quarta-feira, 9 de maio de 2012


Londres-2012 terá inovações no sistema de cronometragem

Natação e atletismo vão ganhar novos equipamentos para ajudar o público a acompanhar disputas e evitar polêmicas entre os atletas com resultados.

Michael Phelps GP Indianápolis natação (Foto: AP)
Natação terá luzes para indicar os três primeiros
colocados ao público.
O sistema de cronometragem usado Jogos Olímpicos terá uma série de novidades para Londres-2012. Os principais beneficiados serão a natação e o atletismo. Entre as inovações, estão luzes que indicarão os vencedores nas disputas aquáticas e um equipamento sonoro que substituirá os tiros de largada nas pistas de corrida. A intenção é ajudar o público a acompanhar as disputas e evitar polêmicas envolvendo os resultados.
Na natação, os blocos de largada serão equipados com luzes de led, para que o público identifique imediatamente os três primeiros colocados. Para as pistas de atletismo, a novidade fica por conta dos blocos de largada, mais sensíveis à falsa largada. As pistolas de tiro, que indicam o início das baterias, também serão substituídas por um aparelho eletrônico, que vai disparar um sinal sonoro.
Usain Bolt (Foto: RICARDO MAKYN / AFP)
Atletismo terá sistema sonoro eletrônico no lugar
do tiro de largada .
Os atletas serão monitorados por microchips entre a largada e a chegada. Assim, será possível precisar o tempo em até um centesimo de milésimo de segundo, ou seja, seis dígitos, três a mais que os tempos divulgados pelas federações. Na maratona aquática, a novidade ficará por conta da implementação de transponders e antenas durante o percurso e não apenas nos portões de largadas e chegadas, possibilitando a marcação e divulgação do tempo durante o percurso.
As inovações pretendem acabar com as polêmicas envolvendo os tempos dos atletas. Na última edição dos Jogos, em Pequim-2008, a Federação Sérvia de Natação entrou com um protesto alegando que Milorad Cavic teria batido no bloco de chegada antes de Michael Phelps na final dos 100m borboleta. À época, imagens do próprio Comitê Organizador mostraram que a vitória foi mesmo de Phelps. Com o resultado, o americano ganhou o sétimo ouro e igualou o recorde de Mark Spitz de maior número de medalhas douradas em uma mesma edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário