segunda-feira, 30 de maio de 2011

DIRETO DO BLOG DO COACH PUSSI

FINA perde o controle do calendário das águas abertas


O esporte das águas abertas tem crescido de forma expressiva na sua popularidade, divulgação e exposição na mída. Entretanto, a forma como vem sendo administrado pela FINA não está no mesmo ritmo.
Uma prova disso é a total falta de controle sobre o calendário e a organização da Copa do Mundo e do Circuit Grand Prix de Águas Abertas.
Na Copa do Mundo (onde Poliana Okimoto foi campeã em 2009 e Ana Marcela Cunha em 2010), o circuito deste ano caiu para apenas sete etapas, das quais duas estão em conflito de datas. Uma delas, prova do dia 24 de julho no Lac St. Jean no Canadá, um dia após a prova dos 25 quilômetros e dois dias após os 5 quilômetros do Mundial de Shanghai, do outro lado do planeta.
Se não bastasse isso, a prova seguinte da Copa do Mundo, dia 24 de julho, Lac St. Jean, também no Canadá será no dia 13 de agosto, mesma data do Teste Evento de Águas Abertas que acontecerá em Londres reunindo os 60 melhores nadadores do mundo (30 de cada sexo) no mesmo local que será realizada a prova olímpica no próximo ano.
No já totalmente desacreditado Circuito do Grand Prix de Águas Abertas, em provas maiores do que 10 quilômetros, a situação não é diferente. O circuito deste ano deveria ter 11 provas das quais uma já foi cancelada por falta de condições por conta da poluição na prova Sumidero Canyon no México.
Isso tudo acrescentado aos problemas enfrentados pela FINA na crise envolvendo a morte do nadador americano Francis Crippen na Copa do Mundo do ano passado deixa a entidade com problemas bastante sérios em relação a esta modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário