segunda-feira, 5 de julho de 2010

(NO TÚNEL DO TEMPO COM ARICIA) -> Postagem 1


(NO TÚNEL DO TEMPO COM ARICIA) -> Postagem 1







-> Essa postagem tem o apoio (Water Planet)

   Alguma vez na sua vida, você já pensou como surgiu algum esporte? Como ele era          antigamente e quais as mudanças que ele sofreu desde a sua existência?
Pois é, atualmente, 90% das pessoas que praticam algum tipo de esporte amador (como é chamado no nosso país qualquer outro esporte que não seja o futebol) não sabem a origem desse esporte, praticam por saúde, estética, profissionalismo ou simplesmente por lazer. A partir de agora vocês vão poder conhecer um pouco mais da Natação, porém de um modo diferente, desde sua origem na pré-história até a atualidade com suas inovações.

Porque, enfim, todo mundo já ta cansado de saber que a natação faz bem para o crescimento de uma criança, emagrece, relaxa a mente e etc. O que não sabem é a verdadeira essência da natação, a evolução clara que passou e que está presente na vida de milhares de pessoas mundo a fora.

A origem propriamente dita.

Por meio de estudos seculares, constatou-se que os primeiros movimentos dentro da água vieram dos homens pré-históricos, em que eles entravam na água para caçar ou fugir de algum perigo, apenas como uma forma adaptativa, imitando os movimentos dos animais
Somente depois de muitos anos, os indianos foi-se perceberam que aqueles                                                         movimentos
feitos dentro da água podiam de alguma forma ter um pouco de sincronia. Criou-se técnicas rudimentares da “braçada clássica”.
Somente no período clássico, na Grécia e em Roma que o nado começou a ganhar certo valor. Para os romanos era considerada com requinte social, uma pessoa para ser considerada culta deveria saber nadar (mas não vá pensando que hoje em dia isso acontece, heein?!) e para os gregos, a natação tinha um elevadíssimo conceito, e são apontados como os organizadores das primeiras provas de natação nos Jogos Ístmicos, disputados em homenagem a Poseidon. Com o renascimento a natação retomou seu prestigio. No ano 1828 se constrói em Londres a primeira piscina coberta, e no ano 1837 se leva a cabo a primeira competição organizada. Sendo certo que em apenas 1869 surgiu a primeira Associação de Natação Amadora. A primeira disputa em Atenas, 1896. Naquele ano, apenas os estilos livre (crawl) e clássico foram disputados. O nado costas foi incluído nos Jogos de 1900, já o borboleta, surgiu como evolução do nado clássico, na década de 1940.
E finalmente, em 1908, foi fundada a FINA (Federação Internacional de Natation Amateur). Aí siim começaram as mudanças mais visíveis... nos estilos, nas provas... e isso eu só conto no próximo post... “A evolução dos nados”.

Um comentário: