domingo, 17 de março de 2013


Ciclista Clemilda Fernandes fratura vértebras e tem perfuração no pulmão

Ressonância magnética detecta problemas após atleta ser atropelada por um caminhão em Goiânia. Não há previsão de alta do hospital

Atropelada por um caminhão na última quinta-feira quando treinava em uma rodovia de Goiânia, a ciclista Clemilda Fernandes teve fratura em duas vértebras e a perfuração do pulmão. O problema foi detectado após a atleta realizar uma ressonância magnética no sábado depois de deixar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da clínica Santa Isabel, com escoriações pelo corpo e um corte profundo na cabeça.
Clemilda sentia fortes dores na coluna e tinha dificuldade para respirar. Agora, a atleta de 33 anos, pode ser submetida a uma dremagem para retirar líquido do pulmão. Devido ao problema ainda não sabe quanto tempo ela vai ficar internada e não há qualquer previsão para voltar às pistas. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, o quadro de saúde da ciclista brasileira mais bem colocada no ranking da UCI é regular.
Clemilda Fernandes ciclista goiana acidente (Foto: Fernando Vasconcelos)Clemilda Fernandes está no hospital após atropelamento .
Clemilda sofreu uma amnésia pós-traumática por conta da pancada na cabeça e não se lembra de nada do momento do acidente. Com as Olimpíadas de Londres2012 e Pequim 2008 no currículo, Clemilda é a brasileira mais bem colocada no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Recentemente, ela venceu o Tour de El Salvador e conquistou a medalha de prata na última edição da Copa América, torneio no qual conquistou três títulos.
Após viver dez anos na Itália, atuando pela Chirio Forno, a goiana decidiu trocar a cidade de Turim por Goiânia, sua terra natal. Ela passou a defender São José dos Campos, onde ficou até o fim de 2012, ano em que conquistou nove títulos e uma medalha de bronze no Pan-Americano de Mar Del Plata, na Argentina. Apesar do bom desempenho, a equipe do interior paulista optou por não renovar o seu contrato para a temporada 2013, obrigando Clemilda a disputar as primeiras provas do ano por conta própria. Com três propostas na Europa, é apenas uma questão de tempo para ela fazer as malas para o Velho Mundo. Aos 33 anos, a ciclista planeja se aposentar em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário