quinta-feira, 29 de março de 2012

HOMENAGEM, MAS QUE MERECIDA!

HOMENAGEM...

Com Marta, Scheidt e Torben, Londres rebatiza suas 361 estações de metrô

De Ali a Phelps, sistema de transporte homenageia astros olímpicos

 Londres

Mapa metrô de Londres atletas Olimpíadas (Foto: Reprodução)
O mapa do metrô londrino passa a ter nomes de
atletas olímpicos.
Próxima estação, Michael Phelps. Próxima parada, Marta. É este o clima a partir de agora no metrô de Londres, um dos mais famosos do planeta. As 361 estações da longa malha metroviária da cidade ganharam uma versão alternativa, rebatizadas com nomes de personagens importantes da história olímpica. Paradas tradicionais como Picadilly Circus e Baker Street dão lugar a Muhammad Ali, Jesse Owens, Carl Lewis, Michael Jordan e outros astros do esporte que agora fazem parte da rotina de quem circula embaixo da terra na capital inglesa. E os brasileiros também marcam presença: os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael e a estrela do futebol Marta estão entre os homenageados.
Scheidt tem dois ouros (1996 a 2004) e duas pratas (2000 e 2008) em Jogos Olímpicos, sendo a mais recente na classe star e as outras três na laser. Torben Grael tem cinco medalhas: dois ouros (1996 e 2004), uma prata (1984) e dois bronzes (1988 e 2000). Marta chegou à final olímpica duas vezes com a seleção brasileira de futebol e tem duas pratas (2004 e 2008). Campeões olímpicos brasileiros como Cesar Cielo, Maurren Maggi, Adhemar Ferreira da Silva e atletas do vôlei ficaram fora da homenagem.
metrô de Londres (Foto: Agência Getty Images)
O tradicional metrô de Londres entra no clima dos Jogos Olímpicos .
Com oito ouros só nos Jogos de Pequim e 14 no total, Michael Phelps dá nome à principal parada olímpica de Londres, originalmente Stratford. Ali perto, a Stratford International virou Cassius Clay (que depois mudou seu nome para Muhammad Ali), dono do ouro olímpico no boxe nos Jogos de 1960.
A divisão do mapa seguiu o critério dos esportes. Nadadores estão na linha central, começando por Mark Spitz. O atletismo ocupa boa parte do mapa, indo do Leste para o Oeste. De Norte a Sul estão os astros do basquete, incluindo Magic Johnson, e do tênis, como Roger Federer e Rafael Nadal.
O mapa olímpico, que está disponível no site oficial do metrô de Londres, foi desenhado pelo jornalista esportivo Alex Trickett e pelo historiador do esporte David Brooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário