quarta-feira, 18 de julho de 2012

Folha de Pernambuco
18/07/2012


Projeto do Estado servirá como modelo
IRCE FALCÃO 


Aos poucos, Pernambuco começa a surgir como uma possível força do esporte brasileiro. Depois de colocar o Centro de Esporte e Lazer Alberto Santos Dumont entre os possíveis pontos de aclimatação para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, propondo uma reforma completa nas instalações do local, o Estado conseguiu aprovação unânime no projeto sugerido como modelo para uma Política Nacional do Esporte. A abertura aconteceu através do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que pediu o apoio do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Esporte e Lazer, com sugestões para a criação dessa política base. Pernambuco, en­tão, apresentou o projeto que serve de mode­lo pa­ra a atual gestão, de Ana Cavalcanti.

O projeto foi elaborado em 2010, com a coordenação do professor universitário e atual secretário executivo, Aldemir Teles (Dema), que tem 36 anos de trabalho ligado ao esporte. Ele é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem pós-graduação em treinamento esportivo e mestrado em neurociência, mesma área na qual está fazendo doutorado. Além disso, estagiou na Escola Superior de Esportes da Alemanha. “Esse projeto foi realizado em oito semanas, com colaborações, no intuito de contribuir com o esporte de Pernambuco. Foi feito com base em estudos sobre o que uma nação precisa para ser uma potência e, através desse projeto, cheguei à Secretaria. É uma felicidade para nós (Secretaria) ver o nosso trabalho reconhecido”, comen­­tou Dema.

O documento lista nove pilares considerados fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do esporte, como gestão, orçamentos, infraestrutura, identificação de talentos, apoio aos atletas, den­­­tre outros. “Nossa política foi bem pensada pela classe acadêmica e esportiva. Resolvemos apresentar nosso modelo e foi aprovado por mais de 20 secretários presentes”, contou Ana Cavalcanti. “Tudo o que for discutido sobre política esportiva, seja estadual, seja nacional, abordará esses pilares”, completou Dema.

O modelo per­­­­­­­nambucano fará parte da Carta de Minas - O Esporte como Política de Estado -, que será encaminhado pela Secretaria dos Esportes de Pernambuco aos secretários de todos os estados do Brasil, para que esses possam realizar um diagnóstico da situação de suas localidades dentro de cada pilar apresentado, julgando o que é importante para a implantação da Política Nacional. Cada federação terá até o dia 20 de agosto para finalizar suas avaliações. Pernambuco está com a incumbência de sumarizar as respostas e elaborar um documento final a ser apresentado e entregue ao ministro no dia 11 de setembro, em um Fórum a ser realizado no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário