sábado, 17 de março de 2012

A Natação de Pernambuco!

Ontem estive no parque aquático do Sport Clube do Recife, para ver Luisa (Essa não estava no Canadá), falo da nossa Luisa Sial (Integrante da Equipe Rolnan Esportes Triathlon). Luisa defende na Natação a Equipe Nikita/Sesi, na quinta já tinha vencido a mais tradicional prova da Natação os (50 livre), ontem venceu os 50 Costas “Fácil” e foi segundo nos 50 borboleta.

Mas algo me entristeceu, profundamente, vi uma grande escassez de atletas, logo uma competição desse porte (Pré-Mirim, Mirim e Petiz... Crianças até 12 anos) que nos últimos anos participavam em media uns 250 crianças/nadadores, percebi que não tinha 120 inscritos. Aquela multidão de pais, avos, tios, irmãos, etc... Não empolgava muito, um grito isolado aqui, outro ali e... Mas nada... Nada de Vibração como víamos antes.

Mas uma vez me pergunto de quem é a culpa? Dos pais e atletas duvido que seja a meninada, continua fazendo a festa e dando LUZ à natação do nosso Estado, os Pais continuam apoiando (mesmo em numero menor agora) e pagando “Caro” em todos os fatores (Inscrições, filiação e material)!

Falta de investimento, falta de um patrocínio fixo dentro da Federação, além da organização. Quando falo de organização, não significa que o grupo que comanda a FAP seja desorganizado, pelo contrario, estão lá alguns “Incansáveis da Natação Nacional”, como o Rei da Arbitragem Nacional (Marcelo Falcão), mas a falta de apoio de empresários a da própria Secretaria torna cada ano ainda mais “morgada” nossa Natação. Tem que ir atrás, aqui mesmo no meu Blog divulguei o apoio de mais de R$ 100 Mil que a Natação Paraibana recebeu.

Se no maior foco de atletas, que é as categorias de base esta acontecendo isso, imagino de infantil acima como deve estar. Por isso mas nadadores estão procurando esportes alternativos e olímpicos como é o caso do Triathlon e do Pentatlo. Além de mais interessantes e bem menos monótonos não param de crescer em nosso Estado e qual o segredo?

Patrocínios, Políticos envolvidos, Treinadores novos e com Gás para trabalhar, Motivação, além das competições mais variadas e da alta quantidade de Atletas hoje em Seleções.

Então só me resta dizer... Vamos Acordar Natação, ainda és um Gigante em nosso Estado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário