segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PAN PACIFICO 2010

 PAN PACIFICO 2010

POLIANA TEM HIPOTERMIA!
GloboEsporte.com

Poliana Okimoto passa bastante óleo para se proteger do frio

Publicado em 22/08/2010

Poliana Okimoto tinha alertado. Estava preocupada com as previsões meteorológicas, e elas acabaram se confirmando. Neste domingo, a temperatura da água em Long Beach, na Califórnia, era de 16 graus, o mínimo permitido pela Federação Internacional de Natação (Fina) para provas de maratona aquática. Não era, porém, o limite da nadadora. A brasileira passou mal, teve câimbras, hipotermia e abandonou a disputa na metade do percurso de 10km do Pan-Pacífico. Allan do Carmo também sentiu frio, mas conseguiu superá-lo e ficou bem perto do pódio. Tremendo, saiu da água na quarta colocação. Os americanos Chip Peterson e Christine Jennings foram os campeões.
A pomada usada para diminuir o contato com a água gelada pouco adiantou, conforme Poliana tinha previsto. Ela saiu do mar tremendo. Foi levada para o pronto-socorro. E, enrolada em duas mantas, mal conseguia se mexer. Respondia apenas balançando a cabeça. O café ajudava a esquentar, assim como o aquecedor do veículo onde estava. Depois de cerca de meia hora, enfim conseguiu conversar.
- Eu me senti muito mal desde o começo. Quando a gente estava esperando a largada, eu já estava com muito frio, mas não gosto de desistir no meio da prova. Quando estava chegando na terceira volta, comecei a não sentir mais as minhas extremidades. Aí fiquei com medo de acontecer algo mais grave e decidi parar. A água mais fria em que já tinha nadado tinha temperatura de 17 graus. Igual a essa, eu nunca tinha nadado - disse Poliana.
 
Treinador e marido, Ricardo Cintra não se conformava com as condições a que os atletas foram submetidos.
 
- Quando eu vi que ela estava ficando para trás das outras meninas, percebi que havia algo errado. Ela virou e disse "não estou conseguindo nadar". Falei para ela parar. Em primeiro lugar, penso na saúde dela. Para mim, pouco importa se ela vai ganhar ou perder. Mas é uma coisa muito triste, pois a gente conseguiu com muito esforço vir para cá. E a política é quem sempre manda. Em Roberval, no Canadá, onde foi feito o Mundial, estava um frio desgraçado e não tinha condição nenhuma de acontecer a competição lá, mas, por causa da política, aconteceu. Ou seja: o atleta faz papel de palhaço. Treina o ano inteiro para chegar lá e a água estar 16 graus. Não tem condição - disse Ricardo.
 
O esforço a que Ricardo se refere é por Poliana ter ido à Califórnia com próprios recursos, já que a maratona aquática não estava no programa da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Além disso, o treinador lembra que a nadadora, esguia, é uma das que mais sofrem em competições em águas geladas.
 
- Neste ano, só tivemos competições em águas frias. O que vou ter que fazer? Vou ter que engordar a Poliana? Vou ter que tranformá-la em uma baleia para aguentar essa água fria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário