sábado, 5 de novembro de 2011

Kaio diz que sonha com medalha em Londres e não teme 'novas ameaças'

De férias em João Pessoa, Káio Márcio fala sobre Leonardo de Deus, que o superou no Pan, e diz que não se sente ameaçado pelas novas promessas

João Pessoa
Recordista mundial de piscina curta e o principal nome do nado borboleta no Brasil, Kaio Márcio não pensa em parar por aí. De férias em João Pessoa após os Jogos Panamericanos de Guadalajara, o nadador paraibano continua focado em seus planos para 2012. A principal meta é a competição que ele não tira da cabeça: as Olimpíadas de Londres. Lá, ele vai em busca de realizar seu maior sonho, que é o de conquistar uma medalha olímpica. Com 27 anos, Kaio não pensa em parar nem tão cedo e diz não se sentir ameaçado com as novas promessas da natação brasileira no nado borboleta.
- Não penso em parar agora. Pelo menos até 2016, ainda dá para continuar. Lá estarei com 31 anos, então acredito que dá para ir às Olimpíadas do Rio, em 2016 - disse.
Kaio Márcio natação férias (Foto: Renata Vasconcellos) 
Kaio Márcio exibe medalhas conquistadas no Pan de Guadalajara.
Questionado sobre a superioridade de Leonardo de Deus, que com apenas 19 anos conseguiu levar o ouro nos 200m borboleta no Pan, enquanto ele ficou apenas com o bronze em uma prova que é sua especialidade, Kaio explica que esses Jogos não eram o seu principal objetivo e que por isso não foi em busca do resultado.
Para você superar uma pessoa, tem que fazer mais do que ela fez"
Kaio Márcio, recordista mundial em pisicina curta
- A competitividade faz parte do esporte, mas para você superar uma pessoa, tem que fazer mais do que ela já fez. Cada um faz sua trajetória. Sou recordista mundial nos 200m borboleta em piscina curta 25m e já bati o recorde dos 50m (também em piscina curta)... – disse, deixando a entender que para superá-lo, ainda falta muito para Leonardo de Deus.
Embora tenha conquistado o ouro nos 200m e nos 100m e a prata no revezamento no Pan do Rio de Janeiro em 2007, o nadador explicou que os resultados abaixo do esperado em Guadalajara (além do bronze, conquistou um ouro num revezamento em que nem nadou a final e nos 100m ficou em último lugar na final) não significam nem de longe a sua decadência.
- Estou muito satisfeito com o resultado do Pan, embora não tenha sido meu foco e não tenha treinado para ele. Foi uma competição normal. Fui mais para contribuir para o Brasil. Meu foco mesmo é a Olimpíada de Londres no ano que vem e nesse ano foi o Mundial – explicou.
Kaio Márcio na natação em Xangai (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif) 
Em Xangai, uma virose atrapalhou o paraibano
No Mundial, inclusive, ele teve um mal desempenho, não conseguindo chegar sequer a uma final. Mas para isso Kaio tem uma justificativa: uma virose, que o fez perder quatro quilos poucos dias antes da competição.
- Acho que tenha sido essa virose que me fez perder quatro quilos e também o treinamento que foi inadequado. Mas estou treinando e focado para as Olimpíadas. Vou atrás do ouro – disparou.
Mesmo não tendo conseguido grandes resultados este ano, o nadador paraibano, que atualmente defende o Fluminense, avalia como uma das melhores temporadas da sua vida. Para ele, o seu desempenho no primeiro semestre (antes do Mundial) só ficou atrás de outros dois nadadores. E esses não são brasileiros.
- Essa foi a minha melhor temporada. Em termos de índice, eu só fiquei atrás de Michael Phelps (americano) e de Matsuda (japonês).
Kaio Márcio natação férias (Foto: Renata Vasconcellos) 
Kaio Márcio exibe recorde mundial conquistado em 2009 e nega que esteja em decadência
Para as Olimpíadas, apenas dois atletas por país são selecionados para cada prova. Kaio já conquistou em maio os índices para Londres das provas de 100m e 200m no Troféu Maria Lenk e só perde a vaga caso outros dois nadadores façam até lá tempos melhores que os dele. As chances são praticamente remotas, mas mesmo assim o paraibano diz que não vai se acomodar.
- Eu vou melhorar meu índice no Troféu Maria Lenk do ano que vem. Estou de férias até o dia 14, quando aqui mesmo em João Pessoa volto a treinar e focar no meu principal objetivo. Depois volto ao Rio para continuar os treinos no Fluminense - finalizou.
káio márcio férias em joão pessoa (Foto: Renata Vasconcellos) 
Káio Márcio brinca com seus dois cachorros durante férias em João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário