronha (Governo do Estado / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente), CBTRI, Corpore Sano Fitness & Running Club (Deco Nonato) e H2O Sports (Tafarel).

Sinceramente Senhor Presidente da FEPETRI, eu fiquei triste com tudo o que vi e ouvi naquele final de semana na Ilha de Fernando de Noronha, embora mais uma vez tenha feito um resultado excelente e tenha sido o melhor pernambucano na prova, pela primeira vez eu estava triste naquela ilha. Confesso que às vezes também fico confuso, porque não sei quando estou falando com o atleta, com o presidente ou com o empresário. Confesso que essa acumulação, mistura de funções, além de extremamente cansativa para Vossa Senhoria, é no mínimo controversa, considerando que os interesses de cada uma dessa facetas por vezes não convergem para o engradecimento do Triathlon de Pernambuco, que é o princípio básico e razão da existência da Federação Pernambucana de Triathlon.

Como estamos falando de história e de futuro, gostaria que todos aqueles que se interessam em contribuir com o fortalecimento da instituição Federação Pernambucana de Triathlon - FEPETRI, para que a mesma sirva a todos e para todos os triatletas do Estado de Pernambuco, oferecessem sua contribuição para um debate, sou Conselheiro Fiscal da atual gestão e quero melhor balizar minha atuação e desta forma ajudar a construir mais uma parte da História do Triathlon de Pernambuco.

Por fim, gostaria de pedir a todos que no dia 12/10/2012 (DIA DAS CRIANÇAS) todos façam uma vibração muito positiva para nossos triatletas que estarão em ação no CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL E INFANTO-JUVENIL DE TRIATHLON 2012, estaremos acompanhando e divulgado tudo na medida do possível pois com certeza mais uma página da história do Triathlon de Pernambuco estará sendo escrita por estas jovens sementes do amanhã.

Atletas Pernambucanos Inscritos no Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil de Triathlon 2012

ANTÔNIO LUCAS JOSÉ DA SILVA
CAIO WLADEMIR DE BARROS AIRES
CAMILA MARTINS DE MENEZES CHAVES
DANILO CLEMENTE DA SILVA
DAVID GABRIEL VASCONCELOS DE OLIVEIRA
GLÓRIA CRISTINA DA FONSECA MONTEIRO
JADSON DIAS DE ARAUJO JUNIOR
JOÃO PAULO DA SILVA NETO
KETLEN ROMANA SANTANA DA SILVA
LUCAS MATHEUS NASCIMENTO SILVA
LUISA SIAL DE MORAES ANDRADE
MARCOS BRUNNO SÁ LEITÃO VIEIRA COSTA
MARIA VICTÓRIA VERÍSSIMO DOS SANTOS
PEDRO HENRIQUE TENORIO DA SILVA
RAFAEL DEOCLÉCIO RODRIGUES
RAMON MAURÍCIO PEREIRA DA COSTA
RICARDO ARAÚJO DOS SANTOS
SABRINA SILVA FREIRE
VITORIA CRISTINA FONSECA MONTEIRO
WESLEY ANDRÉ SANTANA DA SILVA
(TODOS DA EQUIPE ROLNAN ESPORTES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário