quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Lance!

Livestrong retira o nome de Armstrong.
Medida foi tomada para desvincular-se de atleta













Em mais uma ação que visa desvincular seu nome ao do ex-ciclista Lance Armstrong, a fundação de combate ao câncer criada pelo atleta, que antes chamava-se "Lance Armstrong Foundation" passará a chamar-se "Livestrong Foundation".

O ciclista norte-americano foi banido do esporte e perdeu todos os seus títulos após a USADA (Agência Norte Americana Anti Doping) apresentar um relatório comprovando o uso de doping pelo atleta. Após a punição, Lance já havia retirado-se da presidência e, no começo deste mês, deixou a diretoria da fundação para evitar que o escândalo envolvendo sua carreira prejudicasse a Livestrong.

"Na maior parte de sua existência, a organização foi conhecida pelo público como Livestrong, mas uma mudança oficial é necessária e apropriada em um momento de mudanças", disse Kathrine McLane, porta-voz da fundação

"Todos nós, e em especial Lance, queríamos que a Livestrong tivesse uma presença maior que a de seu fundador. Nós sabíamos que para conseguir o maior impacto nos sobreviventes de câncer, a causa e a organização precisariam de um caráter próprio. É exatamente isto no que a Livestrong se transformou e Lance ajudou a moldar", explicou o membro da diretoria Mark McKinnon.

Lance Armstrong teve um câncer diagnosticado nos testículos em 1996. Na época, os médicos declararam que o atleta havia apenas 40% de chance de sobreviver. Mesmo assim, ele lutou e superou a doença.

A retirada do nome de Lance da Livestrong simboliza assim a última "perda" do ex-ciclista. Após o banimento e perda de todos os seus títulos (incluindo o heptacampeonato do Tour de France), ele também perdeu seus patrocinadores e corre o risco de ter que devolver o dinheiro ganho com premiações.



Doações para a Livestrong crescem após banimento do atleta do ciclismo













Nesta semana, Lance Armstrong decidiu por deixar a diretoria da Livestrong, fundação de combate ao câncer a qual ajudou a criar, temendo que as acusações de doping que recaem sobre ele infuenciassem negativamente na instituição. No entanto, os números de doações após o banimento do atleta mostram o contrário.


Segundo a coluna de Darren Heitner da forbes.com, desde agosto deste ano, mês em que a USADA (Agência Anti-doping dos EUA) retirou todos os títulos do atleta e o baniu do esporte, a fundação teve um aumento de 7% nas doações. Já em outubro, quando a UCI acatou a decisão da USADA e manteve a mesma punição, o aumento foi de 15%.

No mesmo período apenas oito doadores pediram seu dinheiro de volta, uma parcela praticamente insignificativa.

Antigo heptacampeão do Tour de France (1999-2005), Lance Armstrong perdeu todos os seus títulos e patrocinadores e foi banido do ciclismo após a USADA apresentar um relatório com o depoimento de vários antigos companheiros do norte-americano confirmando o uso de doping por Lance. O atleta defende-se lembrando que jamais foi pego em qualquer exame. 


Doping de Lance pode virar filme
Matt Damon é cotado para estrelar filme baseado no livro "The Secret Race"













O banimento de Lance Armstrong do ciclismo e a perda de seus título por doping pode em breve ganhar as telas de cinema. Segundo o site road.cc, Matt Damon, eclético ator famoso por interpretar Jason Bourne entre outros papéis, seria o responsável por personificar o ciclista nas telonas.


Inicialmente, o ator era cotado para ser o protagonista do filme biográfico de Lance, baseado no livro "It''s Not About The Bike". Contudo, após as avassaladoras perdas de Armstrong recorrentes do doping, a história do filme tomou um novo rumo.

Agora, a proposta é Damon protagonizar um filme baseado no livro recém lançado "The Secret Race", de Tyler Hamilton e Daniel Coyle, que revela os bastidores dos campeonatos vencidos por Lance e do doping dos atletas.

Outro ator que já foi cotado para interpretar Lance nas telonas foi Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain). Ele inclusive chegou a acompanhar alguns dias de competição do Tour de France em 2006. No entanto, o projeto não vingou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário