terça-feira, 5 de julho de 2011

Herança

Henrique e Nicholas perdem índice, e outros dois herdam vaga para Xangai

Tales Cerdeira e Marcos Macedo são convocados de última hora. Etiene Medeiros também entra na lista do Mundial no lugar de Fabíola Molina

Tales Cerdeira na eliminatória dos 200 m peito em Irvine (Foto: Satiro Sodré / CBDA) 
Tales Cerdeira herda vaga de Henrique Barbosa e
vai ao Mundial de Xangai.
Sem vaga para o Mundial de Xangai, Tales Cerdeira estava se preparando para representar o país nos Jogos Mundiais Militares, de 16 a 24 de julho. O resultado adverso de Henrique Barbosa em exame antidoping, no entanto, mudou os rumos do nadador do P.R.O 16, projeto liderado por Cesar Cielo. Tales, que tinha o índice nos 200m peito, vai herdar o lugar de Henrique e se juntará a Thiago Pereira nesta prova da China. Já Nicholas Santos, também punido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), perde posição no 4x100m livre e é substituído por Marcos Macedo.
Com os resultados adversos para furosemida, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos fez uma reunião nesta segunda-feira e decidiu que Henrique Barbosa e Nicholas Santos perderiam suas vagas para o Mundial de Xangai. Além dos resultados, medalhas e premiações, a entidade também anulou os índices conquistados pelos nadadores no Maria Lenk.
A decisão da CBDA colocou Tales Cerdeira na competição chinesa. Nos 200m peito do Maria Lenk, em maio, ele nadou 0,04s abaixo do índice necessário para disputar o Mundial de Xangai. Mas Henrique Barbosa e Thiago Pereira tinham marcas melhores e, por isso, até então estavam com as duas vagas disponíveis.
Nicholas Santos conseguiu o índice dos 50m borboleta no Pan-Pacífico, no ano passado, mas a prova que "validava" sua vaga era a do revezamento 4 x 100m livre, garantida no Maria Lenk e anulada depois do doping. A CBDA tem regras específicas para provas que não fazem parte do programa olímpico. Para se classificar ao Mundial, o atleta também precisa ter obtido índice em uma prova olímpica. Com isso, Marcos Macedo foi convocado em seu lugar.
Cesar Cielo, que conseguiu índice anteriormente, não perdeu a chance de disputar o Mundial, isso se a Federação Internacional de Natação (Fina) mantiver a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Vinícius Waked, o quarto nadador pego no exame antidoping, não atingiu índice para a competição chinesa em nenhuma seletiva.
Etiene Medeiros substitui Fabíola Molina
A equipe feminina também precisou de uma substituição. Com Fabíola Molina fora da competição, Etiene Medeiros competirá em seu lugar em Xangai, no revezamento 4x100m medley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário