sexta-feira, 11 de maio de 2012


Chama olímpica de Londres-2012 é acesa na cidade grega de Olímpia

Tocha inicia trajetória pela Grécia e seguirá para Reino Unido. Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro participa do revezamento e carrega chama

A chama dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, que começarão no dia 27 de julho, foi acesa nesta quinta-feira em Olímpia, Grécia, segundo a tradição da antiga Olímpia, sede dos primeiros Jogos da história, antes de cruzar o país e chegar à Grã-Bretanha. A tocha olímpica iniciará uma viagem de uma semana ao longo da Grécia, visitando cinco grandes sítios arqueológicos, incluindo a Acrópole, para chegar no dia 17 de maio ao antigo Estádio Olímpico de Atenas, sede dos Jogos modernos de 1896, onde será entregue à delegação britânica.
tocha olímpica sendo acesa em cerimônia que aconteceu na Grécia (Foto: Milos Bicanski / Agência Getty images)Tocha foi acesa em cerimônia que aconteceu na Grécia .
Apenas dez minutos após o início do revezamento, um brasileiro teve a honra de carregar a recém-acesa chama. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio, Carlos Arthur Nuzman, foi o quarto a conduzir a tocha em Olímpia, em um trecho de 300 metros. Foi a terceira vez que Nuzman portou o símbolo. Em 2004, quando o Rio de Janeiro foi selecionado como uma das cidades a receber o revezamento para os Jogos de Atenas, o presidente do Rio-2016 foi um dos condutores. Depois, em 2008, participou do trecho inicial, na Grécia, do revezamento mundial para os Jogos de Pequim.
- Para um ex-atleta e dirigente Olímpico, conduzir a tocha na cidade da origem dos Jogos é o momento mais alto da carreira. Pelo trabalho que estamos fazendo na preparação para os Jogos e pela cooperação que temos com a organização britânica, carregar a tocha de Londres tem um significado muito especial - explicou Nuzman, que, como atleta, disputou os Jogos Olímpicos Tóquio 1964 com a seleção brasileira de vôlei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário