sexta-feira, 20 de abril de 2012

Com finais à noite, troca de horário deve ajudar desempenho dos atletas

Até o ano passado, as decisões do Troféu Maria Lenk eram realizadas pela manhã. Técnicos e nadadores aprovam mudança na programação

A atual geração da natação brasileira nunca disputou as finais do Troféu Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro da modalidade, à noite. Depois de quase duas décadas com as decisões pela manhã, em 2012, Cesar Cielo & Cia vão em busca da medalha de ouro a partir das 19h, de 24 a 28 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A mudança, uma reivindicação antiga dos atletas, é vista com bons olhos por quem entende do assunto. O SporTV transmite a competição ao vivo.
- Achei a mudança ótima. Voltou para o padrão. Para mim, nunca deveria ter mudado, pois de manhã você está um pouco preso e meus melhores tempos são à tarde, já que o corpo reage melhor. Mas, se as finais fossem pela manhã, tudo bem também, pois temos sempre que nadar forte – disse Rodrigo Castro, um dos mais experientes nadadores do país.
natação Rodrigo Castro (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Rodrigo Castro aprovou a mudança da programação do Troféu Maria Lenk .
Até o ano passado, os nadadores brasileiros estavam acostumados a disputar as eliminatórias do Maria Lenk à noite e, as finais, na manhã seguinte. Este ano, será o inverso. A fase classificatória será a partir das 9h30m, enquanto as disputas por medalha serão no mesmo dia, às 19h.
- Fisiologicamente os atletas estão mais bem preparados à tarde e à noite. É o relógio biológico com mudanças significativas na pressão, frequência cardíaca e na disposição geral. Foi bom trazer as finais para a noite pois dará aos nossos atletas a melhor condição possível de se obter as melhores marcas. A mudança foi técnica e a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) agiu de forma correta – disse Alexandre Pussieldi, técnico e comentarista do SporTV.
A programação em competições internacionais costumam variar de acordo com a preferência do país-sede, que geralmente tenta adequar a disputa ao melhor horário para a transmissão pela TV. Nos Jogos olímpicos de Pequim-2008 e no Mundial de Roma-2009, as finais foram pela manhã. Já o Mundial de Xangai-2011 e Londres-2012 optaram pelas decisões à noite.
Marcos Veiga, técnico do Flamengo, afirma que nos treinamentos sempre procurou preparar seus atletas para qualquer programação. Ele também concorda, porém, que as finais à noite vão beneficiar os atletas e a disputa por vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.
- Achei bem positivo. Para muitos técnicos, os treinamentos da manhã eram mais rodados, mais aeróbicos. Eu já vinha trabalhando diferente, justamente para acostumar o metabolismo deles para também competir pela manhã. Voltar para manhã, eu acho bom para os atletas pela questão do metabolismo. Para a seletiva, também acho que vai ser melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário