quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EXPRESSA! DIRETO DO BLOG DO COACH PUSSIELDI

DIRETO DO BLOG DO COACH PUSSIELDI


EDITORIAL

VAMOS ATRÁS DOS CRIMINOSOS!
Alex Pussieldi
A impressão que passa é que nós ficamos sedentos, babando mesmo em noticiar, denunciar e falar sobre mais um caso de doping no Brasil. Na verdade, o sentimento que dá é de raiva. É de frustração e ver que ainda estamos cheios de criminosos em nosso meio que continuam a vender a idéia de paraíso que na verdade é um inferno para nossos atletas.
Não acho que Daiane Becker é inocente, ela já é adulta e madura o suficiente para entender o que é certo e o que é errado, mas o que me revolta é o fato de que ela vai cumprir os seus dois anos de suspensão. E enquanto isso, quem pôs ela nisso tudo provavelmente deve continuar trabalhando em nosso meio e, com certeza, prescrevendo “sonhos” que na verdade são pesadelos para outros atletas.
Todos nós sabemos que Daiane não caiu nesta sozinha. Alguém lhe deu a prescrição, algum médico receitou, algum farmacêutico vendeu, alguém lhe ajudou a fazer o seu programa de “ingestão”.
Estes “alguéns” continuam ativos, levando a sua vida normal como se nada tivesse acontecido. Já Daiane, enquanto isso, amarga o fim prematuro da sua carreira em um ano que poderia ser de glórias e já tinha lhe levado a Seleção Brasileira Principal.
Assim como a Daiane, foram os outros que já cumpriram suas penas mas jamais tiveram a audácia de colaborar com o fim desta corja. O Presidente do Comitê Olímpico Internacional Jacques Rogge já deu a sua posição com relação ao doping. Isso só vai acabar quando virar caso de polícia. Só quando tivermos uma política mais séria com relação a este problema é que realmente iremos ter a capacidade de chegar a algum lugar.
Os atletas pegos com doping devem ser obrigados a ressarcir financeiramente seus clubes, seus patrocinadores e até mesmo a Confederação pelos gastos ocasionados pelos seus atos. Suas penas devem ser de banimento por períodos maiores ou negociáveis se todas as fontes e pessoas ligadas ao seu caso forem denunciadas.
Não basta achar que estes dois anos de suspensão e a eliminação da Daiane Becker resolve o problema. Não pensem que não tem mais gente envolvida e/ou vítimas disso. Nós somos os recordistas mundiais de doping na natação e jamais conseguiremos qualquer medalha por conta disso. Pior, muito pior, é a imagem deturpada, manchada e afetada por tudo isso.
Jamais iremos conseguir popularizar nosso esporte. Jamais conseguiremos atingir o padrão que desejamos junto a mídia e muito menos atrair os patrocinadores. Por incrível que pareça, nosso esporte é sujo, ou está sujo.
Precisamos nos unir para que isso acabe. Precisamos encontrar estas pessoas e eliminá-las por completo de nosso meio. Está na hora de se fazer alguma coisa.
Nesta história toda, a Daiane Becker está suspensa por dois anos, fora dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e também do Rio em 2016, pois segundo a Carta Olímpica artigo 45, a suspensão por ser maior do que seis meses lhe elimina da próxima edição Olímpica após a sua suspensão. Será que valeu a pena???

Alex A. Pussieldi, editor chefe da Best Swimming Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário