quinta-feira, 15 de julho de 2010

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS


Mundial de Maratonas Aquáticas 2010
Brasil em busca do topo do mundo

Rio de Janeiro/RJ – Os brasileiros já são referência de qualidade no mundo das maratonas aquáticas. Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Felipe Alcântara já estão na canadense Roberval para brigar pelas primeiras posições do Campeonato Mundial da modalidade, respaldados por uma atuação brilhante do país nos últimos cinco anos. A prova feminina de 10 quilômetros será no sábado (17/7), às 12h30 horas, de Brasília. No dia seguinte, domingo, 18/7, com largada no mesmo horário, acontece a versão masculina da prova (com transmissão ao vivo do canal Sportv).

Desde 2006, quando Poliana Okimoto foi vice-campeã nos 5 e 10 quilômetros do Mundial de Maratonas de Sevilha, o Brasil é destaque na modalidade. Neste mesmo ano o esporte entrou para o calendário dos Jogos Olímpicos e com esse novo “status”, passou a ser visado pelas principais nações como mais uma fonte de medalhas na maior competição do planeta.

Em 2007 Poliana foi prata e Allan do Carmo bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O primeiro para a modalidade. Ana Marcela, com apenas 15 anos, ficou em sétimo lugar. No ano seguinte, apenas Brasil e Inglaterra conseguiram classificar duas atletas nos Jogos Olímpicos de Pequim e elas estiveram na briga por uma medalha, terminando ambas entre as oito do mundo. Ana foi 5º lugar e Poliana, 7º.

O ano passado foi de sucesso total para Poliana Okimoto. Ela ganhou a medalha de bronze no Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma – a primeira mulher brasileira a subir no pódio da competição mais importante da Federação Internacional de Natação e quebrando um jejum de 15 anos sem medalhas para o país na competição - e foi a campeã do Circuito Mundial da Copa do Mundo, com a espantosa marca de nove medalhas de ouro e duas de prata em 11 das 12 maratonas do Circuito.

O mundo de olho no Brasil Tanto destaque valeu a Poliana o troféu de melhor maratonista aquática do mundo em 2009 e os olhares do mundo voltados não só para ela, mas para todos os brasileiros, pois além de um time de qualidade, o país será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Consciente desta responsabilidade, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, em conjunto com a área de ciência do esporte do Comitê Olímpico Brasileiro, fez o treinamento em altitude da equipe de 17 de maio a 7 de junho, no centro de La Loma, na cidade de San Luis de Potosi, no México, a 1.900 metros de altitude, visando o Mundial do Canadá.

- Esta é a principal competição do ano no nosso planejamento e ela é importante também porque será em água muito fria (cerca de 19, 20 graus na superfície), ou seja, em condições mais duras do que as que encontraremos nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Isso é muito importante para a preparação psicológica do atleta, pois até lá teremos outro Mundial dos Esportes Aquáticos, Seletiva Olímpica, Jogos Pan-Americanos e tantos outros eventos – disse Christiane Fanzeres, supervisora de maratonas aquáticas da CBDA.

TRANSMISSÃO AO VIVO DO MUNDIAL DE MARATONAS AQUÁTICAS PELO SPORTV

Prezados Senhores,
 
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA, tem o prazer de comunicar que o canal SPORTV fará a transmissão das 2 provas de 10 km do Mundial de Maratonas Aquáticas do Canadá ao vivo, onde nossos atletas têm chances de medalhas.
 
A prova feminina será transmitida sábado, dia 17/07, com largada às 12:30 horas (horário de Brasília), pelo canal Sportv (39), com a participação das nossas nadadoras Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha.
 
A prova masculina será transmitida no domingo, dia 18/07, com largada às 12:30 horas (horário de Brasília), pelo canal Sportv 2 (38), com a participação dos nossos nadadores Allan do Carmo e Filipe Alcântara.
 
Informamos que o televisionamento do referido Evento faz parte do Contrato CBDA / Rede Globo.
 
Atenciosamente,
 
 
COARACY NUNES FILHO
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário