terça-feira, 10 de julho de 2012


Nadador cearense, Luiz Altamir é uma das promessas para 2016

Aos 16 anos, nadador treina no Flamengo, coleciona medalhas e sonha em seguir os passos do ídolo Michael Phelps

Luiz Altamir é uma das principais promessas da natação brasileira para 2016 (Foto: Divulgação / CBDA)
Luiz Altamir é uma das principais promessas da natação brasileira para 2016 .
Aos 16 anos, Luiz Altamir coleciona medalhas de todas as cores, conquistadas em competições no Brasil e em várias partes do Mundo. Não à toa, é considerado uma das principais promessas para as Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro.
- Eu já coloquei na minha cabeça que quero ser um campeão olímpico. Eu sei que ainda tenho muito que treinar, disputar outras competições nacionais e internacionais para chegar lá. Mas não dá para negar que é meu grande objetivo - conta o jovem.
Cearense, Luiz mora no Rio de Janeiro há seis meses e treina no Flamengo.
- Aqui tem toda uma estrutura para o atleta. É outra coisa. Não me arrependo de ter vindo não - analisa o nadador.
E nem tem motivo para se arrepender. O reconhecimento do atleta vem sendo traduzido em medalhas e pódios. No ano passado, foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como destaque nacional escolar, na categoria de 15 a 17 anos. Dividiu o palco da homenagem com grandes atletas brasileiros já consagrados como César Cielo e Fabiana Murer.
Luiz Altamir coleciona medalhas em competições nacionais e internacionais (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
Luiz Altamir coleciona medalhas em competições nacionais e internacionais .
Chegar a ser grande é um sonho que ele está mais próximo de realizar. Deixou sua família em Fortaleza - ainda aos 15 anos - e foi morar na capital do Rio. Hoje, tem uma rotina diária de treinamentos e um calendário intenso de competições.
Longe de casa, vez ou outra ele retorna a Fortaleza para ficar mais perto dos pais e matar as saudades, como fez antes de embarcar para a Guatemala, onde disputou o Pan-Americano Escolar, e foi ouro nos 100m borboleta.
Vale tudo para se preparar para ser um grande atleta. O forte de Luiz são as provas dos 100m e dos 200m borboleta, mas também treina bastante as provas dos 200m livre e 200m medley.
- Essas são as minhas principais provas e as que eu estou focando mais nos treinamentos - diz Luiz Altamir.
A maior inspiração nas piscinas é o nadador americano Michael Phelps, que se tornou um mito no esporte após conquistar oito medalhas de ouro em apenas uma edição dos Jogos Olimpicos - em Pequim, 2008.
- Me inspiro muito nele. Por ele ser quem é, um símbolo para todos. Além de nadar algumas provas iguais as minhas. Ele sempre foi uma referência para mim - afirma o nadador.
Fora das piscinas, os ídolos de Luiz Altamir são os pais. Quando está em Fortaleza, corre para buscar um pouco de colo e inspiração para encarar a distância de casa.
- Eles são meus heróis. Por terem me deixado ir tão novo buscar meu sonho. Não é qualquer pai que deixaria. Eu vou ser sempre o bebezinho deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário