segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Com corrida na Sapucaí, Rio-2016 inaugura sua primeira instalação

Prefeito da cidade e presidente do COB recebem Oscar Niemeyer, falam
sobre os Jogos e celebram o novo Sambódromo em clima de carnaval  Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro entregou neste domingo a primeira das instalações para os Jogos Olímpicos de 2016. A corrida Corre Aí na Sapucaí marcou a reinauguração do Sambódromo, que receberá as provas de tiro com arco, além da largada e da chegada da maratona. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio2016, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o arquiteto Oscar Niemeyer, que desenhou a passarela do samba, estiveram por lá, antes da largada.
Paes e Nuzman corrida de rua (Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com) 
Paes e Nuzman inauguram nova arquibancada antes da corrida.
Empolgado com a grande festa, o prefeito orgulhou-se das obras, que ficaram prontas para o carnaval e para as Olimpíadas de 2016.
- As ruas estão tomadas de alegria. É um sonho poder ver a obra do mestre Niemeyer totalmente completa. Eu acho que essa corrida, especialmente, é a cara do que é o carnaval carioca. As pessoas se divertem e, ao mesmo tempo que praticam atividade física, se confraternizam. Esse é o carnaval carioca.
Nuzman, assim como o prefeito do Rio de Janeiro, acha que a mistura de samba, esporte e corrida tem uma integração muito grande e é perfeita. De acordo com o presidente do COB, o carnaval é uma festa que o povo todo gosta e se diverte.
- O prefeito Eduardo Paes não poderia ter sido mais feliz em fazer essa festa da inauguração do Sambódromo juntando tudo isso. Parabéns ao prefeito e ao povo do Rio. Para o final da maratona e para o tiro, fisicamente, as obras estão prontas. O que vai ter agora é apenas um complemento, que é feito meses antes, para a imprensa e o piso que tem que ser colocado, mas o resto está pronto.
Paer e Niemeyer corrida de rua (Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com) 
Paes e Niemeyer estiveram presentes na
reinauguração.
Ao terminar a disputa, duas placas, que marcam a finalização das obras de conclusão do projeto da Passarela do Samba e a inauguração do Sambódromo para as Olimpíadas, foram apresentadas. Entre elas, foi instalado um painel de mosaico, desenhado pela artista plástica Chica Granchi, com uma mensagem de Niemeyer. Encerrando de vez o evento, atletas e o público continuaram na Sapucaí para o último ensaio técnico do ano, da campeã de 2011, a Beija Flor, após a tradicional lavagem da Passarela do Samba.
Sobre o Sambódromo
Conhecida como Sambódromo, a Passarela Professor Darcy Ribeiro, construída pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1984. Com o objetivo de se tornar o espaço permanente de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, a Passarela do Samba possui cerca de 800 metros de comprimento e capacidade para 72,5 mil pessoas.
Em 2016, a passarela terá a chegada da Maratona dos Jogos Olímpicos e das disputas do Tiro com Arco dos Jogos Paralímpicos e Olímpicos. Para suportar os eventos, o local precisou passar por uma reforma ao longo de 2011, com a demolição de alguns camarotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário