quinta-feira, 29 de março de 2012

Em pesquisa, maioria diz que Jogos de Londres não valem dinheiro investido

Maior parte de entrevistados afirma que verba pública seria melhor aplicada em obras sociais para jovens. Primeiro-ministro se defende

 Londres

Londres prepara uma grande festa para receber os Jogos Olímpicos, a partir de julho. Mas nem todos os ingleses estão felizes. Uma pesquisa feita a pedido do jornal “The Independent” mostra que 51% dos entrevistados estão insatisfeitos com os £9.3 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões) que o evento vai custar aos cofres públicos. Para boa parte dos ingleses, as Olimpíadas não valem o valor investido.
selo das Olimpíadas no rio em Londres (Foto: AFP)Londres se prepara para receber os Jogos de Londres.
Na pesquisa, que foi feita com mil pessoas no início do mês, 40% disseram que os Jogos valem o dinheiro investido, enquanto 9% disseram não saber responder. De acordo com o jornal, os mais jovens estão mais receptivos aos Jogos: 58% dos entrevistados entre 18 e 24 anos aprovam o dinheiro público investido, enquanto apenas 32% de pessoas entre 35 e 44 anos dizem o mesmo.
O jornal afirma que o gasto não é bem visto por quem paga os impostos. Na quarta-feira, o primeiro-ministro britânico David Cameron negou que o dinheiro seria melhor investido em projetos sociais para jovens, como forma de prevenir atos de revolta como os de agosto do ano passado. Na época, uma onda de violência tomou conta da cidade londrina. Para ele, o custo das Olimpíadas será justificado pela inspiração que o evento dará ao povo inglês.
- (Os Jogos) têm o poder de mudar a vida das pessoas. Todo governo tem de ser muito cuidadoso com o dinheiro público. Nós temos convivido com este objetivo. Eu tenho orgulho de que estamos no prazo e dentro do plano.
O primeiro-ministro encontrou inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI) na visita final antes dos Jogos. Cameron prometeu o “melhor show da terra”.
- Os Jogos Olímpicos vão revitalizar o esporte local na Grã-Bretanha por gerações. Acho que é a hora de deixar para trás a noção de que as Olimpíadas sempre resultam em elefantes brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário