segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MUITO BOM... DIRETO DO BLOG DO COACH PUSSI... ELEIÇÕES!


Eleições da CBDA – As Federações


 CBDA

O Colégio Eleitoral que escolhe o Presidente da CBDA é formado pelos Presidentes de Federações Estaduais. Federações que seguem o mesmo processo eleitoral em 2013. Por orientação da CBDA, os estatutos das Federações foi adaptado para que todos tiveseem dentro do mesmo ciclo de eleição.
Assim, 2013 é ano eleitoral para todas que se adaptaram a esta orientação. A Federação Aquática Paulista foi a única que já antecipou suas eleições e re-elegeu Miguel Cagnoni com 57 votos contra 13 de Klaus Celadon.
No Blog de José Cruz no site UOL, uma pesquisa não-oficial de consulta foi feita com as federações das quais 18 se manifestaram em favor da re-eleição de Coaracy, seis não responderam a consulta e uma se disse indecisa.
Estive no Sul-Americano Absoluto em março passado, quando em diversos encontros com os Presidentes de Federação, vários deles revelaram insatisfação com a atual diretoria. Durante o Sul-Americano, houve problemas com relação a qualidade da hospedagem oferecida aos mesmos e outros casos mais sérios.
Na competição, a arbitragem se negou a entrar na piscina, uma greve branca quase retardando uma das etapas após uma discussão áspera do Presidente da CBDA com a Presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos. A Presidente do Pará, Ellen Castro, uma ex-árbitra, recebeu o apoio dos árbitros revoltados com o nível de desaforos e o tom dirigidos a ela.
Graças a intervenção de Rodney Filinzola, dirigente da CBDA, que tem um prestígio muito grande na região Norte-Nordeste foi possível uma negociação com a arbitragem que exigiu o pedido de desculpas do Presidente da CBDA. Este, além de pedir desculpas ainda deu uma medalha a Presidente.
Os Presidentes de Federação são escolhidos pelos clubes e seus representantes na esfera estadual. São pessoas abnegadas e que comandam entidades praticamente falidas, com raras exceções. A dependência da verba pública é determinante na eficiência e no trabalho destas Federações. A perda destas “salvadoras verbas” é um medo muito grande que impera em todos eles. A dependência do sistema é muito grande.
Mesmo insatisfeitos, os Presidentes de Federação muitas vezes se sentem acoados e ameaçados, não revelando publicamente suas insatisfações. E o sistema continua a rodar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário