terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Após reunião, Rio aumenta otimismo para receber o ‘Oscar do esporte’

Comitiva brasileira se diz com um ‘bom caminho andado’ para sediar o Laureus nos próximos dois anos. Anúncio deve acontecer até maio

  Londres
 
Capital do esporte nos próximos anos, o Rio de Janeiro se mobiliza para ser sede também da maior premiação esportiva do mundo: o Laureus, considerado o Oscar do segmento. E a confiança em mais um projeto bem-sucedido é grande. Neste domingo, em Londres, sede do evento neste ano, a Secretária de Esporte e Lazer do estado, Márcia Lins, se reuniu com Guy Sanan, CEO da entidade, para avançar nas negociações para receber o evento em 2013 e 2014 e se mostrou otimista em um desfecho positivo.
- Estamos com um bom caminho andado. Ainda teremos um dever de casa para fazer. Além do evento em si, que é muito importante, um prêmio venerado e esperado por todos os atletas do mundo, temos a questão principal, que é a vinculação do Laureus ao legado social. E é exatamente o que está acontecendo no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro, com o calendário de grandes eventos que temos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos – disse a secretária, com exclusividade ao GLOBOESPORTE.COM após a reunião.
Ao contrário de candidaturas para sediar Copa do Mundo e Olimpíadas, o Laureus não conta com um processo definido de votação composto por etapas. A cidade disposta a receber o prêmio apresenta um projeto e a escolha fica a cargo da academia, composta por atletas, através de reuniões com o CEO. Além do Rio de Janeiro, uma cidade chinesa e outra russa, com nomes não revelados, estão no páreo. A comitiva brasileira espera que uma resposta seja dada, no máximo, até maio.
- A proposta é que façamos por dois anos seguidos. Esse é o nosso desejo e estamos oferecendo as condições para isso, tendo como base a transformação que o esporte tem feito em nosso território. Como na questão de segurança pública, com a pacificação das comunidades. O esporte tem sido o consolidador dessas ações, sendo a forma mais instantânea de ação.
Apesar da concorrência, o confiança dos brasileiros no sucesso da empreitada é evidente. Na opinião de Márcia Lins, as oportunidades para desenvolvimento de projetos sociais e o amplo calendário esportivo nos próximos anos joga a favor dos cariocas.
- Da nossa parte é 100% (a chance de sucesso). Mas não é uma disputa como a disputa olímpica, com aquelas etapas todas. Existem outras cidades no mundo interessadas, também de regiões com poder econômico e infraestrutura, mas estamos buscando com o melhor projeto que podemos oferecer. O melhor lugar, a melhor instalação, a melhor hotelaria, as melhores condições físicas. Oferecemos tudo isso do nosso jeito carioca, além de linkar o evento com o calendário do esporte. Temos o comprometimento do governo, com os três níveis unidos para viabilizar grandes projetos. Precisamos agora entrar na fase de detalhamento, mostrando o que ficará de legado e transformação.
Márcia Lins e Guy Sana (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com) 
Márcia Lins com Mauro Corrêa, diretor da empresa
que representa o prêmio no Brasil.
O otimismo vem muito do retorno dado pela entidade após as inúmeras reuniões, que tiveram início em junho de 2011. O próximo passo da comitiva brasileira será recepcionar Guy Sanan e Edwin Moses, americano bicampeão olímpico nos 400m com barreiras (76 e 84) e presidente da academia, para convencê-los de que o Rio é o lugar ideal para as duas próximas edições do Laureus.
- Acho que temos muita chance. Já convidamos o Guy para ir ao Rio em março para olhar todas essas nossas propostas, além de se encontrar com o governador e o Ministro dos Esportes. Não é uma decisão tão longa como foi a olímpica, mas ao mesmo tempo não é isolada do CEO, é de toda academia. Por isso, essa visita vai ser importante para detalhar melhor. Se da nossa parte é 100%, da parte deles é muito mais de 50%, acho que uns 70% de vontade, de interesse. O feedback foi muito positivo. Acho que, pelas condições que reúne, o Rio é o grande favorito.
O projeto apresentado pelo Rio de Janeiro ainda não aponta o local que receberá a premiação. Entretanto, o Theatro Municipal surge como favorito, com o hotel Copacabana Palace como opção. Márcia Lins fez questão de ressaltar ainda a importância da realização do Laureus não somente como a maior premiação esportiva do mundo, mas por tudo que o evento pode acarretar social e esportivamente.
- O Laureus, sem sombra de dúvidas, é o maior prêmio do esporte no mundo. Mas não é só o Laureus em si. Acho que temos muito a ganhar. Nesse período, com a academia focada para o nosso território, os atletas do mundo vão estar olhando para nós. Os patrocinadores, o investimento privado, vêm a reboque, e, principalmente, as transformações sociais. É algo que vai muito além da realização do evento. Normalmente, eles criam projetos que ficam por décadas como resultado da passagem do Laureus. O Rio de Janeiro é o lugar certo e com o glamour que o Laureus merece, além do momento especial no esporte. Acho que não há outro lugar no mundo com tanto investimento no esporte neste período.
Por fim, a secretária lembrou que o sucesso da empreitada fecha um calendário de luxo e que faz com que o Rio de Janeiro seja a capital mundial do esporte nos próximos quatro anos.
- Já tivemos o Pan, os Jogos Mundiais Militares, teremos Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e queremos ter o Laureus. Cada um desses deixa um pedacinho dessa construção que nos ajuda na organização, mas também a deixar um legado que vai muito além da realização de eventos. Esse é nosso objetivo.
Nesta segunda-feira, em Londres, a partir das 17h30m (de Brasília), acontece a edição de 2012 do Laureus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário