quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ele é o melhor!


É por isso que podemos considerar (Marcelo Falcão) o “melhor arbitro de natação” do Mundo.
Relatório de Marcelo Falcão, sobre o Campeonato Brasileiro Infantil de Natação em Foz do Iguaçu.

RELATÓRIO

Começamos o XXVII Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno ‐ Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo, na cidade de Foz do Iguaçú, no parque aquático municipal Costa Cavalcanti, de acordo com a programação do evento. A temperatura em Foz do Iguaçú estava em 12 graus e a temperatura da água da piscina estava em 26,9°, a primeira e a segunda etapas da competição foi realizada normalmente. A terceira etapa programada para o dia 17/07/2010 pela manhã, foi iniciada com a temperatura externa em torno dos 13° e a temperatura da água em 25,5°. Durante a realização a realização da etapa houve uma queda na temperatura da água e os atletas começaram a apresentar um quadro de hipotermia. Paralisamos a competição e reunimos com todos os técnicos dos clubes participantes do evento e foi decidido por mim à paralisação da etapa, em seguida foi proposto e aceito que retornaríamos à tarde às catorze horas para o aquecimento e quinze horas, com as provas restantes da terceira etapa e em seguida as provas da quarta etapa, uma vez que a Secretária de Esportes do município, através do secretário de esportes, comprometeu‐se a tentar melhorar as condições externas do parque aquático e a temperatura da água.
Ao retornarmos às catorze horas, constatamos a melhoria das condições externa e a temperatura da água estava em 25° de acordo com as regras da natação da FINA, sendo então destacado o empenho da Secretaria de Esportes de Foz do Iguaçú. Recomeçamos a competição normalmente, mas ao decorrer das provas a temperatura voltou a cair e três atletas não concluíram suas provas, foram socorridos de imediato pelo socorro médico presente na competição. Em seguida fui procurado pelo chefe da equipe médica presente e informado que os atletas apresentavam um quadro de hipotermia e que era necessário paralisarmos a competição, pois as condições climáticas não estavam favoráveis para a realização da competição.
Em assim sendo, pensando no bem estar dos atletas, resolvi como Árbitro Geral da competição, dar como encerrada a competição. A decisão foi anunciada e bem recebida por todos os participantes do evento.Por fim, quero ressaltar o total empenho por parte da Prefeitura de Foz de Foz do Iguaçú, através do seu secretário de esportes, a Federação de Desportos Aquático do Paraná, a Associação de pais de atletas de Foz de Iguaçú e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que fizeram tudo dentro das suas possibilidades para a realização do campeonato, o que não foi possível por causa das condições climáticas apresentada no Brasil, aliás, fora de qualquer previsão dos órgãos especializados no assunto, conforme todos os noticiários vistos na imprensa.

Foz do Iguaçú, 17 de Julho de 2010.

Marcelo Caldas Falcão
Árbitro Geral ‐ FINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário